Castelo da unicidade de mestre e discípulo

ROTANEWS176 27/10/2023 11:05                                                                                                                                ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Dez anos de fundação do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu marcam renovada partida rumo à vitória em 2030, centenário da Soka Gakkai.

 

Reprodução/Foto-RN176 Aspecto magnífico do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu –  Foto: Seikyo Press

O Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu (Daiseido, em japonês) foi inaugurado em 18 de novembro de 2013 e representa a consolidação da unicidade de mestre e discípulo, assim como o juramento seigan pela concretização do kosen-rufu, desejo e testamento máximo do buda Nichiren Daishonin.

Na mensagem para a inauguração, o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, destaca:

Este grande castelo é a suprema torre de tesouro entre os seres humanos onde os cidadãos do mundo da Lei Mística se reúnem superando quaisquer diferenças e incentivam-se mutuamente e avançam contínua e ininterruptamente rumo ao juramento seigan: paz, tranquilidade e felicidade de cada pessoa; prosperidade da sociedade, paz do mundo e transformação do destino da humanidade.1

Assim, desde a sua inauguração, milhares de membros da Soka Gakkai do Japão e do mundo têm visitado o Auditório do Grande Juramento para reconfirmar sua determinação de atuar pela paz em sua respectiva localidade com base nos princípios humanísticos budistas e no sincero desejo de corresponder às expectativas do Mestre. Atualmente, a visitação ao Daiseido está gradativamente sendo retomada devido aos cuidados sanitários e de saúde decorrentes da pandemia da Covid-19.

Ao entrar no Auditório do Grande Juramento, há o Monumento do Juramento Seigan pelo Kosen-rufu, e nele é possível visualizar uma caligrafia gravada em placa com a palavra “Kosen-rufu” com a inscrição no estilo vigoroso de Ikeda sensei. Num trecho consta: “O kosen-rufu do Jambudvipa [o mundo inteiro] é o testamento de Nichiren Daishonin. A Soka Gakkai é a única organização religiosa da correta linhagem que realiza o kosen-rufu”.2

Reprodução/Foto-RN176 Monumento do Juramento Seigan pelo Kosen-rufu – Foto: Seikyo Press

No auditório, encontra-se o Gohonzon de Consagração Permanente da Soka Gakkai com a seguinte inscrição: “Grande Desejo pela Concretização do Kosen-rufu, a Propagação Benevolente da Grande Lei”. Sobre ele, Ikeda sensei ressalta:

Eu, como discípulo de unicidade do presidente Josei Toda, meu mestre, vim protegendo solenemente este Joju Gohonzon na Sala Shitei da sede. Para a concretização do grande desejo da “Propagação Benevolente da Grande Lei” e da “Concretização do Kosen-rufu”, parti para o mundo. Fiz do juramento de “estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra” do nosso primeiro presidente, professor Makiguchi, que se martirizou na prisão lutando contra o regime militarista, meu próprio juramento, e vim expandindo a grande rede de solidariedade da paz, cultura e educação em todo o planeta.

Diante deste Gohonzon, vim orando pela saúde, longevidade e felicidade de todos os companheiros, como também pela sua revolução humana e a consecução do estado de buda na presente existência, visualizando a criação de pessoas de grande valor, genuínos seres humanos herdeiros por todo o eterno futuro. (…)

Como o Sutra do Lótus afirma, os senhores são bodisatvas que aqui se reúnem imbuídos de coragem, vindos de todas as partes do mundo, em perfeita “fusão da realidade e da sabedoria” (kyochi-myogo) com o Gohonzon do Kosen-rufu. Esta é, de fato, uma assembleia dourada em que a vida de grande juramento do remoto passado inicia uma renovada partida como o brilhante sol da alvorada, com a disposição de ter renascido agora.3

Para cumprir essa grandiosa missão, no Brasil, os integrantes da BSGI têm se dedicado incansavelmente a construir uma sociedade de paz, desafiando inúmeras dificuldades, como os causados pela recente pandemia do coronavírus. Em especial, vêm se fortalecendo por meio do estudo do budismo, atuando intensamente nas organizações de base e criando um ambiente propício para o surgimento dos jovens sucessores que se encarregarão do futuro da humanidade. Visando celebrar vitoriosamente o centenário da Soka Gakkai e os setenta anos da BSGI em 2030, inicia-se agora uma nova etapa do movimento pelo kosen-rufu empreendido pela BSGI. O presidente Ikeda expressa suas expectativas na atuação dos companheiros do Brasil e do mundo, enfatizando:

A partir de hoje, desejo iniciar um grande avanço da justiça e da esperança, alçando voo com alegria para a nova era do kosen-rufu mundial, fazendo deste castelo o Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu. O que os senhores acham?
“Este é meu juramento” — fazendo arder ainda mais fortemente a chama desta decisão, vamos nós, da família Soka, junto a este Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, nos comprometermos mutuamente a adornar nossa vida com a conquista de uma indestrutível existência de grandes vitórias e plena realização, superando resolutamente todas as adversidades com união harmoniosa e vivacidade.4

Reprodução/Foto-RN176 Gongyo em torno do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, neste auditório – Foto: Seikyo Press

Sobre o Daiseido

Joju Gohonzon inscrito para a Soka Gakkai em 1951. No “Gohonzon de Consagração Permanente da Soka Gakkai” presente no Daiseido está escrito à esquerda do objeto de devoção “Grande Desejo pela Concretização do Kosen-rufu, a Propagação Benevolente da Grande Lei” e, à direita, “Inscrito Eternamente para a Soka Gakkai”. Foi consagrado no dia 5 de novembro, pelo próprio presidente Ikeda.

85 países foram representados na primeira reunião geral no Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu.

Capacidade do auditório principal para 1.400 pessoas.

Desenho do teto é uma fênix, representando o zarpar do Budismo Nichiren como religião mundial.

92 países e territórios e as 47 províncias de todo o Japão representados por pedras depositadas na base do oratório do auditório.

Pedra brasileira reveste o piso da parte térrea.

Oito pilares frontais representam os oito ideogramas deixados para os seres humanos desta era por Shakyamuni e representam o espírito Soka de prezar cada membro da Soka Gakkai como se fosse o Buda.

Edifício de sete andares construído numa base de 22 metros de profundidade para ser seguro em caso de terremoto.

120 mil trabalhadores envolvidos na construção do prédio, que durou dois anos.

No topo: aspecto magnífico do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu

 Fotos: Seikyo Press

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.203, 16 nov. 2013, p. A1.
  2. Leia a íntegra da inscrição no Brasil Seikyo, ed. 2.208, 21 dez. 2013, p. C3.
  3. Brasil Seikyo, ed. 2.203, 16 nov. 2013, p. A1.
  4. Ibidem.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO