Chefão da Emirates acredita que existe demanda para um novo A380

ROTANEWS176 E POR AIRWAY 14/08/2022 14:10                                                                                                    Por Ricardo Meier

Para Tim Clark, presidente da companhia aérea, crescimento da demanda por voos não será equacionada com o A350-1000 e o Boeing 777-9, os maiores jatos comerciais atuais

 

Reprodução/Foto-RN176 Airbus A380 da Emirates; Comprimento: 73 m, Peso: 276.800 kg, Autonomia de voo: 15.400 km, Velocidade, máxima: 1.099 km/h, Voo inaugural: 6 de novembro de 2018, Tipos de motor: Engine Alliance GP7200, Rolls-Royce Trent 900. O A380 (3-A380) acomoda mais de 515 em três classes de serviço passageiros, tem 24 m de altura, 72 m de comprimento e 79 m de envergadura (de ponta a ponta das asas). A aeronave custa US$ 428 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão) Airbus A380 da Emirates perto de voltar ao Brasil (Divulgação) – Imagem: Emirates companhia aérea tem 118 deles em sua frota (EA)

Após ter seu futuro colocado em xeque, o A380maior jato de passageiros do mundo, voltou a ser requisitado por boa parte de suas operadoras, incluindo a Emirate Airline, a maior cliente da aeronave da Airbus.

Com 118 jatos do modelo em sua frota, a Emirates está voando com 80 deles e pretende colocar todos os aviões em serviço em 2023. É um cenário impensável dois anos atrás quando muitos críticos e mesmo empresas aéreas decretaram o fim do imenso avião de dois andares.

Reprodução/Foto-RN176 Sir Tim Clark, presidente da Emirates Airline (EA

Para Sir Tim Clark, o britânico que ocupa o cargo de presidente da Emirates, a aviação comercial sentirá falta do A380 num futuro breve. Para o executivo, o A350-1000 e o Boeing 777-9 não têm capacidade suficiente para substitui-lo.

“O maior será o 777-9, quando chegar ao mercado, que em nossa configuração [terá] 364 assentos contra 484 no A380 com nossa nova economia premium. E eram 519 antes, então você entende onde quero chegar,” disse Clark em entrevista à CNN.

Em seu prognóstico, um crescimento anual do tráfego aéreo de passageiros acabará saturando os aeroportos, obrigando a restrições na oferta e consequentemente elevando os preços dos bilhetes.

Reprodução/Foto-RN176 Classe executiva do A380 (EA)

O presidente da Emirates cita como exemplo a rota Dubai-Londres, que desde outubro de 2021 tem seis voos diários com o A380 sempre lotados.

Motores de fan aberto

Com sua costumeira franqueza, Sir Tim Clark diz ter conversado com a Airbus em mais de uma ocasião sobre um substituto para o A380, se não maior ao menos mais eficiente.

Tecnologias como estruturas em materiais compostos e motores mais econômicos poderiam reduzir o custo operacional da aeronave além de torná-la mais sustentável.

Reprodução/Foto-RN176 A Emirates opera seis voos diários com o A380 para Londres (tataquax/CC)

Uma das tecnologias apontadas por ele é o motor de fan aberto, que será testado coincidentemente em um A380 pela Airbus.

A Emirates, no entanto, parece sozinha em seu apelo para um novo Super Jumbo após a aposentadoria precoce do A380 e o fim da produção do Boeing 747 neste ano.

Reprodução/Foto-RN176 Concepção artística do A380 equipado com um motor de rotor aberto (Airbus)

Com seu hub gigante em Dubai, onde 70% dos passageiros fazem conexões, a companhia aérea do Oriente Médio é uma rara cliente do A380.

Suas concorrentes hoje buscam fragmentar o tráfego aéreo de forma a oferecer mais voos diretos para destinos com menor demanda e onde jatos como o 787, o A330 e mesmo o A321XLR parecem fazer mais sentido.