ROTANEWS176 18/01/2025 12:15 NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Integrantes de localidades Soka pelo Brasil celebram décadas do movimento pela paz que empreendem com alegria e gratidão.
Reprodução/Foto-RN176 Apresentação cultural dos Grupos Horizontais comemorando os 60 anos da BSGI em Osasco – Foto: Colaboração local.
Osasco, SP, 60 anos
No dia 8 de dezembro, um público de mais de oitocentas pessoas se reuniu no Auditório da Paz, do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, em São Paulo, para comemorar os sessenta anos da RM Osasco, CGSP. Após calorosa recepção, foi desenvolvida uma programação intercalada com bastidores da luta dos veteranos, relatos e apresentações culturais. Um momento especial foi dedicado aos novos membros que receberam o Gohonzon nessa significativa data.
Reprodução/Foto-RN176 Foto comemorativa – Foto: Colaboração local.
Juntos, assistiram ao vídeo retrospectiva, que enalteceu a herança deixada pelos veteranos. Eles também contam com a força jovem, que assume agora a missão de perpetuar esse legado, criando uma onda de avanço até 2030. Palavras de representantes selaram o juramento da Juventude Soka local.
Reprodução/Foto-RN176 Momentos do encontro comemorativo de 60 anos da BSGI em Osasco – Foto: Colaboração local.
O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, parabenizou os participantes pela significativa data. Dirigindo-se aos novos convertidos, incentivou-os a ter sabedoria e sincera fé para não se perder no caminho da prática. Ele reforçou dizendo que Buda é uma condição de vida que os indivíduos possuem e que o Nam-myoho-renge-kyo foi elucidado por Nichiren Daishonin para despertar em todos o estado de felicidade absoluta.
Shiratori destacou a missão dos membros no desafio de “Cinquenta anos em cinco”, criando um ambiente de mudança positiva da sociedade por meio da revolução humana de cada um.
Reprodução/Foto-RN176 Juventude Soka – Foto: Colaboração local.
Ribeirão Preto, SP, 60 anos
Com o tema “Sou Josho — Eternamente com o Mestre”, os membros das Subs Coordenadorias Central Paulista e Portinari, da Coordenadoria Norte-Oeste Paulista (CNOP) celebraram os sessenta anos da propagação do Budismo Nichiren em Ribeirão Preto, SP e região. Tudo começou com a chegada de duas famílias de imigrantes japoneses à colônia de Mombuca, situada a 45 quilômetros da região, em 1964.
Reprodução/Foto-RN176 Apresentação do Coral – Foto: Colaboração local.
Para relembrar essa jornada de contínuas vitórias e o aniversário de 23 anos de inauguração do Centro Cultural Ribeirão Preto, a programação foi dividida em duas partes, tendo como fio condutor a conexão entre passado, presente e futuro, e o inabalável juramento de mestre e discípulo. Com matérias, relatos e decisões na parte inicial, a segunda parte da reunião comemorativa foi abrilhantada por performances culturais envolvendo os participantes.
Reprodução/Foto-RN176 Apresentação de dança – Foto: Colaboração local.
Miguel Shiratori, presidente da BSGI, enviou uma mensagem de felicitações, na qual salienta a importância da perfeita união entre todos e com a Juventude Soka na vanguarda, para consolidar o futuro da localidade, “comprovando a tradição da Josho Ribeirão”.
O glorioso empenho dos veteranos foi enaltecido nas palavras das lideranças. Ao final, o brado decidido da nova estrutura da Juventude Soka da localidade ecoou no ambiente com grande emoção.
Reprodução/Foto-RN176 Apresentações culturais abrilhantam o encontro, confirmando o compromisso de todos pela vitória – Foto: Colaboração local.
Oeste do Pará, 45 anos
Nos dias 14 e 15 de dezembro, a Área Tapajós realizou sua convenção comemorativa para marcar os 45 anos de kosen-rufu no Oeste do Pará. O tema “Raios de Esperança pela Paz no Coração da Amazônia” foi inspirado na mensagem enviada pelo presidente Ikeda em 2009, na época em que foi conferida a Medalha de Honra ao Mérito à SGI, oferecida pela Câmara Municipal de Santarém.
A localidade pertence à Sub. Amazônia Oriental, CRE Oeste. É uma cidade que fica a cerca de 800 quilômetros da capital do estado, Belém, onde se encontra o centro cultural e a sede da Subcoordenadoria. Há ainda o Distrito Oriximiná, na cidade de mesmo nome, distante de Santarém cerca de 320 quilômetros.
Reprodução/Foto-RN176 Comemoração dos 60 anos da BSGI em Ribeirão Preto e região – Foto: Colaboração local.
Essas longas e desafiadoras distâncias nunca foram impeditivas para o desenvolvimento e para a luta conjunta de mestre e discípulo nas terras do coração do sensei, a Amazônia.
No sábado, foi realizado o curso de aprimoramento da Área Tapajós, formada pelos distritos Oriximiná, Santarém e Triunfo. A programação do domingo, conduzida pela Juventude Soka, teve vídeo histórico da localidade, mensagem de Ikeda sensei por ocasião da inauguração da sede, em 2014, homenagens, relatos e apresentações. Participaram 113 pessoas. Ao final, houve o corte simbólico da fita de reabertura da sede regional, com muita alegria.
Reprodução/Foto-RN176 Cena do corte simbólico da fita da reinauguração da sede regional de Santarém – Foto: Colaboração local.
No topo: Apresentação cultural dos Grupos Horizontais comemorando os 60 anos da BSGI em Osasco. Fotos: Colaboração local.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO