RIO DE JANEIRO
ROTANEWS176 E POR IG 02/04/2019 17:44
Prefeito do Rio é acusado de crime de responsabilidade na renovação de contratos; cinco pedidos de impeachment já foram protocolados na Câmara
Reprodução/Foto-RN176 Marcelo Crivella nutre uma relação conflituosa com a Câmara Municipal – Valter Campanto/Agência Brasil
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta terça-feira (2), a abertura de um processo de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella (PRB). O pedido foi protocolado pelo fiscal da Secretaria da Fazenda Fernando Lyra Reys, que acusa o prefeito de crime de responsabilidade. 35 vereadores votaram pela aberutra do processo e 14 contra. Ainda houve uma abstenção e um impedimento.
Leia também: Crivella diz em evento que Rio é uma “esculhambação completa”
Este foi o segundo pedido de impeachment contra Marcelo Crivella que a Câmara analisou em menos de uma semana. O primeiro, apresentado pelo advogado Pablo Filipe de Andrade, alegava que o prefeito teria praticado pedaladas fiscais. O texto, no entanto, foi recusado pelo presidente da Câmara, Jorge Felippe (MDB).
Diferente da primeira vez, Felippe decidiu levar o pedido à votação da Casa. Para o autor do novo pedido, o prefeito teria cometido crime de responsabilidade ao renovar contratos com empresas de publicidade que exploram mobiliários urbanos, como pontos de ônibus e relógios. A medida de dezembro de 2018 teria favorecido a OOH Clear Channel e a JCDecaux.
Leia também: Marcelo Crivella deixa de gastar R$ 500 milhões na prevenção de enchentes
As empresas podiam explorar o serviço por 20 anos e, depois disso, o mobiliário se tornaria posse do município. Porém, ao fim do prazo uma emenda foi apresentada pelo Poder Público para renovar a concessão. De acordo com Reys, isso causou prejuízos aos cofres públicos.
Crivella tem uma relação conflituosa com a Câmara Municipal . Os representantes dizem ter pouco espaço para solicitar obras e serviços em suas bases eleitorais. Eles também se queixam de descumprimento de acordos políticos. Já Crivella, diz que é vítima de um complô por não ceder a interesses escusos.
Um sintoma desta tensão é que na semana passada os vereadores tentaram aprovar uma mudança na Lei Orgânica do Município, com o objetivo de facilitar as eleições indiretas em caso de afastamento do prefeito.
Leia também: “Ele é o inimigo público número 1”, diz advogado que pediu impeachment de Gilmar
No total, este é o quinto processo de impeachment de Marcelo Crivella protocolado na Câmara. A Prefeitura preferiu não comentar o assunto.
There’s certainly a great deal to know about this subject. I really like all the points you made.
Tradução: Há certamente muito a saber sobre esse assunto. Eu realmente gosto de todos os pontos que você fez.
Excellent pieces. Keep posting such kind of information on your site.
Im really impressed by it.
Hi there, You have performed an incredible job. I will certainly digg it and individually suggest to
my friends. I’m confident they’ll be benefited from this website.
Hello it’s me, I am also visiting this web site on a regular
basis, this website is really nice and the people are in fact
sharing nice thoughts.
This site certainly has all the info I needed concerning this subject and didn’t know who to ask.