Boni lembra desacordo com Silvio Santos e critica trabalho do dono do SBT

ROTANEWS176 E POR RD1 13/12/2020 14:14

Reprodução/Foto-RN176 Boni lembrou episódio no qual quase firmou acordo com Silvo Santos para promover mudanças na programação do SBT (Imagens: Reprodução – SBT – Globo / Montagem RD1)

Pouca gente sabe, mas José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, todo-poderoso da Globo por muito tempo, e Silvio Santos estiveram prestes a fechar uma sociedade no início dos anos 2000.

O ex-diretor geral da emissora dos Marinho revelou, em entrevista ao Splash, do UOL, que fechou o acordo no papel, com o qual teria carta branca para mexer na programação do SBT. “Chegamos até assinar contrato, mas o Silvio me ligou de madrugada. Ele estava com medo de perder o brinquedo dele“, contou.

O pai de Boninho, então, propôs o distrato. “‘Se você não está se sentindo bem, melhor não fazermos coisa nenhuma’. Ele falou: ‘Rasga o contrato daí que eu rasgo daqui’. Falei, ‘vamos fazer um distrato’. E assim fizemos legalmente. Foi amigável. Ele sempre foi muito gentil, me explicou a situação e eu entendi. Não poderia ter outro desfecho“, concluiu.

A parceria consistia no plano ambicioso de transformar o canal da Anhanguera em um concorrente de igual para igual com a Globo. A ideia era que Boni criasse reais condições para que a TV concorresse diretamente ao primeiro lugar. Porém, a proposta levaria tempo, e Silvio prefere trabalhar a curtos prazos.

Uma coisa que admiro no Silvio é o equilíbrio dele. Ele sempre fugiu de competir com a Globo. Ele não queria ser líder, mas ter um veículo para vender os produtos dele. O vendedor era mais forte do que o empresário de televisão“, analisou.

O diretor avaliou ainda que o trabalho junto com Silvio não daria certo. “Ele sempre foi imediatista. Não teria dado certo a minha passagem por lá porque ele não teria tido paciência para esperar três anos com o doutor Roberto Marinho esperou“.

Boni também fez uma crítica ao modelo de negócio criado pelo apresentador. “Que ele trouxesse uma contribuição para a TV brasileira, mas que na verdade ele não deu nenhuma. Nunca teve coragem de fazer um grande jornalismo. Fez porque era obrigado. Ele fez de tudo um pouco. Não fez nada que fosse importante para a história da TV brasileira, a não ser ele mesmo”, disparou.

Ainda na entrevista, Boni lembrou do período que Silvio Santos comprava horários na Globo e chegou a ajudar a tirar a emissora da falência. “A Globo estava praticamente falida. Naquele momento, o Silvio Santos era muito importante e a gente procurava ele para pedir dinheiro emprestado para pagar a folha de pagamento. Nesse momento nos aproximamos“, recordou.

Silvio Santos trazia dinheiro, mas ao mesmo tempo inibia a TV Globo de fazer a sua venda diretamente ao cliente. Chegamos a propor que ele continuasse com o programa aos domingos, mas desde que a Globo vendesse o programa dele. Mas ele não abria mão de ter o próprio departamento comercial“, completou.