Budismo é vitória e vitória

ROTANEWS176 22/02/2025 11:10                                                                                                                              LIGA MONARCA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

O envolvimento e a união abrem o caminho para uma organização alegre e feliz

 

Reprodução/Foto-RN176 Membros do Distrito Cacoal — Fotos: Colaboração local

O presidente Ikeda afirma sobre a prática da fé:

É o budismo, o Sutra do Lótus, que encoraja e possibilita às pessoas tomarem consciência do seu grande potencial, extraí-lo e usá-lo. O budismo dá às pessoas os meios para se desenvolver completamente e abre os seus olhos para o poder ilimitado inerente à sua vida.1

Acompanhando as vitórias das organizações na Liga Monarca, percebemos que a decisão de uma única pessoa cativa seu ambiente e, assim, outras pessoas também participam. Juntas, elas concretizam o objetivo organizacional e pessoal. São histórias que elucidam que o poder da sincera prática da fé é capaz de tornar possível o impossível.

Inspire-se nas histórias do Distrito Cacoal, situado em Rondônia, CRE Oeste, e da Área Centro Fronteira, CRE Sul. Ultrapassando as distâncias, a localidade encontrou a trilha da vitória.

Distrito Cacoal de vitórias

Na cidade de mesmo nome fica o Distrito Cacoal. Está localizado a uma distância de mais de 460 quilômetros de Porto Velho, capital de Rondônia. É formado por duas comunidades: a Comunidade Cacoal, que conta com os Blocos Nova Esperança, Cacoal e Ji Paraná, este último está estabelecido na cidade de Ji Paraná, distante de Cacoal 95 quilômetros; e a Comunidade Espigão D’oeste, que fica na cidade de mesmo nome, está 65 quilômetros distante de Cacoal, e possui os Blocos Serra Azul e Floresta.

As atividades que o distrito realiza são de estudo do romance Nova Revolução Humana e do Guia para a Vitória. “Temos a reunião de palestra presencial e o dia do desafio de daimoku para a vitória. Em 2024, tivemos um grande benefício. Conseguimos concluir o objetivo da Liga Monarca. Não foi fácil, mas com os incentivos dos nossos líderes, concretizamos um shakubuku, uma assinatura do Brasil Seikyo e uma participação a mais no Kofu”, compartilha Cleusa Miriam dos Santos, responsável pela Divisão Feminina do distrito.

Porém, a história não foi tão simples assim. A líder Cleusa nos conta os detalhes. “No dia 22 de dezembro, não tínhamos concluído nosso shakubuku. Fui para reunião de palestra em Espigão do Oeste com muito mais daimoku e convicta de que ‘Não há oração sem resposta’. Lá, fiquei para dormir na casa do meu filho e no outro dia fui visitar uma fujimbu [integrante da Divisão Feminina] e incentivei seu esposo a se tornar membro da BSGI e iniciar oficialmente a prática budista. Ele aceitou e todos ficamos felizes. Só tenho a agradecer os incentivos recebidos dos nossos companheiros para não desistir dos nossos objetivos da Liga Monarca. Para este ano, 2025, o Distrito Cacoal está desafiando concretizar todos os objetivos.”

Área Centro Fronteira de futuro brilhante

Mais de 2 mil quilômetros separam Cacoal da cidade Santa Maria, que abrange os membros da Área Centro Fronteira. Contudo, o objetivo é o mesmo: foco na Liga Monarca.

Verginia Medianeira Dallago Rossato, responsável pela Divisão Feminina da localidade, nos apresenta a bela e formosa localidade de vitórias mil.

Reprodução/Foto-RN176 Atividade da Área Centro Fronteira

“Santa Maria, cidade encantadora no interior do Rio Grande do Sul. Aqui, temos a vantagem de percorrer as distâncias da região urbana de maneira relativamente tranquila. Nossa cidade é repleta de jovens, muitos dos quais estão aqui temporariamente, o que traz uma dinâmica especial para nossa comunidade. Com dois distritos [Camobi e Santa Maria], abrangemos cidades distantes. Graças à tecnologia, conseguimos realizar encontros semanais on-line, mantendo todos conectados e engajados. A partir dos membros da área e do distrito, adotamos a estratégia de acessar o tokan [estatística] e fazer contato com os membros mais ativos, incentivando a participação no Kofu e a assinatura dos periódicos.

Para garantir que a corrente de motivação permanecesse fluindo, dialogamos com os líderes de bloco. Utilizamos diversas ferramentas, como ligações, diálogos e o recurso do WhatsApp, além das atividades semanais, para divulgar a estratégia da Liga Monarca. Combinamos incentivo e praticidade, criando boletos para que os membros pudessem fazer suas contribuições de maneira facilitada.

Estamos profundamente motivados e continuaremos a atuar para avançar e desenvolver nossa localidade, sempre conectados ao direcionamento de nossa amada BSGI, Sub. e regional.

Juntos, com o espírito de união e determinação, vamos construir um futuro brilhante e contribuir para o avanço do kosen-rufu no Brasil.”

 Saiba mais

Para acessar o site da Liga Monarca, clique aqui.

Veja também

Cartaz da Liga Monarca publicado no BS, ed. 2.674, de 18 jan. 2025.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO