ROTANEWS176 E POR MYBEAUTY 20/08/2019 18:00 Por Marcella Mancinelli
O câncer de mama é segundo tipo mais comum em mulheres. Assusta, e com razão. Veja como se prevenir
Reprodução/Foto-RN176 Imagem: Divulgação e Reprodução / @anafurtado
Os números de casos de câncer de mama crescem a cada ano. Segundo o Inca(https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama), são esperados quase 60 mil novos casos em 2019. O motivo desse aumento contínuo? Os especialistas especulam: a vida da mulher moderna exige esforços. E não é fácil balancear os contratempos da vida profissional com os da pessoal sem atingir um alto nível de estresse, um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Confira outros três:
1- Alto nível de estresse
2- Alimentação desregrada
3- Altas doses de álcool
4- Falta de sono
Sim, no meio da tanta correria, vários hábitos perigosos passam como comuns. Acontece que as consequências são de alto risco, podendo até mesmo elevar em um terço o risco de desenvolver câncer de mama.
Leia também: Câncer de Pele: As Famosas Que Já Sofreram Com a Doença
Para mais detalhes, conversamos com o Dr. Idam Oliveira Junior, mastologista do Hospital de Amor, em São Paulo.
Alguns hábitos que muitas vezes passam despercebidos podem contribuir para o desenvolvimento do câncer de mama. Aqui vai uma lista que contém os principais deles:
1- Alimentação desregrada
Reprodução/Foto-RN176 Imagem: Reprodução / @anafurtado
O momento de se sentar e fazer uma boa refeição tem sido rapidamente substituído por fast foods e food trucks. Umas das principais formas de evitar o câncer é ter uma alimentação saudável, com muitas frutas, verduras e legumes, ser fisicamente ativa e manter o peso corporal adequado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde a adoção de uma boa qualidade de vida pode reduzir em até 28% a chance de se desenvolver câncer de mama”, diz o Dr. Idam Oliveira.
Acontece que o consumo excessivo de alimentos industrializados com alto índice de nitritos e nitratos favorece a formação de tumores. Na pressa, levar uma fruta na bolsa é uma pode pedida.
2- Altas doses de álcool
Quem não ama uma boa taça de vinho ao fim de um longo dia de trabalho, ou brindar com amigos no fim de semana? Mas o consumo precisa de álcool precisa se manter dentro de uma cota segura: apenas um drinque por dia para as mulheres.
Especialmente em mulheres com deficiência de ácido fólico (uma vitamina do complexo B), a ingestão de álcool pode afetar os níveis de estrogênio, o que atinge diretamente o aumento dos riscos de câncer de mama.
O permitido por médicos é de apenas 330 ml de cerveja (uma latinha) ou 30 ml de vodka por dia. Ah! E não vale passar a semana sem beber e compensar no final de semana. Qualquer dose muito alta de álcool ingerida no mesmo dia causa extremos danos ao organismo.
3- Alto nível de estresse
O estresse e o câncer de mama andam lado a lado. A ativação do sistema nervoso prepara o tecido ósseo para a metástase das células tumorais, o que diminuiu o tempo de vida. “Geralmente, mulheres que apresentam má qualidade de sono são ansiosas e mais estressadas. E essas emoções estão relacionadas a hábitos de vida não saudáveis, fatores de risco para o desenvolvimento do câncer”, Dr. Idam Oliveira Junior completa.
O sistema nervoso estimula a remodelação óssea e usa algumas moléculas de sinalização, estimulando a disseminação do câncer de mama para os ossos.
4- Falta de sono
A falta de sono pode resultar em tumores mais agressivos. Não apenas o câncer de mama, dormir mal também pode desencadear outras doenças, como obesidade, diabetes e doenças cardíacas. “Geralmente pessoas que apresentam má qualidade de sono são ansiosas e mais estressadas, se relacionando a hábitos de vida não saudáveis os quais são fatores de risco para o desenvolvimento do câncer.” O Dr. Idam afirma.
Durante as horas de sono, o corpo produz um hormônio chamado melatonina, que tem sido considerado como um forte agente contra o câncer de mama.