Brilhante e ensolarado 3 de Maio

ROTANEWS176 12/04/2025 11:40                                                                                                                                ENCONTRO COM O MESTRE                                                                                                                                    Por Dr. Daisaku Ikeda

Com imensa alegria, gratidão e renovada decisão, em breve receberemos o 65o aniversário da posse de nosso mestre, Daisaku Ikeda, como terceiro presidente da Soka Gakkai em 3 de maio de 1960. Brasil Seikyo publica matérias comemorativas da data, denominada Dia da Soka Gakkai, nas seções Encontro com o Mestre e Especial.

Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei rege canção durante um encontro dos jovens da região de Kansai, realizado no Auditório Memorial Makiguchi (Tóquio, maio 2002). Ele foi um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente era o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional — Foto: Seikyo Press

Um som retumbante irrompeu como ondas se quebrando. Por repetidas vezes, a banda de metais se apresentou fazendo estremecer o imenso Auditório da Universidade do Japão.

Era 3 de maio de 1960, ocasião de minha posse como terceiro presidente da Soka Gakkai. Todos visualizavam o futuro, ansiando pelo grande objetivo do kosen-rufu mundial, o coração transbordava de alegria e os olhos reluziam de esperança. Como era indestrutível a determinação daqueles jovens de atingir a nobre meta! Como era grandiosa a sua missão!

Para mim, era como se as divindades celestiais estivessem observando aqueles heroicos defensores Soka, que continuavam a avançar vigorosamente, noite e dia, pelo grande caminho da propagação dos ensinamentos budistas. Era como se o Sol, a Lua e as estrelas estivessem lançando seu brilho em louvor aos companheiros. (…)

Os bodisatvas da terra — defensores da verdade, os quais não temem o ribombar dos canhões que disparam críticas e insultos, cheios de determinação e perseverança e lutam com a certeza do triunfo final — possuem uma fé indestrutível e de imensurável poder.

Cada dia, ouvimos a melodia de uma exuberante marcha triunfal em que tudo é fonte de alegria. Em nosso gongyo da manhã e da noite, entramos no ritmo da vitória total e da harmonia com o universo. Isso porque o gongyo é a essência da alegria, sabedoria, liberdade e dignidade da vida. (…)

No dia 3 de maio de 1951, meu mestre, Josei Toda, tornou-se o segundo presidente da Soka Gakkai. Eu também tomei posse como presidente no dia 3 de maio de 1960, para me dedicar em seu lugar, para me empenhar pelos companheiros da Soka Gakkai e para lutar pelo kosen-rufu.

O 3 de Maio é nosso ponto de partida e também o dia em que fizemos nossa declaração de vitória total. É o grande aniversário que celebra nossos esforços visando a uma era dourada de supremo triunfo e glória espiritual. O dia 3 de maio é insuperável, nenhuma tempestade é capaz de abalá-lo. Essa data está repleta de júbilo e de esperança pela eterna vitória. É o dia em que nossos companheiros do mundo se regozijam, celebram e fortalecem sua determinação de lutar pelo kosen-rufu. (…)

Há companheiros que se encontram a longas distâncias. Alguns membros estão doentes. Há aqueles que lutam bravamente para sobreviver aos tempos de dificuldades econômicas. E muitos enfrentam todos os tipos de circunstâncias e de situações. No entanto, o objetivo de todos está claro, e assim também será o resultado. Isso se chama vitória, felicidade, verdade e justiça duradouras. Significa se tornar uma pessoa de extraordinária riqueza espiritual e integridade que vive de acordo com a lei de causa e efeito. (…)

Forte como um diamante

Nós somos grandes pioneiros, a quem as pessoas do século 21 — não, dos mais de dez mil anos dos Últimos Dias da Lei — agradecerão, derramando lágrimas de gratidão. Somos campeões possuidores de uma vida tão brilhante e forte quanto um diamante, e não uma vida frágil como vidro. Estamos trilhando o caminho supremo e inigualável como seres humanos, o qual nos tirará de uma sociedade que é como uma longa e escura prisão subterrânea e nos colocará no curso do domínio do Buda permeado pela “eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza”.

Sabemos que nossa determinação, nossos esforços e nossa conduta de acordo com a Lei Mística são causas fundamentais que definirão claramente o resultado de nossas lutas. O budismo ensina a “unicidade do tempo sem início e os Últimos Dias da Lei” e “a unicidade deste momento e a eternidade”.

O propósito dos nossos esforços aqui e agora é concretizar nossa solene promessa do infinito passado. O propósito da nossa prática e das nossas lutas a cada momento é ser eternamente vitorioso em tudo.

O tempo naquele dia 3 de maio de 1960 estava ensolarado e brilhante. O coração de todos os que se encontravam reunidos estava igualmente ensolarado e brilhante. Sem dúvida, o dia 3 de maio do tempo sem início também foi assim.


Fonte:

Terceira Civilização, ed. 641, jan. 2022, p. 46-49.

FONTE; JORNAL BRASIL SEIKYO