Avançar com alegria

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO  02/07/2022 10:15                                                                    NOTÍCIA DA REDAÇÃO

Em Sorocaba, SP, tecnologia a serviço da criatividade e integração dos jovens

 

Reprodução/Foto-RN176 Asociados de Sorocaba na atividade virtual – Fotos: GETTY IMAGES / Colaboração local

O isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus não foi obstáculo para a criatividade e inovação nas organizações de base da BSGI. Elas se reinventam, trazendo soluções para as atividades nesse período em que a tela do computador é o canal de comunicação mais efetivo. Uma delas é a Comunidade Wanel Ville, RM Manchester Paulista, situada em Sorocaba, município paulista distante 100 quilômetros da capital.

Ali tudo funciona como uma grande família. Wanel Ville é o nome também do distrito local. Unindo as forças das duas comunidades (Júlio de Mesquita é a outra), a palavra de ordem é avançar. “Fazemos questão de reforçar essa união que conseguimos conquistar e que tem feito a diferença nos nossos resultados”, afirma Miyuki Yano, responsável pela Divisão Feminina (DF) da Comunidade Wanel Ville.

Reprodução/Foto-RN176 Encontro da Comunidade Wanel Ville via on-line . Jovens e estudantes se mesclam também nas atividades do distrito, uso de plataforma interativa – Fotos: GETTY IMAGES / Colaboração local

Com o distanciamento físico, o comparecimento dos jovens nas atividades vinha caindo. Para atraí-los, que tal falar a linguagem deles? Com a alta do TikTok e dos vídeos de challenge, a ideia foi aplicá-los nas programações. Chegam assim os videoconvites divertidos, as chamadas criativas sobre a matéria do mês, poe­mas de Ikeda sensei que foram gravados e depois apresentados nos encontros. Até experimentos científicos ganham vez na progra­mação, curiosidade aguçada na mente dos estudantes. Tudo sob o olhar dos orgulhosos pais e mães, líderes da Divisão Sênior (DS) e Divisão Feminina (DF), que deram o pontapé inicial nessa integração.

Um destaque é a criação de plataforma interativa, obra tecnológica do responsável pela Divisão dos Estudantes (DE) de distrito, Paulo Ricardo Yugi Laureano Ferraz, 20 anos. Ele formulou um ambiente virtual de um kaikan (sede de reuniões Soka), e cada participante criou seu avatar e entrou na atividade, como se estivessem presencialmente. Com direito a púlpito e microfone, assim a reunião acontece. “Gostei muito de participar e de ajudar na criação de atividades diferentes que envolvessem jovens e estudantes para as reuniões on-line”, enfatiza o jovem líder.

Reprodução/Foto-RN176 Destaque de vídeo por estudantes da Comunidade para representar uma experiência, sempre sob os cuidados dos pais responsáveis – Fotos: GETTY IMAGES / Colaboração local

“Depois que iniciamos essas ações e foram bem-aceitas por eles, criou-se uma rede de participação muito gostosa, além da descontração que causou nas atividades, divertindo os participantes. Os estudantes e jovens foram se envolvendo nos shikais (apresentação da reunião) e nas experiências científicas também”, confirma Miyuki Yano. “Sensei sempre enaltece a importância dos jovens e, com esse sentimento, o distrito, junto com a comunidade, vem pensando em como estar próximos deles”, completa a responsável pela DF de distrito, Célia Sakaguchi.

Reprodução/Foto-RN176 Resgistro da Cidades de Sorocaba ao pôr do sol – Fotos: GETTY IMAGES / Colaboração local

O que traz grande contentamento a todos é ver a alegria contagiar os membros nos blocos, integrando família a família. Uma fala que encanta vem da pequena Isabella Boaventura Gomes da Silva Oliveira, de 6 anos. “Meu pai se tornou responsável de bloco e pude apoiar fazendo o shikai em uma das reuniões de palestra e acabei gostando muito. Sempre que tem alguma atividade acabo pedindo para estar na programação. Uma das tarefas mais legais tem sido entregar junto com ele o BS físico para alguns membros do bloco.” E o jovem Thomas Lourenço Lopes de Castro, 15 anos, emenda: “As atividades passam mensagens muito importantes do budismo, além de nos divertir com diferentes tipos de experimentos e nos aproximar mesmo estando distantes fisicamente. Parece até uma reunião presencial”.

Quem disse que a tecnologia não pode ser forte aliada nas atividades de base? Que venham criativas ideias!

Fotos: GETTY IMAGES / Colaboração local