“Avanços grandiosos” visando ao progresso dinâmico do kosen-rufu

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  24/03/2022DIS 20:15

DISCURSO SR. MINORU HARADA

MINORU HARADA

PRESIDENTE DA SOKA GAKKAI

Em sólida união de “diferentes em corpo, unos em mente” a partir de 16 de março

Reprodução/Foto-RN176 Aspecto da 8a Reunião de Líderes da Soka Gakkai, realizada em Yokohama – Editora Brasil Seikyo – BSGI

 

Sinceros parabéns pela realização da 8ª Reunião de Líderes e da 2ª Reunião de Líderes da Divisão dos Jovens!

Em primeiro lugar, referente à crise na Ucrânia, é com extrema preocupação que acompanhamos a trágica e contínua situação de inúmeras pessoas cuja vida, dignidade e cotidiano estão ameaçados por causa dos combates. Como praticantes do budismo que creem na filosofia do respeito à vida, vamos orar, diariamente, com ainda mais vigor, pelo mais rápido término dessa grave condição e pela restauração da segurança das pessoas e da paz.

Com este acontecimento, é crescente a quantidade de refugiados da Ucrânia, e segundo o noti­ciário, esse número já é bem superior a um milhão de pessoas [na data em que esse discurso foi proferido], registrando um nível sem precedentes. Em vista dessa circunstância, gostaria de comunicar que a Soka Gakkai decidiu fazer uma doação para o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) da perspectiva de assistência humanitária aos refugiados e aos deslocados internos [veja notícia na edição 2.60 4, de 19 mar. 2022].

Na reunião de líderes de fevereiro, o Coral Himawari (Girassol) da Divisão das Mulheres da Grande Hyogo entoou, de forma espetacular, a canção Saudação a Sensei da BSGI. Pulsa nessa música o espírito da unicidade de mestre e discípulo de lutar junto com o Mestre que transcende o tempo e o espaço.

Em 1964, com o surgimento do governo militar no Brasil, a Soka Gakkai passou a ser alvo de vigilância e, em 1974, Ikeda sensei foi impedido de entrar no país. A notícia do cancelamento da visita foi transmitida na véspera por telefone e sensei orientou os companheiros do Brasil, que choravam sem parar e se expressavam: “Este é o momento para o Brasil se levantar e iniciar um novo avanço, fazendo deste obstáculo a causa para um enorme desenvolvimento e crescimento. (…) No longo prazo, o trabalho e esforços árduos nos fortalecem. O budismo ensina isso”.1

E assim se realizou o Festival Cultural da Paz Mundial. Levando no peito a orientação de sensei, os jovens do Brasil enxugaram as lágrimas de tristeza e de frustração; e representando o mestre, conduziram um espetáculo emocionante diante dos convidados de honra, demonstrando a grandiosidade da Soka Gakkai. As datas do festival foram misticamente nos dias 16 e 17 de março. Sem dúvida, esse foi o 16 de Março, o ensaio-geral do kosen-rufu, para os discípulos Ikeda do Brasil.

Desde essa ocasião, os membros do Brasil fincaram raízes na localidade e conquistaram a confiança de forma tenaz, dissipando os boatos e o preconceito e expandindo a compreensão e a admiração em relação à Soka Gakkai. Foi nessa atmosfera que nasceu a canção Saudação a Sensei.

A letra e a melodia foram compostas por um companheiro que sofria de hanseníase. Ele estava internado num centro de tratamento e, sobretudo, em meio a um cenário sob o regime militar, que não permitia a entrada do sensei no país. Mesmo assim, o companheiro cantou: “Sensei o nosso sonho está realizado com vossa presença no Brasil”.

Imbuídos do juramento seigan daquele 16 de março, os amigos do Brasil vieram sentindo todos os dias a presença do sensei e lutando dia após dia junto com ele.

É por essa razão que nasceu Saudação a Sensei e pela mesma razão essa música foi cantada.

Reprodução/Foto-RN176 Presidente da organização, Minoru Harada, profere suas palavras de incentivo durante a atividade – Editora Brasil Seikyo – BSGI

A ação de cada membro para “pacificar a terra”, por fim, impulsionou a mudança de um país e, em 1984, finalmente a visita do sensei ao Brasil se concretizou após um intervalo de dezoito anos. Diante dos companheiros que cantavam em voz alta Saudação a Sensei, desta vez, sem enxugar as lágrimas de alegria, Ikeda sensei disse: “Imagino como devem ter sido os esforços inacreditáveis, os avanços grandiosos que conquistaram e as belas cooperações de coração a coração. Quero louvar a todos com lágrimas nos olhos, com profunda gratidão, e com o sentimento de cumprimentar e abraçar cada pessoa”.2

A pandemia do coronavírus continua avançando de forma desenfreada, afetando o trabalho e a vida cotidiana de cada um. Todavia, quanto maiores forem as dificuldades e o sofrimento, mais fortalecidos ficam a organização e as pessoas. E a força que transforma essas dificuldades em trampolim são justamente os “avanços grandiosos” e as “belas cooperações de coração a coração”.

Neste 16 de março, vamos, como discípulos, renovar o juramento ao Mestre e iniciar um avanço grandioso rumo à vitória total do rissho ankoku e da revolução humana, tornando ainda mais sólida a rede invencível de “diferentes em corpo, unos em mente”. Os senhores concordam?

Uma vez que o surgimento da maldade é uma certeza na expansão do kosen-rufu, devemos tomar o máximo de precaução para não dar espaço para que ela se instale.

Por exemplo, atualmente, com o uso generalizado da internet, o fato de o compartilhamento de informações melhorar de forma drástica, em termos de qualidade e de quantidade, e contribuir para o crescimento de cada um e para o desenvolvimento da organização consiste numa mudança extraordinária. Por outro lado, nas redes sociais, onde as mensagens podem ser facilmente encaminhadas, uma vez que informações incorretas ou inapropriadas acabam viralizando, não há como reverter a situação. Assim, deve-se tomar pleno cuidado.

Reprodução/Foto-RN176 Grande final da primeira parte da Reunião de Líderes com a participação das bandas Soka Renaissance Vanguard, Soka Gran Esperanza e Soka Justice Wings, do Japão, em apresentação coreográfica de bandeiras, tendo, ao fundo, painel com coral de vozes composto por integrantes das Divisões dos Jovens (DJ) e dos Estudantes (DE) – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Em particular, os grupos da comunidade ou da organização em redes sociais são criados oficialmente pelo líder central como parte das atividades da Soka Gakkai. Nesse sentido, gostaria de solicitar que informações que não sejam comunicados da organização, como bate-papo entre os membros e aquelas recebidas de terceiros, exceto conteúdo transmitido de forma oficial pela sede central ou pela Editora Seikyo Shimbun, não sejam compartilhadas.

Como regra, dentre as informações que encontramos em abundância na internet, muitas não conseguem ter a veracidade ou autenticidade comprovada, e, por vezes, encontramos casos em que são disparadas por indivíduos que arquitetam usar ou destruir a Soka Gakkai, escondendo sua real natureza, para atrair a atenção dos membros. Tendo sempre em mente que a função da maldade é segregar, vamos proteger o avanço da Soka Gakkai e do kosen-rufu em sólida união.

Nos escritos de Nichiren Dai­shonin consta: “Se uma faísca, pequena como um grão de feijão, tocar uma única lâmina de grama de um denso campo primaveril de mil ri quadrados, num instante tudo se transformará numa fogueira imensurável”.3

A chama da expansão do kosen-rufu se alastra com intensidade a partir da oração, da ação e da voz sincera de uma única pessoa.

Do 16 de março rumo ao 2 de abril e ao 3 de maio, vamos, todos com o coração jovem, alcançar uma dinâmica expansão no Japão!

No topo: aspecto da 8a Reunião de Líderes da Soka Gakkai, realizada em Yokohama.

Publicado no jornal Seikyo Shimbun do dia 7 de março de 2022.

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Batalha Feroz. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 19, p. 87.
  2. Ibidem, v. 30-II, p. 179.
  3. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 557, 2014.