Caminhar com Ikeda sensei

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 03/01/2020 06:20

NOTICIAS

REDAÇÃO / COLABORAÇÃO LOCAL

Grupos horizontais da Divisão Feminina se reúnem em encontros virtuais

Reprodução/Foto-RN176  Foto Editora Brasil Seikyo – BSGI

As cortinas de setembro foram fechadas com muitas ovações e emoção — os grupos Fukuchi, Flores do Campestre e Mamorukai, todos da Divisão Feminina (DF), se reuniram durante o mês para comemorar as vitórias e renovar a decisão rumo a 2021. Os encontros foram virtuais, mas o que não faltou foi calor humano.

Vinte e cinco anos do Fukuchi

Quando 2020 iniciou, as integrantes do grupo de dança Fukuchi se preparavam para comemorar seu jubileu de prata, tendo como ponto alto um espetáculo. Entretanto, com a suspensão das atividades presenciais, os planos precisaram ser ajustados.

Sem se deixarem abalar, imbuídas do sentimento de “shitei funi é minha vida”, elas decidiram realizar a primeira apresentação virtual em comemoração da data. A coreografia apresentada foi intitulada “Menina Guerreira”.

Foram 54 participantes das atuais integrantes e veteranas desses 25 anos de história. Entre elas, Meiry Hirano, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, durante as suas palavras afirmou: “Foram anos dourados em que cada uma pôde aprender com as outras, impulsionando a prática da fé. A evidência dessa prática está no bailar de cada integrante. Todas temos de encarar esta atividade como ponto de partida para os próximos 25 anos. Vamos vencer todas as nossas questões”.

Luciana Sunagawa, coordenadora do Fukuchi, incentivou as integrantes a decidir que 2020 fique marcado como o ano em que todas as mulheres do grupo se levantaram e venceram! “A atividade do jubileu de prata acontece no calendário somente uma vez, mas devemos revivê-la em nosso coração diariamente.”

Flores do Campestre

Na manhã do dia 23 de setembro, líderes de Sub. e acima do grupo Flores do Campestre se reuniram virtualmente em torno da coordenadora da DF da BSGI, Meiry Hirano, para um balanço deste ano.

A emoção esteve presente durante todo o encontro com os relatos de vitórias de representantes e com as homenagens apresentadas pelas responsáveis pelo grupo. Com o coração acelerado, as integrantes receberam os incentivos da coordenadora da DF, que discorreu sobre a rede de solidariedade das 100 mil mulheres, enfatizando a importância da recitação contínua do daimoku neste momento de pandemia e de superação. Destacou o carinho e a atenção de Ikeda sensei com o empenho e as ações da DF do Brasil em não deixar ninguém para trás.

Finalizando, Meiry Hirano citou uma passagem do livro Coragem, na qual o Mestre diz: “Tem que se manter sempre realizando uma ação positiva e com essa ação positiva nós vamos trilhar o caminho da vitória! Vencer significa jamais sucumbir ao derrotismo”.

Encontro Mamorukai

De forma inédita, o Mamorukai promoveu, no dia 24 de setembro, seu primeiro encontro virtual, com 67 integrantes conectadas, entre líderes de RM e acima do grupo, ao lado das líderes da DF da BSGI.

Wilma Harumi Ishikawa Kan, coordenadora-geral do Mamorukai, iniciou o encontro ressaltando ser o momento da pandemia uma oportunidade de aprimorar ainda mais os direcionamentos do grupo no lar.

Marcelle Biscaro Alves, coordenadora do grupo, compartilhou orientações do Mestre sobre a harmonia familiar, relembrando os direcionamentos: “tudo começa comigo”; a importância de ser o sol do lar; a consciência de que a boa sorte vem do coração; e a recitação do daimoku como base de tudo. Todas também foram incentivadas a continuar a se empenhar na grandiosa rede de solidariedade das 100 mil mulheres.

Ao final, Meiry Hirano agradeceu a dedicação das integrantes no movimento de forte oração “Muito Mais Daimoku” pela saúde de todos e pela transformação do veneno em remédio neste período da pandemia. Incentivou-as a manifestar a condição de bradar “A minha família é harmoniosa!”, reconfirmando a boa sorte de ter a extraordinária prática da fé. “Então, unindo nossa voz, nossa oração, vamos enriquecer ainda mais nossa vida com vitórias.”

Meiry finalizou suas palavras reforçando o fato de estarmos vivendo o primeiro ano da década rumo ao centenário da Soka Gakkai. “Dessa forma, em gratidão a Ikeda sensei e à Sra. Kaneko, vamos apoiar os preciosos jovens por meio da nossa oração, com o coração jovial e comprovando grandes benefícios.”