Braga Netto se desgasta com colegas de farda após assumir Ministério da Defesa

ROTANEWS176 E POR ISTOÉ 31/03/21 09h54

Reprodução/Foto-RN176 General Braga Netto é o novo ministro da Defesa (Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil )

A troca no comando do Ministério da Defesa feita pelo presidente Jair Bolsonaro tem gerado críticas por parte de militares do governo. O general Fernando Azevedo e Silva foi demitido do cargo depois de se opor à substituição do comandante do Exército, Edson Leal Pujol. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

No lugar dele, assumiu o general da reserva Walter Braga Netto, que era ministro da Casa Civil. Para a cúpula militar, Braga Netto não deveria ter aceitado o convite e o ato pode incentivar uma exploração política das Forças Armadas.

Ainda conforme a Folha, os militares do governo apontam que o general da reserva não respeitou a posição do ex-ocupante do cargo e se tornou uma espécie de preposto de Bolsonaro.

Os militares críticos a Braga Netto destacam ainda que o general ascendeu ao cargo de comando da Defesa com um tempo inferior aos dos comandantes do Exército e da Marinha, o que é visto como uma quebra grave de hierarquia.

Para colegas do general, a imagem do ministro sai desgastada. Os militares avaliam ainda que o novo ministro errou ao não ter feito até agora uma declaração incisiva para negar qualquer ameaça à democracia. Procurado pela Folha, o ministro não se manifestou.