ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 09/05/2020 15:40
ENCONTRO COM O MESTRE
O “movimento 1, 2, 3”, adotado pela BSGI como uma ação para fortalecer e unir os membros, tem apresentado grandes resultados. No Encontro com o Mestre desta edição, BS traz comentários do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, sobre esse tema. Além disso, nesta mensagem de 2003, Ikeda sensei também fala sobre a importância de vencer as dificuldades, não se deixando abater por nada, e de continuar a contribuir para o desenvolvimento social.
- DAISAKU IKEDA
Gostaria de louvar a todos vocês por terem se reunido com toda a disposição no início desta manhã a fim de participar da Conferência Nacional de Líderes de Província. Para comemorar a ocasião, envio-lhes a seguinte mensagem.
Reprodução/Foto-RN176 Dr. Daisaku Ikeda e sua esposa Sra. Kaneko Ikeda de costa, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista e atualmente é o Mestre e Terceiro Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI. Na Escola Soka de Kansai, presidente Ikeda dá as boas-vindas ao casal Gorbachev (Japão, 20 nov. 1997) – Editora Brasil Seikyo – BSGI
O ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev e sua esposa Raisa estão entre as amizades que eu e minha esposa fizemos com pessoas de todas as partes do mundo. A falecida Raisa Gorbachev [1932—1999], que viveu numa época turbulenta da história, foi fiel aos seus ideais por toda a vida. Ela deixou essas palavras: “Creio que uma pessoa não pode viver sem fé, pois é isso que a torna um ser humano”.1 Essa é uma visão espiritual muito profunda. Estou certo de que o curso de vida que ela seguiu será um dos tópicos do último diálogo que eu e o Sr. Gorbachev realizaremos.
Transformando o veneno em remédio
O Budismo de Nichiren Daishonin é a eterna lei da vida e do universo, o caminho da felicidade absoluta. Todas as pessoas enfrentam problemas e desafios. No entanto, se confrontarmos tudo isso ao mesmo tempo em que nos baseamos na fé, podemos sem dúvida transformar o veneno em remédio. Podemos vencer tudo e, no final, conquistar a vitória de termos conduzido uma vida de profunda satisfação.
O budismo nos capacita a vencer, independentemente das dificuldades que enfrentarmos. Espero que todos tenham coragem, que permaneçam firmes na fé e que sejam felizes.
Soong Ching-ling (Song Qingling [1892–1981]), esposa de Sun Yat-sen, disse certa vez: “Somente as pessoas que não temem as dificuldades podem alcançar o pico da felicidade”.2
“Movimento 1, 2, 3”
Diversas partes do mundo foram afligidas desde o ano passado (2002) pela doença conhecida como Sars (síndrome respiratória aguda grave). Oro sinceramente pelo descanso de todas as pessoas que perderam a vida por causa dessa doença e também pela sua erradicação o mais rápido possível.
Nas regiões afetadas pela Sars, tais como Hong Kong, Taiwan, Singapura e Canadá, nossos companheiros têm se dedicado juntos enquanto combatem a epidemia. Muitos dos nossos membros estão entre os médicos e enfermeiros que combatem corajosamente na linha de frente com um dedicado senso de missão para salvar a vida das pessoas.
Além disso, durante algum tempo, não foram realizadas grandes atividades nos locais afetados pela Sars. Os membros da SGI passaram então a se utilizar do telefone e de outros meios para permanecer em contato, conversando com os amigos e companheiros e propagando a esperança.
Nossos membros de Hong Kong e de Taiwan, em particular, idealizaram o “movimento 1, 2, 3”. “Um” significa recitar pelo menos uma hora de daimoku por dia. “Dois”, ler os escritos de Nichiren Daishonin e estudar as publicações da SGI por pelo menos vinte minutos diários. E “Três” significa incentivar pelo menos três pessoas por telefone a cada dia.
Desde o início dessa crise na área da saúde, várias pessoas deixaram de sair à noite, permanecendo em casa. Por causa disso, muitos amigos e membros que anteriormente eram difíceis de serem contatados agora podem ser encontrados pelo telefone, o que tornou possível realizar sinceros diálogos. Essa situação acabou se transformando numa oportunidade para nos fortalecer ainda mais e ampliar os laços de amizade.
Reprodução/Foto-RN176 Orquestra de Sopros Glória, da Soka Gakkai, se apresenta para líderes da SGI de diversos países (Japão, 11 jan. 2020)
Soube ainda que, como as famílias inteiras estão ficando em casa, os pais também estão tendo tempo para ensinar gongyo aos filhos. Fui informado de que nos lares em que nem todos são praticantes, os familiares que não são membros utilizam parte do seu tempo para folhear as publicações e os livros da SGI, aprofundando assim a compreensão a respeito do budismo. Esses esforços para propagar a esperança utilizando o telefone, por exemplo, foram muito elogiados por diversas pessoas da sociedade.
Nossos companheiros, sem se deixarem derrotar por quaisquer adversidades, estão ativamente realizando valiosas contribuições para a sua comunidade e também para a sociedade.
Em seus escritos, Nichiren Daishonin indica com clareza: “Myo significa ‘reviver’, ou seja, ‘retornar à vida’”.3Não existem impasses na Lei Mística. Mesmo que nossa situação no momento seja difícil ou penosa, nós continuamos a empreender esforços em prol da Lei, da felicidade dos outros e do bem-estar da sociedade. Essa dedicação e a história que criamos irradiarão posteriormente um brilho ainda maior.
Quanto maiores forem as dificuldades enfrentadas, mais fortes ficaremos, cresceremos ainda mais como seres humanos e viveremos de forma mais significativa. Todas as nossas dificuldades se transformarão em tesouros. Assim é o mundo da fé. Não é uma questão de resultados imediatos. Nossa vida será plena com a imensurável boa sorte, que chamamos “benefício inconspícuo”.
Uma grandiosa revolução humana pode transformar o mundo
As mulheres de sabedoria trazem uma renovada esperança às pessoas que estão ao seu redor.
A escritora francesa Madame Germaine de Staël (1766–1817) escreveu: “O prejuízo dos livros ruins somente pode ser corrigido pelos bons livros”.4 Essa escritora, que tinha em seu círculo de conhecidos o poeta Goethe, nunca se amedrontou, mesmo quando foi atacada pelas pessoas de poder. Madame Germaine de Staël também fez a seguinte observação: “A eloquência torna os homens mais corajosos e a coragem os torna ainda mais eloquentes”.5
Vamos continuar a nos engajar com entusiasmo no diálogo que busca a verdade e a felicidade das pessoas.
O primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, fundador da educação Soka, afirmou que criar pessoas capazes é mais essencial para o desenvolvimento de um país que a riqueza ou as posses materiais.6
Tudo depende das pessoas. A grandiosa revolução humana de cada pessoa pode transformar o futuro do nosso mundo.
Hoje, gostaria que todos vocês, como líderes, perguntassem a si próprios novamente: “Meu coração arde com a coragem para assumir todos os desafios pelo kosen-rufu?”; “Estou transbordando de grande paixão para incentivar incansavelmente os companheiros?”; “Minha vida brilha com o compromisso de fortalecer nosso objetivo em comum?”; “Em meu coração, estou empunhando bem alto a espada da verdade e da justiça com a qual vencerei decididamente o mal?”.
Oro para que todos vocês desfrutem excelente saúde e longevidade e para que assumam com coragem a liderança do kosen-rufu e conduzam os emissários do Buda para vitórias e mais vitórias. Também estou orando sinceramente para que o glorioso caminho do kosen-rufu se abra ilimitadamente em cada região e província de todo o país.
Quando retornarem para casa, por favor, transmitam minhas mais calorosas recomendações aos membros de sua organização. Por favor, cuidem da saúde!
Notas:
- GORBACHEV, Raisa. I Hope. Tradução: David Floyd. Nova York: HarperCollins Publishers, 1991. p. 151.
- CH’ING-LING, Soong. So Keirei Senshu[Obras Completas de Soong Ch’ing-ling]. Tradução: Fumiko Niki. Tóquio: Domesu Shuppan Co. Ltd., 1979. p. 416.
- CEND, v. I, p. 155.
- HOLSTEIN, Baronesa Staël. Alemanha. Londres: John Murray, v. I, p. 67, 1813.
- Ibidem, p. 65.
- MAKIGUCHI, Tsunesaburo. Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor]. In: Makiguchi Tsunesaburo Zenshu[Obras Completas de Tsunesaburo Makiguchi]. Tóquio: Daisanbunmeisha, v. 6, p. 36, 1983.
Fonte:
Este conteúdo é parte da mensagem do presidente Ikeda para a Conferência Nacional dos Líderes de Província, realizada no Centro Cultural da Soka Gakkai em Shinanomachi, Tóquio, em 13 de junho de 2003. Esta mensagem foi originalmente publicada no BS, ed. 1.717, 27 nov. 2003.
Na Escola Soka de Kansai, presidente Ikeda dá as boas-vindas ao casal Gorbachev (Japão, 20 nov. 1997)
Orquestra de Sopros Glória, da Soka Gakkai, se apresenta para líderes da SGI de diversos países (Japão, 11 jan. 2020)