PARA O MUNDO
ROTANEWS176 E JORNAL BRASIL SEIKYO 30/09/17 22:00
Reprodução/Foto-RN176 Da esquerda para direita: Tsunesaburo Makiguchi educador pedagogista criador da teoria pedagógica “teoria da criação de valor” fundador pioneiro e Presidente sendo o primeiro Mestre da Soka Gakkai Josei Toda educador, pacifista e o segundo Presidente e Mestre da Soka Gakkai e Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista e atualmente é o Mestre e Terceiro Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI
A força da transformação diante dos becos sem saída
“Quando nos empenhamos em recitar Nam-myoho-renge-kyo (a essência do Sutra do Lótus) e realizar as atividades pelo kosen-rufu(Paz mundial), o ‘buda da liberdade absolata’ – o verdadeiro eu – surge em nossa vida , nossa sabedoria e coragem são ativadas e podemos desfrutar um estado de vida de total liberdade. É isso o que significa para nós ‘abandonar o transitório e revelar o verdadeiro’.”
Dr. Daisaku Ikeda
Um dos princípios mais importante do budismo se chama em japonês hossehaku-kempon ou “abandonar o transitório e revelar o verdadeiro”.
Significa basear a mente no que é eterno e sólido e abandonar crenças e formas de agir que adotam os aspectos superficiais e transitórios da vida como fonte de felicidade.
Fé no Gohonzon inspirada no juramento seigan do mestre com o sincero desejo de ser feliz e conduzir todas as pessoas à felicidade – esse é o aspecto profundo e imutável no qual devemos confiar e usar como constante ponto de partida. Qualquer – isso mesmo, toda e qualquer situação é transformada radicalmente são os itens acima.
Ikeda sensei (terceiro presidente da Soka Gakkai Intercional) explica de várias forma sesse profundo conceito, e uma maneira simples e esperançosa é entende-lo como a poderosa força que resolve cenários impossíveis.
“Sempre que nos encontramos em um beco sem saída, devemos desafiar nossa própria franqueza e reunir o grande poder da fé para solucionar a situação. Segundo Toda sensei , isso significa ‘abandonar o transitório e revelar o verdadeiro’(hosshoku-kempo). Fé significa lutar contra os impasses. Fé é uma batalha entre o Buda e a maldade”(BS,ed. 2,315, 12mar. 2016).
Todas as atividades da SGI devem servir ao propósito de conduzir seus associados ao que é profundo e verdadeiro. Não são ações para passar o tempo ou entreter; são atos muito bem pensados e testados pelos Três Mestres – não há superficialidades, a pessoa faz e revela imediatamente o estado de buda, aspecto original de sua vida. Exemplo disso são o gongyo matinal recitado com entusiasmos, as reunião de palestra nos blocos, os diálogos e as visitas, o shakubuku(novos associados), os periódicos, as orientações de Ikeda sensei etc. A SGI é a religião mundial que abandonou o transitório e ensina a forma verdadeira de viver.
“A prática da fé é uma luta contínua contra as maldades é buda é o nome que se dá às pessoas que mantêm essa luta continuamente. É com essa disposição que revelamos uma vida tão brilhante quanto o ouro.”
Dr. Daisaku Ikeda
Edição 2.387
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EDITORIAL 30 DE SETEMBRO DE 2017 JORNAL BRASIL SEIKYO
EM DIA
Vamos avançar com forte união!
DAISAKU IKEDA
Estão emergindo em todos os cantos do mundo novos líderes do kossen-rufu (paz mundial).
Nichiren Daishonin (o Buda dos Últimos Dias da Lei) afirmou “A pessoa que recita mesmo que uma única frase do Sutra do Lótus e a ensina a outra pessoa é a emissária do buda Shakyamuni (Siddhartha Gautama), rei dos ensinamentos. E eu, Nichiren, humilde como sou, recebia ordem real do buda Shakyamuni e vim para este país(Japão)” (CEND, v. I. p. 348), Portanto, nós recebemos a ordem do Buda dos Últimos Dias da Lei e viemos à terra onde cada um tem uma profunda relação cármica para cumprir sua missão. Ao nos conscientizar deste fato, naturalmente surgem em nossa vida infinita força e coragem.
Há sessenta anos no mês de setembro, logo após a Declaração pelo Abolição das Armas Nucleares, dei a partida como primeiro líder de bloco em katsushika. Tóquio, Japão. Fazendo do coração do meu mestre, Josei Toda(segundo presidente da SGI – Soka Gakkai Internacional), o meu determinei que “como precursor, construirei neste lugar a organização modelo para todo o Japão, farei desta localidade uma terra repleta de felicidade e edificarei aqui a capital da vitória do povo”.
Assim, percorri toda a região de katsushika para acender a chama no coração dos meus amados membros visando a concretização do grande desejo de 750 mil famílias felizes e ofereci vitória ao meu mestre.
Nada amedronta mestre e discípulo quando estes andam juntos. Estou orando para que meus amados discípulos, que assumiram a nova função no palco na nova era do kossen-rufu(Paz Mundial), possamos registrar uma história de glória tanto na vida quanto na organização.
“Evidenciem a grande força da fé dia após dia, mês após mês, ultrapassem alegremente os obstáculos que tentam impedir seu avanço e elevem sua condição de vida”
Quero louvar também do fundo do meu coração o esforço dos veteranos que passaram o bastão para seus sucessores. Estabelecer o fluxo de valorosos seres humanos e abrir de forma extraordinária o cominho para seus sucessores avançarem se tornam grande boa sorte para a família e para todos com quem temos relação cármica. “Centenas, milhares e milhões de bodisativas emergirão da terra quando o tempo de kossen-rufu(Paz Mundial)chegar”. Conforme essa afirmação do Sutra do Lótus, recebemos o tempo certo para a concretização do kossen-rufu mundial. Orgulhosos de sermos bodisatvas emergidos da terra. Vamos fortalecer ainda mais nossa união.”
“Se o espírito de diferente em corpo, unos em mente prevalecer entre as pessoas, elas alcançarão todos os seus objetivos” (CEND, v.I,p. 646). De acordo com dito dourado de Nichiren Dashonin, vamos compartilhar incentivos e nos proteger com os amigos da família Soka.
O dia da Perseguição de Tatsunokuchi é 12 de setembro, Daishonin abandonou seu aspecto transitório e revelou o verdadeiro aspecto de Buda dos Últimos Dias da Lei em meio à tamanha perseguição correndo o risco de perder a vida> Ele afirmou: “Que alegria maior poderia haver?” (CEND, v. II, p.26). Toda sensei nos incentivou com as seguintes palavras: “Evidenciem a grande força da fé dia após dia, mês após mês, ultrapassem alegremente os obstáculos que tentam impedir seu avanço e elevem sua condição de vida. Essa atitude corresponde a “abandonar o transitório e revelar o verdadeiro”.
Vamos hoje também avançar com o refrescante entusiasmo e desafiar nossa revolução humana. Vençam com coragem e continuamente unidos em coração com os associados do mundo todo.
NOVO MEMBROS 30 DE SETEMBRO DE 2017 – JORNAL BRASIL SEIKYO PAGINA –A7 EDIÇÃO 2.389
A fonte de benefícios maravilhosos
Muitas pessoas oram pensando que seus desejos são grandes demais para serem concretizados, duvidando do Gohonzon
“A fé é a fonte de força que nos ajuda a superar e a transformar nosso destino, por piores que sejam as dificuldade ou, por mais violentos que sejam os ventos do destino. E é para isso que o Gohonzon (do Nam-myoho-renhe-kyo, a essência do Sutra do Lótus) existe. Espeero que todos vocês continuem a abraçar o Gohozon enquanto enfrentam uma infinidade de obstáculos e que permaneçam junto da Soka Gakkai, realizando a prática por tada a vida”
“Se agirem assim, terão maravilhosos benefícios. Vocês vão se tornar pessoas que não são derrotadas por nada e que conquistam a felicidade indestrutível.”
“Nichiren Daishonin (o Buda dos Últimos Dias da Leis) declara: “Quando mais forte a fé de vocês, mais as forças protetoras do universo vão ajuda-los. O Gohonzon (do Nam-myoho-renhe-kyo, a essência do Sutra do Lótus) esta está dotado do infinito poder do Buda e da Lei. È realizado a prática da fé de acordo com Nichiren – em outras palavras, é par meio do poder da fé e da prática – que extraímos esse grande benefício.
“Mas muitas pessoas oram pensando que seus desejos são grandes demais para serem concretizados, duvidando do poder do Gohonzon (Objeto de Devoção). Uma vez que estejam orando com uma atitude negativa, é natural que seus desejos não sejam concretizados. Se alguém precisa de socorro mas diz ‘Sei que é inútil perguntar, mas você vai me ajudar?’, você não vai fazer nada para ajuda-lo, não é mesmo?”
“O segredo para extrair o poder do Goronzon é orar com firme e sincera determinação e gratidão. Comparado ao enorme poder benéfico do Gogonzon, seus desejos são realmente pequenos. Espero que tenham uma fé muito mais forte e que recebam benefícios muito maiores como fruto de sua prática. Da próxima vez que vier visita-los, gostaria que todos estivessem dirigindo carros novos e que venham trajando quimonos de excelentes qualidade e ternos elegantes, dizendo: ‘Veja como nos tornamos felizes’”, (Ibidem,p. 148-149)
O incentivo lógico e caloroso de Ikeda sensei (terceiro presidente da SGI – Soka Gakkai Internacional) tocou um cheio o coração de todos. Inspirados e repletos de esperança, a realidade da vida deles mudou drasticamente.
EDIÇÃO 2.389 ENCONTRO COM O MESTRE PAGINA-30 DE NOVEMBRO DE 2017-JORNAL BRASIL SEIKYO PAGINA-B3
Buscar um mestre correto
INTRODUÇÃO
Citando uma passagem dos escritos de Nichiren Daishonin, o presidente Ikeda esclarece que, no budismo, um mestre bom e correto é aquele que se empenha para abrir o caminho da ampla propagação da Lei mesmo em meio a adversidades e oposição
DISCURSO DO PRESIDENTE IKEDA
Proferido na Reunião Nacional de Líderes da Soka Gakkai Internacional, realizada em, Tóquio, em 9 de março de 2006
Gostaria de citar um dos escritos de Nichiren Daishonin (o Buda dos Últimos Dias da Leis). Uma passagem do Gosho (escritos do buda para seus discípulos) Resposta a Sairen-bo, também conhecido como A Promessa entre Mestre e Discípulo, expressa:
Seja como for, na época atual, as pessoas devem compreender que, em relação aos mestre, existe uma diferença entre os corretos e os errôneos, entre os bons e os maus. As pessoas devem rejeitar os mestre os errôneos ou maus e se associarem aos corretos e bons (CEND, v. I p. 327)
No que se refere a mestre, existem os bons e os maus. “Busquem bons mestre! Evitem maus mestres! Tenham a sabedoria para saber diferenciar um do outro. Não sejam enganados!” – essa é a instrução solene de Nichiren Daishonin. Não devemos seguir mestre errôneo; se o fizermos, seremos influenciados negativamente pela conduta imprópria deles.
Quem, então, é o mestre correto que devemos seguir? A pessoa que recita e propaga a Lei Mística com dedicação abnegada e, ao mesmo tempo, combate os “três poderosos inimigos” do budismo, Mestre corretos da Lei podem ser identificados pelo fato de terem ou não enfrentado adversidades e oposição como as descritas no Sutra do Lótus. Esse é o ponto central abordado por Daishonin. Desse modo, ele repreende severamente os mestres das diversas escolas de sua época que alegam, de forma espúria, ser superiores no que dizem respeito à compreensão e à prática do Sutra do Lótus. Em particular, ele aponta o fato de nenhum deles ter vivenciado perseguições pungentes como as que ele experimentou.
A vida de Nichiren Daishonin realmente consistiu numa série de perseguições. Com base em acusações falsas e maldosas, ele foi exilado duas vezes e quase executado. Enfrentou repetidos ataques e incontáveis outras adversidades. Tudo isso correspondia exatamente ao que o Sutra do Lótus expunha. Portanto, Daishonin declara que os proponentes das outras escolas budistas – que assumem ares de superioridades, mas desconheciam perseguições – são todos mestres errôneos, e reitera que somente ele deveria ser considerado o mestre correto, pois suportara efetivamente incessantes perseguições (cf.CEND, v. I, p. 328).
Quem seguiu diretamente Nichiren Daishonin (o Buda dos Últimos Dias da Leis), e abriu o caminho para o kossen-rufu (Paz Mundial) nesta era corrupta dos Último Dias da Lei? E quem, ao fazê-lo, enfrentou calúnias, insultos, ódio e inveja ainda mais intensos do que os que ocorriam durante a existência do Buda, conforme prediz o Sutra do Lótus (cf.LSOC, cap.13,p.232 e LSOC, cap. 10 p. 203)? Ninguém senão os três primeiros presidentes da Soka Gakkai, que são unidos pelos laços de mestre e discípulo.
O presidente fundador, Tsunesaburo Makiguchi,(primeiro presidente da Soka Gakkai ) foi colocado na prisão em decorrência de seus esforços para proteger o sangue vital dos corretos ensinamentos e doutrinas de Nichiren Daishonin (o Buda dos Últimos Dias da Lei), e lá morreu como mártir em defesa de suas crenças. O segundo presidente, Josei Toda, também foi preso. Ele sobreviveu a dois anos de intensos interrogatórios e condições angustiantes atrás das grades, provação que acabou abreviando sua vida. E como terceiro presidente eu também fui preso sob falsas acusações. Despejaram infindáveis calúnias e insultos sobre mim – a maior parte incitada por xe-membros da Soka Gakkai, cujas mentiras deslavadas foram aproveitadas e disseminadas pelos tabloides sensacionalistas.
Todos os obstáculos que Makiguchi sensei, Toda sensei e eu (primeiro presidente da Soka Gakkai, segundo presidente da Soka Gakkai e o terceiro presidente da Soka Gakkai Internacional, Dr. Daisaku Ikeda) enfrentamos estão em perfeita consanância com o Sutra do Lótus e os escritos de Nichiren Daishonin. Somente nós, os três primeiros presidentes, suportamos a carga total de ataques e perseguições, e lutamos contra os “três obstáculos e quatro maldades” e os “três poderosos inimigos” sem desviar o mínimo sequer dos ensinamentos de Nichiren Daishonin. Isso é algo que vocês sabem melhor que ninguém.
Toda sensei (segundo presidente da Soka Gakkai) me treinou totalmente (Dr. Daisaku Ikeda terceiro presidente da Soka Gakkai), e sempre me fez sentir valorizado e estimado. Quando os negócios dele faliram e ele mergulhou numa crise de vida ou morte, fiz sozinho tudo o que podia para apoiá-lo e auxiliá-lo. Saldei a montanha de dívidas que ele havia contraído. Se alguém se atrevesse a difamar meu mestre, imediatamente eu o confrontaria por conta própria. Independentemente de quem fosse dirigia-me a essas pessoas com coragem, sinceridade e franqueza naturais da juventude, esclarecendo tudo com tenacidade até reconhecerem que estavam erradas a respeito do Sr. Toda.
A essência da relação de mestre e discípulo no Budismo Nichiren Daishonin (o Buda dos Últimos Dias da Lei) nas orações e nos esforços do discípulo para apoiar firmemente o mestre em épocas adversas.
Makiguchi sensei e Toda sensei (primeiro presidente da Soka Gakkai e segundo presidente da Soka Gakkai), eram unidos no coração e na mente; assim também era o Sr. Toda e eu (segundo presidente da Soka Gakkai e o atual terceiro presidente da Soka Gakkai Dr. Daisaku Ikeda). Nossos elos de mestre e discípulo transcendem a vida e a morte. Herdeiro do genuíno espírito de Toda sensei, lutei contra os “três poderosos inimigos” e transformei a Soka Gakkai na organização grandiosa que é hoje. Meus dois predecessores e eu assentamos o caminho Soka de mestre e discípulo. Esse caminho é a base. Contanto que a Soka Gakkai dê continuidade ao espírito de mestre e discípulo dos três primeiros presidentes. Prossegirá se desenvolvendo e prosperando eternamente, e terá êxito em concretizar o kossen-rufu (Paz mundial).
Espero que vocês, meus sucessores da Divisão dos Jovens, herdem o espírito de luta dos três primeiros presidentes em prol do kosen-rufu e vençam, sem falta, em todos os seus empreendimentos. Conto com vocês!
Edição 2.390 7 de setembro de 2017 FILOSOFIA BUDISTA Pagina-A3
A prática dos conceitos budistas na vida moderna
Adorne sua vida com uma preciosa joia
A fé é o que diferencia um buda de um mortal comum
Em carta a um discípulo, Daishonin explica que a realidade última existe e está nas profundezas da vida de todos as pessoas. Ele assegura: “ A Torre de Tesouro não existe fora dos homens e das mulheres que abraçam o Sutra do Lótus”.
Os atributos e as qualidades do Buda já estão na vida de cada indivíduo. O propósito do Sutra do Lótus, bem como a missão daqueles que o praticam, é ativar as qualidades do Buda existentes nas profundezas da vida e trazê-las para o mundo. O Sutra do Lótus é o que conecta essas duas realidades. Daishonin revelou a recitação do daimoku (Nam-myoho-renge-kyo), como prática do Sutra do Lótus, como forma de possibilitar que a Torre de Tesouro surja de dentro da nossa vida. Como ferramenta para essa prática, ele inscreveu um mandala, o Gohonzon, que representa, em caligrafia chinesa, a Cerimônia no Ar, e é uma representação da natureza de buda presente em tudo.
Nichiren Daishonin (o Buda dos Último Dias da Lei) descreve as sete joias que adornam a Torre de Tesouro como a representação das virtudes de “ouvir o ensinamento correto, acreditar nele, seguir os preceitos, dedicar-se à meditação, praticar assiduamente, renunciar aos apegos e refletir sobre si mesmo”. De maneira significativa, essas qualidades não são de uma figura de um buda venerável e sim daqueles que estão se esforçando para alcançar o estado de buda. É pelo empenho que as qualidades da natureza de buda inerentes à nossa vida se manifestam
Enxergar a Torre de Tesouro é reconhecer a natureza de buda que existe em cada um de nós. É estar em cada um de nós. É está ciente da grande dignidade da vida, tanto a nossa vida como a dos outros, protege-la. A fé na natureza de buda inerente é o que diferencia um buda de um mortal comum.
Como o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, afirma, “A ‘torre adornada com os sete tesouros’ é a grande e digna forma original de nossa vida”.