ROTANEWS176 27/10/2023 12:00 EDITORIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do JBS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Comemorar conquistas ou marcar o início de algo com festividades faz parte da dinâmica dos indivíduos, das famílias e da civilização. Quando isso é feito, registra-se na história a lembrança daquela alegria, como também o ponto de partida para a concretização de novos objetivos.
A BSGI, que celebra seu aniversário de 63 anos neste mês, põe em prática o direcionamento de ser uma instituição voltada para a paz, a cultura e a educação. Para marcar as comemorações da data de sua fundação, que ocorreu em 19 de outubro de 1960, e os trinta anos de existência da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI), o Centro Cultural Campestre da BSGI, localizado em Itapevi, SP, foi palco de um extraordinário concerto cultural Soka. Brasil Seikyo traz a cobertura do evento e também um Especial sobre o Dia da Fundação da BSGI.
Como se Ikeda sensei previsse esse momento, ele inicia seu poema publicado nesta edição da seguinte forma:
Arte é a canção da alegria
de viver.
Arte é a força para interligar
as pessoas.
Arte é o bailar da vitória
da vida
que avança rumo à paz,
ultrapassando os
mares bravios.
Em novembro, receberemos dez anos da inauguração do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu. Em sua mensagem para a reunião comemorativa do Dia da Soka Gakkai, realizada neste auditório em 18 de novembro de 2013, Ikeda sensei cita o seguinte trecho do Sutra do Lótus:
Medito constantemente:
Como posso conduzir
os seres vivos
ao caminho supremo
e fazer com que adquiram rapidamente o corpo
de um buda?1
O Mestre salienta em seguida:
Essa passagem afirma que “o buda ora sempre ponderando como deve agir para as pessoas encontrarem o mais supremo caminho e fazê-las conquistar quanto antes a condição de buda”.
Em outras palavras, buda é aquele que deseja unicamente a felicidade de cada um. Buda é a vida, a determinação (ichinen) de lutar e lutar incansavelmente neste mundo saha pela “iluminação de todas as pessoas”.2
Você acompanha mais sobre o Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu nesta edição.
No cenário global da atualidade, o local de juramento pela felicidade e pela paz perene ganha ainda mais significado como o castelo da concretização do grande desejo do Buda por nós, bodisatvas da terra.
Vamos fazer deste aniversário da BSGI e da OFBHI um momento de decisão para registrar um passo a mais pela paz no planeta.
Ótima leitura!
Notas:
- The Lotus Sutra and Its Opening and Closing Sutras [Sutra do Lótus e seus Capítulos de Abertura e Conclusão]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, cap. 16, p. 273, 2009.
- Brasil Seikyo, ed. 2.205, 30 nov. 2013, p. A3.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO