ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 13/02/2021 04:48
ENCONTRO COM O MESTRE
Qual era o objetivo de Nichiren Daishonin ao revelar o Nam-myoho-renge-kyo? Que todas as pessoas manifestassem coragem e decisão para ultrapassar todas as questões
- DAISAKU IKEDA
Basear-se firmemente nos escritos de Nichiren Daishonin é o sustentáculo da Soka Gakkai, que segue adiante na batalha das ideias chamada kosen-rufu. O presidente Josei Toda se empenhou para desenvolver autênticos praticantes do Budismo Nichiren que possuíssem o “coração do rei leão”.
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI
O fato de nos fundamentarmos nos escritos de Nichiren Daishonin não significa simplesmente reverenciá-los como textos sagrados, nem apenas proferir preleções ou tecer comentários a respeito deles ou recorrer a eles como fonte de consolo. Shakyamuni ensinou que devemos alicerçar nossa vida na Lei. Adotamos a Lei correta e os ensinamentos de Nichiren Daishonin como base da vida. Depositamos nossa fé no Gohonzon e nos esforçamos para assimilar os escritos de Nichiren Daishonin como caminho para nos libertar de uma existência consumida pelo sofrimento e sermos vitoriosos.
Há um número infindável de membros da SGI que, ganhando alento com a afirmação “O inverno nunca falha em se tornar primavera” (CEND, v. I, p. 560) de Daishonin, resistiram a rigorosos invernos de adversidades para celebrar o amanhecer da primavera da esperança. Nossos membros em todos os cantos do mundo se empenham unidos na luta em prol do kosen-rufu, abraçam a filosofia contida nos escritos de Nichiren Daishonin e os aplicam na vida. Todos são heroicos bodisatvas da terra.
A fé é a base de tudo. Vivendo na era corrupta dos Últimos Dias da Lei e lutando em nossa sociedade caótica, nossas estratégias e ações devem ser alicerçadas na fé na Lei Mística. Isso não quer dizer que a única coisa que temos de fazer é orar. Exatamente por estarmos praticando o Budismo de Nichiren Daishonin é que precisamos ser prudentes e vencer os duros desafios da sociedade. A “estratégia do Sutra do Lótus” nos permite obter êxito nisso.
Alinhar nosso coração ao coração do Mestre e aprofundar a determinação de promover o progresso do kosen-rufu consistem em fator fundamental para estabelecermos um elo sólido com o espírito de “diferentes em corpo, unos em mente”. É com essa união que conseguimos ativar o poder realmente resplandecente da Lei Mística.
Gostaria de compartilhar com vocês algumas passagens dos escritos de Nichiren Daishonin:
Se os seguidores leigos e o mestre oram com pensamentos diferentes, suas orações serão tão inúteis quanto tentar acender fogo sobre a água. (CEND, v. II, p. 54)
* * *
Da mesma forma, aquele que esquece seu mestre original — que lhe trouxe a água da sabedoria do grande oceano do Sutra do Lótus — e, em vez disso, segue outro, com certeza afundará nos infinitos sofrimentos de nascimento e morte. (Ibidem, p. 4)
Como indicam esses ditos dourados, a relação de mestre e discípulo constitui uma pedra fundamental do Budismo Nichiren.
O kosen-rufu torna-se possível quando o discípulo abraça o mesmo espírito que o mestre. Sem o sólido pilar da relação de mestre e discípulo, é muito fácil ser influenciado pelas próprias emoções e pelas tendências da época, e a pessoa prontamente cede à pressão e desiste quando surge algum desafio à fé.
No topo: jovens do Brasil em atividade com representantes da DE-Futuro do Japão (Shinanomachi, Japão, ago. 2017)
Fonte:
Conteúdo composto por trechos de discursos proferidos pelo presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda. O texto integral foi publicado no jornal Brasil Seikyo, ed. 2.363, 18 mar. 2017, p. B1-B4 e ed. 2.389, 30 set. 2017, p. B1.