ROTANEWS176 25/01/2025 09:35 LIGA MONARCA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
RM Atibaia concretiza objetivo da Liga Monarca com união
Reprodução/Foto-RN176 Membros da RM Atibaia participam do Gongyo de Ano-Novo no Centro Cultural de Atibaia (1o jan. 2024) – Foto: Colaboração local.
Fé significa coragem para não desistir nunca; jamais desacreditar do enorme potencial da sua vida e da vida do seu amigo; não desistir de expandir a felicidade; nunca duvidar que a justiça sempre vence; não esmorecer na decisão de construir a paz. Fé é a coragem de nunca, jamais desistir de propagar a grande Lei.1
Assim, com o espírito de “jamais desistir”, os membros e líderes da RM Atibaia, Sub. Fernão Dias, CLP, buscaram a vitória na primeira fase da Liga Monarca, alcançando-a com êxito junto com os dez distritos campeões. Não existe segredo para o sucesso.
Reprodução/Foto-RN176 Distrito Perdões – Foto: Colaboração local
O que aconteceu na RM Atibaia foi a consolidação do objetivo com base na decisão e no envolvimento de todos. A seguir, inspire-se com dois pequenos relatos de membros que resolveram se converter ao budismo e com a emoção dos líderes de distrito ao comunicarem essa conquista e o impacto positivo na organização.
Nova esperança
Leia depoimento dos novos membros
Eu me converti em setembro de 2024. Recordo-me que fui convidada para uma reunião de palestra e, em primeiro lugar, aceitei por curiosidade. Depois, voltei por causa do acolhimento que recebi. Senti-me muito bem fazendo parte de algo.
Reprodução/Foto-RN176 Distrito Piracaia – Foto: Colaboração local
Voltei novamente pelos valores que vi no budismo e decidi me converter pelos resultados na minha vida. Estava depressiva, sentindo-me sozinha e sem perspectivas. Quando comecei a recitar daimoku, uma nova esperança brotou em mim.
Vejo benefícios diariamente em minha prática. No começo do ano, meu filho desenvolveu síndrome do pânico e, por vezes, eu tinha de ir dormir com ele. Porém, nosso relacionamento, que nunca foi bom, piorou quando iniciei a prática.
Reprodução/Foto-RN176 Distrito Jardins – Foto: Colaboração local
Segui praticando, vendo e entendendo as mudanças. Os atritos e as discussões que mais me afetavam diminuíram consideravelmente. Hoje, encontro-me mais estável. Com altos e baixos, mas tenho apoio e mantenho minha prática, buscando minha revolução humana. Estou muito grata.
Dulcinéia Aparecida Cardoso é membro da Divisão Feminina no Distrito Vila Rica.
Reprodução/Foto-RN176 Distrito Mairiporã – Foto: Colaboração local
Após ter uma recaída decorrente de uma depressão, tentei contra minha própria vida. Fiquei quinze dias internada, sendo doze deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Minha filha Michele, junto com os companheiros da comunidade, recitaram muito daimoku para eu sair da situação em que me encontrava. Ela me levou a uma reunião de palestra no Centro Cultural Atibaia, onde só conseguia enxergar a felicidade e o companheirismo dos membros.
Ao assistir à Convenção dos Jovens no Ibirapuera, em São Paulo, em maio do ano passado, via on-line, liguei para minha filha e disse que gostaria de me converter ao budismo e que meu objetivo era me tornar uma pessoa melhor e mais feliz.
Márcia Cristina da Silva é membro da Divisão Feminina no Distrito Pedra Grande.
Reprodução/Foto-RN176 Distrito Pedra Grande – Foto: Colaboração local
Distrito — palco de sucessivas vitórias
Leia depoimento de líderes dos distritos representantes
Há alguns anos, o Distrito Pedra Grande carecia de jovens. Decidindo transformar a realidade, lançamos um objetivo de shakubuku e conseguimos concretizar vinte novos jovens! Houve a realização de atividades em dias e horários flexíveis para viabilizar a participação dos jovens nas reuniões. Mais tarde, alcançamos a marca de cinquenta jovens no distrito!
Reprodução/Foto-RN176 Distrito Atibaia – Foto: Colaboração local
Os resultados diretos e indiretos do Distrito Pedra Grande são visíveis. Ainda há muitos desafios. Um movimento mais firme de fortalecimento das comunidades e dos blocos está em andamento. O pleno desenvolvimento ainda está por vir. Venceremos!
Líderes do Distrito Pedra Grande
Nós, do Distrito Atibaia, no decorrer do ano 2024, decidimos realizar uma reunião específica para convidados todos os meses. Assim, diante de um tema, discutimos e abrimos diálogos. Essa atividade vem tendo muito sucesso. Nós a iniciamos em abril e fechamos o ano com aproximadamente 38 convidados.
Reprodução/Foto-RN176 Distrito Alvinópolis – Foto: Colaboração local
Membros inativos estão retornando e ainda trazendo seus convidados. Além disso, essa atividade está sendo uma movimentação bem importante. Com a Liga Monarca agora, estamos mais envolvidos para
incentivar em todas as reuniões os líderes de bloco e de comunidade como é essencial a leitura do Brasil Seikyo, os incentivos do Mestre e do estudo do budismo em si, sempre lembrando a importância de incentivar os membros na luta do Kofu.
Líderes do Distrito Atibaia
Reprodução/Foto-RN176 Distrito Vila Rica – Foto: Colaboração local
Nossa trajetória começou quando percebemos a oportunidade de replicar o êxito da campanha Seniors League, que nos ensinou o valor da união e da determinação. Motivados por essa vitória, nós nos unimos para alcançar um novo triunfo, movidos pela certeza de que a prática budista nos guiará mais uma vez.
Todos os domingos pela manhã, antes da reunião de palestra, nossos líderes se reuniam para recitar daimoku com o objetivo de garantir o sucesso do movimento. Acreditávamos que, pelo poder da oração, novos valores e convidados surgiriam, e foi exatamente o que aconteceu. Durante esse período de intensas orações, tivemos a alegria de ver um shakubuku emergir e decidir receber o Gohonzon.
Reprodução/Foto-RN176 Distrito Estância – Foto: Colaboração local
Nosso distrito é composto por muitos veteranos de língua japonesa, e temos nos empenhado arduamente para que eles participem das atividades e compreendam plenamente o conteúdo discutido, mesmo quando apresentado em português. Essa dedicação tem fortalecido nossa comunidade e criado um ambiente inclusivo e acolhedor para os membros. Além disso, temos realizado visitas regulares aos líderes e membros, incentivando-os a participar do Kofu e a assinar os periódicos.
A Liga Monarca nos ensinou que o verdadeiro poder reside na união e na prática sincera do Budismo Nichiren. Vimos como a fé, quando aliada à ação, pode gerar resultados extraordinários. Essa vitória é de cada um de nós e nos inspira a continuar avançando com coragem e determinação em direção à vitória em todas as etapas da Liga Monarca.
Líderes do Distrito Alvinópolis
Até o último segundo!
Toda vitória carrega um emocionante bastidor. Para nos contar, leia palavras dos líderes da RM Atibaia
A conclusão do primeiro turno da Liga Monarca na RM Atibaia foi emocionante! (risos) Temos um total de dez distritos, porém, até o dia 30 de dezembro, faltavam dois shakubuku para concretizar. Dessa forma, entre os líderes de RM, conversamos praticamente todos os dias do recesso, buscando as famílias convidadas para tentarmos realizar a concessão, pois não poderíamos nos permitir ser derrotados.
Reprodução/Foto-RN176 Distrito Cerejeira – Foto: Colaboração local
Foi então que, em uma visita no dia 31 de dezembro, pela manhã, a esposa de um membro resolveu se converter e um jovem, que estuda em outra cidade, decidiu receber Gohonzon em sua nova residência, e isso se concretizou perto das 17 horas do dia 31. Vitória!!!
Os dez distritos da RM foram vitoriosos na Liga Monarca e muitas vidas foram conectadas ao coração do nosso eterno mestre da vida, Daisaku Ikeda.
No topo: Membros da RM Atibaia participam do Gongyo de Ano-Novo no Centro Cultural de Atibaia (1o jan. 2024). Fotos: Colaboração local.
Saiba mais
Para acessar o site da Liga Monarca, clique aqui .
Veja também
Cartaz da Liga Monarca publicado no BS, ed. 2.668, de 12 out. 2024.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO