Avanço imponente rumo à paz duradoura

ROTANEWS176 22/09/2023 15:25                                                                                                                                EM DIA                                                                                                                                                                          Por Dr. Daisaku Ikeda

Reflexões do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, publicadas recentemente no Seikyo Shimbun.

 

Reprodução/Foto-RN176 Momento da Cúpula Mundial dos Jovens, realizada recentemente no Japão (Tóquio, 3 set. 2023)

Declaração pela Abolição das Armas Nucleares, anunciada pelo venerado mestre em 8 de setembro de 1957, foi o rugido do leão que desafiava a natureza maligna que ameaçava o direito à vida das pessoas.

Toda sensei nos confiou a esperança de que se existisse a rede de solidariedade dos jovens emergidos da terra, essa natureza maligna poderia ser derrotada infalivelmente. Por isso mesmo, determinei em meu coração que a cada ano fortaleceria ainda mais a legião dos jovens Soka, tendo o dia 8 de setembro como ponto primordial.

Nos meses de julho e agosto últimos, a Soka Gakkai Internacional (SGI) participou do Comitê Preparatório da Conferência de Revisão das Partes do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, realizada em Viena, a terceira maior cidade das Nações Unidas, como membro da sociedade civil. Assim, ela continua reunindo amplamente, com muita perseverança, as vozes da justiça do povo por um mundo sem guerras e pela abolição das armas nucleares.

Exatamente de acordo com o testamento do venerado mestre, não devemos recuar um único passo na luta contra o mal absoluto.

* * *

Recordo-me de que, cinco meses após o falecimento de Toda sensei, em setembro de 1958, a Divisão dos Jovens promoveu um encontro esportivo. Sob o lema “Avanço Imponente rumo ao Kosen-rufu”, 70 mil jovens de elite de todo o país se reuniram no Estádio Nacional de Atletismo de Tóquio. Tornou-se o festival da alegria e do bailar dinâmico fazendo frente a palavras caluniosas como “A Soka Gakkai se desmanchará nos ares”.

Nesse dia (23 de setembro [de 1958]), registrei meu verdadeiro sentimento em meu diário:

Poder, força, energia para o futuro. Enquanto tivermos esses jovens…, pensei. Meu coração se encheu de profunda alegria e determinação”.1

O término da publicação em série do romance Nova Revolução Humana aconteceu sessenta anos depois, no dia 8 de setembro de 2018.

No posfácio, expressei meu desejo de que meus companheiros se levantassem como “Shin’ichi Yamamoto” e escrevessem sua própria brilhante história da revolução humana. E os convoquei para que, enquanto houvesse infelicidade neste mundo, desenhassem a grande imagem da vitória humana chamada kosen-rufu ainda com mais coragem e resplendor.

Nesse mês, passados cinco anos a partir de então, recebi os “Shin’ichi Yamamoto”, dignos jovens de juramento seigan de 44 países e territórios dos cinco continentes. Soube que a Cúpula Mundial dos Jovens2 se tornou a praça de fusão da sabedoria dos cidadãos globais da Lei Mística em que representantes da África e da América do Sul trocaram ideias para superar a crise alimentar embasadas em ações práticas.

No Japão também, o surgimento em profusão de novos líderes em cada localidade me deixa muito feliz.

Nichiren Daishonin afirma em seus escritos: “Diferentemente dos outros, ao propagar estas doutrinas, eu, Nichiren, tive a oportunidade de me encontrar com muitas pessoas”.3

Por meio do acúmulo de diálogos diretamente ligados ao buda Nichiren Daishonin com cada pessoa, vamos criar um novo valor, oferecendo o grande brilho da filosofia de respeito à vida a todas as pessoas.

Como é promissor o aspecto majestoso da Divisão Masculina de Jovens que percorre a jornada da expansão das relações com o budismo, tendo os alunos da academia na vanguarda!

Amanhã, dia 9 [de setembro], é o Dia da Divisão das Universitárias. Rumo ao Festival Universitário de outono [japonês], tanto os universitários como as universitárias estão aprofundando os laços de amizade com a nobre e amada alma mater.

A Divisão das Mulheres [do Japão] de resplandecente esperança realizará o Kayo College [da Divisão Feminina de Jovens] na sequência do Encontro das Jovens Lírios-Brancos do Início da Primavera [das jovens senhoras da Divisão Feminina].

Quero enviar incentivos também para os preciosos amigos que se dedicam com suor dourado ao estudo visando ao Exame de Budismo [no Japão], como também aos companheiros que os apoiam.

A “força para o futuro” da Soka Gakkai é infindável. Ao ritmo da Lei Mística, com a saúde em primeiro lugar, e sem nenhum acidente, vamos iniciar um avanço imponente do kosen-rufu mundial que é, em si, a própria paz duradoura, em direção ao dia 18 de novembro, Dia Comemorativo de Fundação da Soka Gakkai, e mais ainda, rumo ao dia 16 de março do próximo ano!

Publicado no Seikyo Shimbun de 8 de setembro de 2023

No topo: Momento da Cúpula Mundial dos Jovens, realizada recentemente no Japão (Tóquio, 3 set. 2023)

Notas:

  1. Diário da Juventude: A Jornada de um Homem Dedicado a um Nobre Ideal. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2015. p. 491-492.
    2. Monique Tiezzi, coordenadora da Juventude Soka da BSGI, é uma das relatantes na Cúpula Mundial dos Jovens, realizada no dia 3 de setembro em Tóquio, Japão.
    3. The Writings of Nichiren Daishonin[Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, v. II, p. 778.

Foto: Seikyo Press

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO