ROTANEWS176 E POR SAÚDEEMDIA 12/06/2022 08:00
Nutricionista revela o poder que alguns ingredientes podem ter em nosso organismo. Conheça os calmantes naturais
Reprodução/Foto-RN176 Calmantes naturais também estão presentes na alimentação – Shutterstock
Os calmantes naturais são boas alternativas para quem possui uma vida agitada, atarefada e não consegue descansar direito. De acordo coma OMS (Organização Mundial da Saúde) , aproximadamente 40% dos brasileiros sofrem com algum tipo de dificuldade para dormir. Um dado alarmante, já que a insônia pode provocar diversos danos para a saúde, como depressão, obesidade, carências imunológicas e até mesmo doenças cardiovasculares .
Para evitar que uma simples dificuldade para dormir se torne um problema crônico de insônia, uma boa opção é apostar nos calmantes naturais. São alguns alimentos ricos em substâncias que conseguem ajudar o organismo a recarregar suas energias durante o sono.
“O triptofano, assim que reconhecido pelo nosso cérebro, estimula a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, que é responsável pela regulação do sono, bom humor e sensação de bem-estar. A ingestão de vitamina B6 e magnésio ajuda na produção do triptofano em nosso corpo”, explica a nutricionista Bettina Del Pino.
Com o auxílio da especialista, separamos uma lista de calmantes naturais que podemos consumir durante o dia. Confira:
- Grãos integrais:grandes fornecedores de carboidrato, contêm vitaminas e minerais que podem auxiliar numa melhor absorção de triptofano.
- Castanhas e sementes:são fontes ricas em triptofano. Além disso, fornecem magnésio ao corpo, substância que auxilia no combate dos efeitos do hormônio do estresse.
- Aveia:é fonte de melatonina, conhecida popularmente como hormônio do sono. A substância auxilia a adormecer mais facilmente.
- Grão-de-bico, ervilha, feijão, lentilha e soja:fontes ricas de triptofano, além de vitaminas do complexo B, que ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso.
- Banana:rica em triptofano, carboidratos e magnésio, responsáveis pelo auxílio na produção de hormônios como a serotonina e melatonina, que contribuem para a qualidade do sono.
- Frutas vermelhas e kiwi:são ricas em antioxidantes, que favorecem o controle e o tratamento dos distúrbios do sono.
- Maracujá:tem propriedades calmantes, que atuam diretamente no sistema nervoso central, produzindo efeito analgésico e relaxante muscular.
Bônus – O que evitar para dormir melhor
“Deve-se evitar bebidas com cafeína: chá preto, chá mate, chá verde, café e energético. Alimentos gordurosos, frituras, refrigerante e bebidas alcoólicas também. Uma alimentação saudável e balanceada é forte aliada no combate à insônia. Mas, é aconselhável que as pessoas procurem acompanhamento médico”, finaliza Bettina.
Fonte: SportLife