Bombardeiro “invisível” B-21 Raider tem nova imagem revelada

ROTANEWS176 20/03/2024 12:20                                                                                                                              Por Ricardo Meier

Northrop Grumman divulgou uma foto da aeronave de 6ª geração após receber prêmio nos EUA

 

Reprodução/Foto-RN176 A nova foto do B-21 Raider (NG)

O bombardeiro furtivo de 6ª geração B-21 Raider ainda é uma aeronave cujos detalhes são escassos. Após anos de desenvolvimento, o jato em formato de asa voadora foi revelado pela Northrop Grumman e pela Força Aérea dos EUA (USAF) em uma cerimônia em dezembro de 2022.

Com convidados e imprensa mantidos à distância, o B-21 acabou não mostrando detalhes importantes, mas aos poucos tanto a fabricante quanto a USAF liberaram mais imagens.

Por ocasião do voo inaugural, fotógrafos que ficaram a postos nas imediações da Planta 42, na Califórnia, onde ele foi fabricado, puderam finalmente registrar a aeronave taxiando e em voo.

Desde então, o B-21 ‘desapareceu’ ao voar para a Base Aérea de Edwards, cujas imensa área permite que o bombardeiro permaneça longe das lentes das câmeras.

Nesta semana, no entanto, a Northrop Grumman voltou a divulgar uma nova imagen do Raider, motivada pelo prêmio “Aviation Week Grand Laureate Award” na categoria de defesa.

Reprodução/Foto-RN176 O B-21 Raider flagrado na pista antes do primeiro voo (u/Mug_of_Fire)

A foto mostra o B-21 quase de frente com a bandeira dos Estados Unidos ao fundo, confirmando que se trata de material mais antigo, feito na época da revelação da aeronave.

Ainda assim, é mais uma oportunidade para notar os detalhes do misterioso avião.

A empresa, por questões óbvias, não revelou quaisquer novidades sobre o Raider, mas confirmou que “o programa continua a atender a todos os requisitos técnicos, de cronograma e de acessibilidade do Departamento de Defesa em seu caminho para a capacidade operacional”.

Em ocasiões anteriores, a Força Aérea afirmou que existiam seis B-21 em diferentes estágios de fabricação. Em outubro passado, a Northrop Grumman celebrou o primeiro contrato de produção em baixa escala da aeronave.

FONTE: AIRWAY