Cadela foi flagrada pelo Bom Dia Brasil tirando 25 garrafas em 20 minutos. ‘Ela é muito inteligente’, diz funcionário de limpeza do rio.
ROTANEWS176 E G1 01/06/2015 14h11
Reprodução/Foto-RN176 Sabrina gosta de trabalhar com seus companheiros de serviço se depender dela ela quer trabalhar constantemente sem intervalo ( Foto TV Globo)
O cão flagrado na última quinta-feira (28) pelo Bom Dia Brasil colhendo garrafas pet no Rio Tietê, em São Paulo é na verdade uma cadela chamada Sabrina. Ela vive no alojamento dos funcionários responsáveis pela limpeza das margens do rio. A equipe da TV Globo flagrou a cadela mergulhando no rio e retirando 25 garrafas em 20 minutos.
Segundo reportagem de Filippo Mancuso e Dennys Leutz que foi ao ar no ‘Jornal Hoje’ desta segunda-feira (1º), Sabrina vive há dois anos no canteiro de obras do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), que faz o trabalho de limpeza do Tietê.
Reprodução/Foto-RN176 A cachorro trabalhando na coleta das garrafa pet encontrada na beira do Rio Tietê na marginal do Tietê (Foto: Reprodução/TV Globo)
De tanto assistir seus donos recolhendo lixo na beirada do rio a cadela tomou gosto pela coisa.
“A primeira vez ela ficou rodando, andado e ficou ali também acompanhando aquela máquina pegando a sujeira”, conta o maquinista do barco Clóvis Lima da Silva. “Ela foi indo, acostumou e até hoje está desse jeito aí. Com uma cachorra que nem a Sabrina o trabalho fica mais tranquilo.”
Reprodução/Foto-RN176 Cão que tira garrafas do Tietê é fêmea e vive com o pessoal que limpa o rio abordo da traga que limpa o Rio Tietê (Foto: Reprodução TV Globo)
O mecânico Luiz Lini diz que a cadela “é muito inteligente”. “É um animal que cativa todo mundo”, afirma. A cachorra pega até sacos de lixo.
Desde 2011, o DAEE já retirou 15 milhões de toneladas do Rio Tietê. Veterinários ouvidos pela reportagem dizem que ela está sujeita a muitas doenças, como a leptospirose. Segundo os funcionários, a cachorrinha Sabrina é vacinada.