ROTANEWS176 23/05/2024 06:00
Raça tem temperamento reservado e carrega rótulo de ‘braveza’; entenda o que dizem os profissionais do ramo
Peludos, donos de línguas roxas e com posturas elegantes. É assim que os cães da raça Chow-chow podem ser definidos. Mas, além destas características físicas que chamam a atenção, estes cachorros são rotulados como animais bravos e perigosos por grande parte da população.
Para entender melhor o comportamento deles e desmistificar alguns pré-julgamentos, a reportagem do Canal Pet entrevistou três profissionais do ramo: a médica veterinária Meire Nascimento Lima, o zootecnista Claudio Fudimoto e o adestrador Richardson A. Zago.
Em relação ao comportamento destes animais , Meire Nascimento Lima, que também é coordenadora clínica, expõe que eles costumam ser “reservados” e “independentes”, com jeitos que se assemelham ao dos felinos. A veterinária ainda pontua que, embora tenham um temperamento mais singular, também são “amorosos”.
RN176 Chow-chow é uma raça de cães do tipo spitz é originária da China. Cão versátil, a raça foi utilizada para várias funções, tais como cão de guarda, cão de caça e cão de trenó. Conhecido por sua distinta língua “azul”. Sua linga azul ela tem um melanina, um tipo de proteína presente no organismo que é responsável pela pigmentação de todo o corpo.
“É um cão com um perfil felino. Ou seja, ele é uma raça mais independente. Tem um comportamento mais reservado, mas também é amoroso, fiel e bastante protetor, principalmente com as pessoas com que convive”, destaca.
Já Richardson A. Zago comenta que a raça “tende a ser agressiva”, porém ressalta o tratamento que o pet recebe em casa é outro fator que influencia na personalidade dele. “Na verdade, no Brasil, essa é uma realidade: o Chow-chow tende a ser um cão agressivo. Mas isso não é genética pura. Isso é o manuseio. Como a gente lida com um cachorro, como ele é educado e criado. Existem vários motivos”, defende.
Gostam de carinhos?
Embora seja companheira do dono e goste de atenção, a raça prefere ter o próprio espaço garantido. O zootecnista Claudio Fudimoto alerta que estes pets “não são muito fãs de afagos e carinhos” e enfatiza que episódios de agressividade podem ocorrer com “crianças” e “pessoas” que “gostam de agarrar os cães”.
“A aparência do Chow-chow, peludo e com língua roxa, o faz ser um cão parecido com ursos de pelúcia. Isso pode trazer a ilusão de que são cães fofos e meigos”, pondera ele, que tem pós-graduação em Comportamento, Bem Estar e Adestramento de Animais Domésticos.
“É uma raça especificamente mais reservada, não é uma raça, por exemplo, que vamos pegar no colo toda hora, ficar fazendo carinho o tempo todo. Eles não aceitam esse contato direto o tempo inteiro”, complementa Meire Nascimento Lima.
No entanto, a veterinária reforça que eles gostam de carícias, desde que tenham o “tempo” respeitado. “Lógico que, assim como todo cão, ele gosta de um carinho, de uma atenção. Só que tudo isso é no tempo dele”, analisa.
Adestramento ajuda na sociabilização
É consenso entre os especialistas da área que o apoio de um adestrador auxilia no relacionamento do Chow-chow não apenas com os donos, mas também com outros cães. Isso vale tanto para os primeiros meses de vida, quando ainda é um filhote, quanto para a fase adulta.
“Quando você trabalha o adestramento focado no comportamento, aspectos negativos e positivos são trabalhados. Com isso, vamos tentar entender a origem do problema, o motivo que pode estar fazendo o cão ser agressivo e em quais situações. No adestramento, fazemos uma nova associação, criamos novas memórias”, argumenta Richardson A. Zago, que comanda uma empresa especializada em comportamento canino.
O que fazer em caso de mordida?
Em caso de mordida pela raça Chow-chow ou qualquer outra, a indicação é lavar o local com água corrente e sabão apenas. Além disso, é importante parar o sangramento com um pano limpo e procurar uma instituição hospitalar. Isso porque microrganismos podem ocasionar complicações maiores, como infecções e até raiva, caso o animal que deu a mordida não esteja com o esquema vacinal atualizado.
“O encaminhamento para um pronto-socorro é necessário para avaliar o corte e ver se vai ser necessário tomar uma medicação específica para aliviar a dor. Pode ser que a pessoa mordida precise tomar uma vacina contra a raiva e fazer um acompanhamento para verificar se está tudo bem”, detalha Meire Nascimento Lima.
Chow-chow é perigoso e agressivo?
Dizer que a raça é perigosa e agressiva seria uma generalização, tendo em vista que estes cães também são amorosos, carinhosos e protetores, conforme explicado pelos especialistas. No entanto, é necessário observar que os Chow-chows têm um comportamento reservado e independente e que, em alguns casos, eles podem, sim, ser agressivos.
O adestramento é importante para que o cão consiga se socializar não apenas com as pessoas com quem convive, mas também com outros animais. Com crianças, a atenção precisa ser redobrada, já que os pequenos, de forma geral, gostam de acariciar os pets e não têm tanto cuidado quando fazem isso.
FONTE: CANAL DO PET