Brasil inicia participação no Pan-Americano de ginástica rítmica

Seleções individual e de conjunto nas categorias adulta e juvenil competem a partir desta sexta-feira em Daytona Beach (EUA)

 ROTANEWS176 E LANCE! 12/10/2017 15:35

O Pan-Americano de Daytona Beach, nos Estados Unidos, é o próximo compromisso das Seleções Brasileiras de ginástica rítmica individual e de conjunto das categorias adulta e juvenil. Já em solo americano, atletas e comissão técnica dão sequência, a partir desta sexta-feira, a uma extensa agenda de competições, que para a maioria delas contou com a etapa da Copa do Mundo de Kazan, na Rússia, o Mundial de Pesaro, na Itália, o Campeonato Brasileiro, em Vitória (ES), e o Sul-Americano, em Cochabamba, na Bolívia.

Reprodução/Foto-RN176 Natália Gaudio se apresentará em todos os aparelhos (Foto: Ricardo Bufolin/CBG) Foto: LANCE!

O adulto individual contará com Karine Walter, Natália Gaudio, Mariany Miyamoto e Bárbara Domingos. Um grupo que une a experiência de Natália, representante brasileira nos Jogos Olímpicos Rio-2016, e a juventude e o talento das demais. As atletas serão acompanhadas pelas treinadoras Monika Queiroz, Gracieli Morais, Márcia Naves e Vanessa Hagemann.

Bárbara e Natália irão se apresentar em todos os aparelhos, Karine fará arco e maças e Mariany bola e fita. Gracieli Morais, treinadora de Karine Walter, disse que elas estão confiantes em um bom resultado, levando em conta a experiência adquirida após todas as participações nos campeonatos internacionais da agenda.

– As expectativas são as melhores possíveis. A Karine faz somente dois aparelhos, e o objetivo é buscar a final”, comentou a técnica, que completa:

– É a primeira vez que temos uma rotina assim e é bem pesada, porque, além dos campeonatos, é preciso conciliar o retorno às atividades normais, mas o ponto positivo é que ela fica bem focada nas competições. Não há tempo para distrações.

Já o conjunto, que conta com Alanis Ávila, Francielly Pereira, Gabrielle Silva, Heloísa Bornal, Jéssica Maier e Marine Vieira, terá a oportunidade de competir novamente com as séries de cinco arcos e três bolas e duas cordas, coreografias que foram muito bem avaliadas nos eventos anteriores. A equipe estará acompanhada pela treinadora Camila Ferezin e a assistente Bruna Rosa.

– Nossas expectativas são muito boas. Estamos indo na categoria adulta com um grupo muito forte tanto no conjunto quanto no individual. Vamos brigar para conquistar medalhas em todas as disputas. Esse campeonato é uma prioridade para o Brasil, e, quando se trabalha com alto rendimento, não podemos pensar em cansaço e sim nas metas que temos que atingir. Trabalhamos duro nos últimos meses e estamos prontas e focadas para darmos o nosso melhor e continuarmos sendo referência na América – comentou Ferezin.

Na categoria juvenil, o país estará representado por Amanda Santos, Eduarda Carvalho e Samara Sibin no individual, com as técnicas Ana Paula Scheffer, Dayane Camillo e Maria Inês Salles. No conjunto, o Brasil contará com as atletas Beatriz da Silva, Beatriz Pereira, Emilly Santos, Maria Luiza Pruner, Thays Wolff e Yasmim Jorge, com as treinadoras Ana Claudia Kraeski e Maria Helena Kraeski.

-A categoria juvenil vem completa com uma Seleção Nacional transitória e a expectativa é de excelentes apresentações tanto no conjunto quanto no individual – acrescentou Camila, que também é coordenadora de Seleções de Ginastica Rítmica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).