Câncer de rim: fatores de risco, sintomas e tratamento

ROTANEWS176 01/06/2024 09h33                                                                                                                              Por Juliany Rodrigues

Em estágios iniciais, o câncer de rim pode ser silencioso e não apresentar sintomas. Saiba mais!

 

O câncer de rim acontece quando as células desse órgão começam a crescer de maneira descontrolada, levando à formação de tumores malignos.

Reprodução/Foto-RN176 Saiba a importância do diagnóstico precoce do câncer renal | Foto: Robina Weermeijer/Unsplash / Boa Forma

“É importante ressaltar que os tumores de rim são doenças heterogêneas e existem mais de 20 subtipos histológicos, sendo fundamental realizar o reconhecimento específico para definir o tipo de tratamento”, afirma a Dra. Isabela Werneck, patologista associada a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).

“As causas do câncer de rim ainda não são completamente compreendidas, mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais desempenham um papel significativo”, afirma o  Dr. Bruno Zawadzki, nefrologista e Diretor Médico Nacional da DaVita Tratamento Renal.

Quais os fatores de risco do câncer de rim?

Diversos fatores podem aumentar o risco de desenvolver o câncer de rim, sendo que os principais são:

– Obesidade;

– Tabagismo;

– Hipertensão;

– Histórico familiar de câncer de rim;

– Doenças genéticas;

– Idade avançada;

– Uso de certos medicamentos.

Quais os sintomas do câncer de rim?

Os sintomas mais comuns do câncer de rim incluem:

– Perda de peso inexplicada;

– Fadiga excessiva;

– Febre intermitente;

– Massa palpável na região abdominal;

– Presença de sangue na urina;

– Dor persistente na região lombar ou lateral.

No entanto, o Dr. José Maurício Mota, oncologista especialista em tumores oncológicos, alerta que o câncer de rim, especialmente em estágios iniciais, pode ser silencioso.

“Vale destacar também que esses sintomas podem ser indicativos de outras doenças, por isso, a avaliação médica é fundamental”, lembra o Dr. Bruno.

 Como é feito o diagnóstico do câncer de rim?

O diagnóstico do câncer de rim começa com uma avaliação clínica detalhada. Exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, também são necessários.

“Em casos suspeitos, pode ser realizada uma biópsia renal para confirmar o diagnóstico, na qual uma pequena amostra do tecido renal é examinada microscopicamente”, afirma o Diretor Médico Nacional da DaVita Tratamento Renal.

O Dr. Bruno ainda ressalta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer. “Isso aumenta significativamente as chances de cura e tratamentos menos invasivos. Tumores detectados em estágios iniciais são mais facilmente removíveis cirurgicamente antes de se espalharem para outras partes do corpo”, comenta.

Como prevenir o câncer de rim?

A prevenção do câncer de rim envolve a adoção de um estilo de vida saudável e ativo. “Manter um peso saudável, controlar a pressão arterial, evitar o tabagismo e a exposição à substâncias tóxicas são medidas essenciais, assim como a prática regular de atividade física e uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras”, orienta o Zawadzki.

FONTE: BOA FORMA