ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 26/02/2022 07:20
NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Capítulo “Aguardando o Tempo”, volume 30
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações da matéria – Editora Brasil Seikyo – BSGI
PARTE 25
Em 16 de novembro de 1979, foi realizada a Reunião Nacional de Líderes da Soka Gakkai em comemoração do 49o aniversário de fundação, no Auditório Memorial Toda de Sugamo, em Tóquio.
No bairro de Toshima, onde está situado esse auditório, existiu o Centro de Detenção de Tóquio, local em que o primeiro presidente, Tsunesaburo Makiguchi, e o segundo presidente, Josei Toda, foram presos pela opressão do governo militar. Makiguchi encerrou sua vida como mártir nesse lugar.
O Auditório Memorial Toda, localizado próximo ao local original da prisão, foi concluído em junho, sendo construído como um novo castelo da Lei Soka que encerra o espírito de “devoção abnegada pela propagação da Lei” dos dois presidentes. No entanto, Shin’ichi Yamamoto estava proibido de comparecer às reuniões e de proferir orientações, e se absteve de participar da cerimônia de inauguração.
Mesmo em meio a essa situação, para louvar e agradecer às pessoas que se esforçavam para a inauguração, ele foi ao auditório no dia anterior ao da cerimônia e conversou com os companheiros, incentivando-os. A partir de então, de tempos em tempos ele ia a esse local e dialogava com os amigos do bairro de Toshima e do bairro vizinho de Kita, e também com os membros que visitavam o auditório, vindos de outras partes do Japão.
Shin’ichi estava decidido a criar uma grandiosa onda de vitórias do kosen-rufu a partir dessas terras do bairro de Toshima, onde o mestre predecessor deu a vida pela Lei. Uma vez estabelecida a forte decisão de lutar até o fim, é possível batalhar sob quaisquer circunstâncias. Existem caminhos para lutar, mesmo atrás das grades. Makiguchi, embora estivesse preso, falou até o fim a respeito da justiça Soka e de suas convicções, mesmo ao ser interrogado.
Consta nos sagrados escritos: “Quando um grande mal ocorre, um grande bem o sucederá”.1 O “grande mal” da morte do primeiro presidente como mártir na prisão abriu o caminho para a realização do “grande bem” da grande vitória do kosen-rufu.
No entanto, ficar apenas observando, sem fazer nada, não provoca mudanças. É preciso estar firmemente determinado e comprometido a transformar sem falta o “grande mal” em “grande bem” e tomar ações corajosas nesse sentido. Nossa determinação e nossos esforços reais são o que tornam realidade os ensinamentos de Nichiren Daishonin.
Nesse momento, em meio à condução de uma trama maquiavélica para confiná-lo e destruir a Soka Gakkai, a organização do kosen-rufu que existe conforme o desejo e a ordem do Buda, Shin’ichi iniciava sua devotada luta para abrir sem falta um caminho e romper essa situação.
PARTE 26
Como a Reunião Nacional de Líderes da Soka Gakkai do dia 16 de novembro seria comemorativa do 49o aniversário de fundação da Soka Gakkai, Shin’ichi Yamamoto desejava participar dessa atividade nem que fosse por um breve momento, para dar uma nova partida do kosen-rufu junto com os companheiros.
Ele subiu ao palco no meio da reunião. A grande maioria dos participantes não via Shin’ichi havia algum tempo e houve uma explosão de salva de palmas que estremeceu o auditório.
Em vez de fazer um discurso, ele tirou o paletó e se dirigiu ao centro do palco com um leque na mão.
— Hoje, vou reger [shiki, em japonês] uma canção da Soka Gakkai. Vamos cantar Ifu Dodo no Uta!
Foi a primeira regência de canção que Shin’ichi fez após a sua renúncia à presidência.
Houve uma salva de palmas ainda mais estrondosa.
Os discursos não são a única maneira de oferecer orientação ou incentivos. Qualquer batalha requer sabedoria, engenhosidade e criatividade. Independentemente de quais limites nos sejam impostos para nossas ações, se mantivermos uma determinação inabalável pelo kosen-rufu, nada bloqueará nosso caminho do avanço. Shin’ichi estava determinado a inspirar e a elevar o espírito de todos por meio da regência dessa canção.
Quando a empolgante melodia começou a tocar, o público aplaudiu repleto de alegria e de entusiasmo.
Como nós da Gakkai,
que avançamos por este
mundo conturbado…
Shin’ichi regeu a canção de modo imponente exatamente como exalta a letra, tal qual uma grande águia.
Em seu coração, ele bradava: “Levante-se, Grande Tóquio! Levantem-se, companheiros!”.
Na plateia, homens batiam palmas vigorosamente no ritmo da música e mulheres com lágrimas nos olhos cantavam com todas as suas forças. Havia membros da Divisão Masculina de Jovens (DMJ) com brilho no olhar imbuídos do ardente espírito de luta. Também havia integrantes da Divisão Feminina de Jovens (DFJ) com o rosto rosado que cantavam com radiante alegria.
Todos estavam em perfeita sintonia, a vida deles se fundira tornando-se uma só. Em meio às duras tempestades de adversidade, uma nova marcha para a vitória se iniciou a partir de Tóquio nesse dia.
Budismo é vitória. Por isso mesmo, nossa missão e nosso destino é alcançar infalivelmente a vitória na luta pelo kosen-rufu, não importando quantos obstáculos encontremos ao longo do caminho.
Aquele que é campeão do kosen-rufu será campeão da vida e também campeão da felicidade. A cada montanha que conquistamos em nossa jornada do kosen-rufu, o sol da alegria e da felicidade brilha ainda mais forte em nosso coração.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.
Nota:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 387, 2020.