ROTANEWS176 13/10/2023 08:25 EDITORIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do JBS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
A planta índigo, ou anileira, é usada desde o passado para tingimento. Uma curiosidade desse processo é que, quanto mais se mergulha algo na tinta, um azul ainda mais intenso surge.
Utilizando-se dessa metáfora, que também consta no Sutra do Lótus, Ikeda sensei dedicou esforços e depositou seu tempo no treinamento e na criação dos jovens, mergulhando-os várias e várias vezes em desafios para extrair a mais intensa e inesquecível vitória.
Ao fundar a BSGI, em 19 de outubro de 1960, o Mestre depositou no solo brasileiro as sementes para se cultivar jovens que seguissem firmemente seus passos na jornada do kosen-rufu.
Nesta edição do Brasil Seikyo, você viajará na história da BSGI e no ciclo do primeiro ano da Academia Índigo, que coloriu de maneira brilhante o “azul mais azul que o índigo”.
Como se observasse esses jovens firmarem o juramento, Ikeda sensei declara em seu poema completo nesta edição.
O kosen-rufu é o desejo do Buda, e
o grande caminho da esperança da humanidade.
Felicidade das pessoas e a paz do mundo —
não há existência tão valorosa e sem arrependimentos
como aquela do juramento seigan de viver por
esse nobre ideal.1
Enxergando o mundo com lentes coloridas, Maria Cristina Serravalle Gomes, do Rio de Janeiro, se mantém na órbita eterna de mestre e discípulo. Ela diz que seu relato é uma canção, e o daimoku, seu canto da vitória. De maneira emocionante, afirma: “Quero renascer fukushi!”.2 Veja relato na íntegra nesta edição.
A trajetória vitoriosa de Cristina é a prova da correnteza que cresce e pulsa com mais e mais vigor, e comprova as palavras do discurso de Ikeda sensei exibido na 15ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai:
Reprodução/Foto-RN176 Galhos de uma variedade da planta índigo
Uma pessoa forte, que tem uma forte energia vital, transforma todos os sofrimentos e tristezas em um elemento essencial para a felicidade. (…) Em nossas atividades da Soka Gakkai, em nosso trabalho e em nossa vida em geral, somos confrontados, em certo sentido, por uma contínua série de problemas e sofrimentos. Mas a Lei Mística é a lei maravilhosa que transforma todos esses sofrimentos em elementos e causas essenciais para a felicidade. (…) A Lei Mística é a lei eterna e imperecível do universo e de toda a vida. Essa lei contém a “chave secreta” para a felicidade.3
Desejamos a você, leitor, uma profunda imersão neste BS repleto de incentivos e que, por meio da leitura feita repetidas vezes, você extraia coragem e sabedoria!
Ótima leitura!
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 2.644, 14 out. 2023, p. 3.
- Fukushi: Quem nasce em uma família de praticantes do budismo.
- Brasil Seikyo, ed. 2.644, 14 out. 2023, p. 3.
Ilustração: GETTY IMAGES
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO