ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 22/05/2021 09:00
EDITORIAL
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
— Está bom assim? Melhorou agora?
— Sim, mas está ardendo um pouco!
No rigoroso frio do inverno japonês, o professor do ensino fundamental conversa com seu aluno, que chegou à escola com as mãos quase congeladas, enquanto as mergulha suavemente em uma vasilha com água quente.
De um lado estavam as famílias de seus alunos sem condições de garantir alimentação e trajes adequados para as crianças. Do outro, o país, caminhando para a guerra, estimulava as escolas a ensinar os estudantes a lutar no campo de batalha, e o sistema educacional da época enfatizava a aprendizagem mecânica.
Já o jovem professor tinha maior preocupação e compromisso com o bem-estar e a felicidade dos seus alunos. Especialmente durante o inverno, quando se aproximava o horário de entrada na escola, ele ia pelo caminho para encontrar seus alunos e acompanhá-los até a sala de aula. Na saída, carregava os menores nas costas, em meio à neve, para garantir que não ficassem para trás e os deixava em casa. Quando se tornou diretor da escola, ao mesmo tempo em que sustentava sua família de oito pessoas, providenciava refeições simples, como bolinhos de arroz, com os próprios recursos, para as crianças que não tinham condições de levar lanche. Ele estava disposto a fazer qualquer coisa para que as crianças fossem felizes.
Ikeda sensei descreve a dedicação profissional de Tsunesaburo Makiguchi e acrescenta a coragem dele de enfrentar as autoridades educacionais da época quando os interesses dos alunos estavam em jogo. O Mestre descreve como, a partir do exemplo de Makiguchi sensei, podemos nos revoltar contra as injustiças e ainda assim promover o bem.
Desejamos que a história de 150 anos do primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, registrada nesta edição do Brasil Seikyo, o inspire a lutar pela justiça, como Ikeda sensei declara:
A bondade verdadeira permanece forte em face da injustiça. O Budismo Nichiren ensina que a ira pode servir tanto para o bem como para o mal. A ira em prol do bem é necessária. Porém, simplesmente reagir com raiva movido pela emoção representa a “natureza dos animais”.1 Quanto mais grandiosa a pessoa, maior sua compaixão. A grandeza da compaixão é o que a torna forte e benevolente.2
Ótima leitura!
Notas:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 318, 2014.
- Brasil Seikyo, ed. 2.394, 28 out. 2017, p. B2.