ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 23/01/2021 15:20
ENCONTRO COM O MESTRE
Ensaio da série “Construindo a Nova Era Junto com o Mestre”
- DAISAKU IKEDA
Reprodução/Foto-RN176 Foto – Editorial Brasil Seikyo – BSGI
Louvando um discípulo que perseverou na fé e o apoiou ao longo das quatro estações, Nichiren Daishonin escreve: “Nenhuma delas deixará de lhes trazer benefícios” (WND, v. II, p. 806).
Nenhum de seus devotados esforços em prol do kosen-rufu jamais será em vão.
No ano passado [2019], em especial, nossos membros em todas as partes do mundo se dedicaram de forma incansável, sem se deixar vencer por desafio algum. Lutaram ao máximo, orando pela paz e segurança de sua respectiva localidade com base nos princípios humanísticos do Budismo Nichiren e empregando a criatividade e o engenho para permanecer conectados e encorajarem-se mutuamente. Daishonin com certeza lhes está rendendo os mais altos elogios.
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A compaixão e a sabedoria do Budismo Nichiren brilham ainda com mais intensidade em épocas de adversidade.
Fazendo alusão a Shakyamuni, Nichiren Daishonin expressa: “Ele foi o primeiro buda que surgiu neste nosso mundo saha e é o primeiro também que abriu os olhos de todos os seres vivos” (CEND, v. I, p. 178). O que define os budas é a ação de tomar a iniciativa de transmitir esperança e coragem num mundo repleto de sofrimento.
“Agora, no início dos Últimos Dias da Lei, eu, Nichiren, sou o primeiro a realizar em todo o Jambudvipa [o mundo inteiro], a propagação dos cinco ideogramas do Myoho-renge-kyo”1 (CEND, v. II, p. 23). Eis a enfática declaração de Nichiren Daishonin, o qual, na mesma passagem, encoraja: “Meus discípulos, formem suas fileiras e me sigam” (Ibidem). Constitui motivo de supremo orgulho e honra para nós, como mestre e discípulos Soka, seguirmos os passos de Daishonin, lutando como desbravadores na propagação compassiva da Lei Mística para a concretização da paz mundial.
Em Kyushu, particularmente, nossos membros adotaram o termo “desbravar” como lema deles. “Desbravar” significa abrir caminhos, haja o que houver. Esse foi o juramento que os membros e eu selamos em Kitakyushu, Fukuoka, em 1977, em meio à luta contra obstáculos colossais. Nossos corajosos companheiros em Kyushu — conhecida desde outrora como “a terra do fogo” — seguiram em frente resolutamente, unidos em propósito, de acordo com aquele juramento.
Em dezembro de 1981, em Oita, Kyushu, apresentei o poema Jovens, Escalem a Montanha do Kosen-rufu do Século 21. No próximo ano, celebraremos quatro décadas desde que demos início à nossa contraofensiva pela verdade e pela justiça.
A ardente paixão do espírito impetuoso e desbravador do coração dos pioneiros de Kyushu está sendo levada adiante não apenas pelos jovens daquela localidade, mas de todo o Japão, das demais regiões da Ásia e do mundo inteiro, sobretudo os da Coreia do Sul e da Índia, que vêm mantendo diálogos regulares com os membros de Kyushu.
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Em dezembro de 1955, antes da Campanha de Osaka,2 travei uma feroz batalha de vida ou morte. Na ocasião, meu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, disse-me de maneira reconfortante: “Dai, sofrimento é algo inevitável na vida. Somente quando se sofre, é possível entender a fé e se tornar alguém de conteúdo”.
Toda sensei compreendia profundamente o sentimento que abrigávamos no coração.
Sinto-me inspirado e encorajado ao ver hoje tantos jovens sucessores empenhando-se sem medir esforços para apoiar os nossos membros e promover o progresso do nosso movimento. A Convenção Mundial dos Jovens, realizada em 27 de setembro [2020], também suscitou o louvor e a admiração de importantes pensadores em escala global.
No momento em que a humanidade enfrenta desafios comuns como a pandemia do coronavírus e as mudanças climáticas, há necessidade urgente de ampla perspectiva para a sociedade.
Essa é a razão que me leva a conclamar vocês, meus jovens cidadãos globais Soka! Continuemos propagando sabiamente nossa filosofia de respeito à dignidade da vida, promovendo a criação de valor altruísta, e expandindo nossa rede de respeito por todas as pessoas, enquanto avançamos em nossa jornada conjunta de mestre e discípulo, uma epopeia de infinita esperança e vitória.
Notas:
- Myoho-renge-kyo é escrito com cinco ideogramas chineses, ao passo que Nam-myoho-renge-kyo com sete (nam, ou namu, compreendendo dois ideogramas). Daishonin muitas vezes emprega Myoho-renge-kyo como sinônimo de Nam-myoho-renge-kyo em seus escritos.
- Campanha de Osaka: Em maio de 1956, os membros de Kansai, unidos em torno do jovem Daisaku Ikeda, que havia sido enviado pelo segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, para apoiá-los, converteu 11.111 famílias à prática do Budismo Nichiren num único mês.
Fonte:
Publicado no jornal Seikyo Shimbun em 15 de dezembro de 2020.