ROTANEWS176 E POR AIRWAY 14/08/2022 14:10 Por Ricardo Meier
Para Tim Clark, presidente da companhia aérea, crescimento da demanda por voos não será equacionada com o A350-1000 e o Boeing 777-9, os maiores jatos comerciais atuais
Reprodução/Foto-RN176 Airbus A380 da Emirates; Comprimento: 73 m, Peso: 276.800 kg, Autonomia de voo: 15.400 km, Velocidade, máxima: 1.099 km/h, Voo inaugural: 6 de novembro de 2018, Tipos de motor: Engine Alliance GP7200, Rolls-Royce Trent 900. O A380 (3-A380) acomoda mais de 515 em três classes de serviço passageiros, tem 24 m de altura, 72 m de comprimento e 79 m de envergadura (de ponta a ponta das asas). A aeronave custa US$ 428 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão) Airbus A380 da Emirates perto de voltar ao Brasil (Divulgação) – Imagem: Emirates companhia aérea tem 118 deles em sua frota (EA)
Após ter seu futuro colocado em xeque, o A380, maior jato de passageiros do mundo, voltou a ser requisitado por boa parte de suas operadoras, incluindo a Emirate Airline, a maior cliente da aeronave da Airbus.
Com 118 jatos do modelo em sua frota, a Emirates está voando com 80 deles e pretende colocar todos os aviões em serviço em 2023. É um cenário impensável dois anos atrás quando muitos críticos e mesmo empresas aéreas decretaram o fim do imenso avião de dois andares.
Reprodução/Foto-RN176 Sir Tim Clark, presidente da Emirates Airline (EA
Para Sir Tim Clark, o britânico que ocupa o cargo de presidente da Emirates, a aviação comercial sentirá falta do A380 num futuro breve. Para o executivo, o A350-1000 e o Boeing 777-9 não têm capacidade suficiente para substitui-lo.
“O maior será o 777-9, quando chegar ao mercado, que em nossa configuração [terá] 364 assentos contra 484 no A380 com nossa nova economia premium. E eram 519 antes, então você entende onde quero chegar,” disse Clark em entrevista à CNN.
Em seu prognóstico, um crescimento anual do tráfego aéreo de passageiros acabará saturando os aeroportos, obrigando a restrições na oferta e consequentemente elevando os preços dos bilhetes.
Reprodução/Foto-RN176 Classe executiva do A380 (EA)
O presidente da Emirates cita como exemplo a rota Dubai-Londres, que desde outubro de 2021 tem seis voos diários com o A380 sempre lotados.
Motores de fan aberto
Com sua costumeira franqueza, Sir Tim Clark diz ter conversado com a Airbus em mais de uma ocasião sobre um substituto para o A380, se não maior ao menos mais eficiente.
Tecnologias como estruturas em materiais compostos e motores mais econômicos poderiam reduzir o custo operacional da aeronave além de torná-la mais sustentável.
Reprodução/Foto-RN176 A Emirates opera seis voos diários com o A380 para Londres (tataquax/CC)
Uma das tecnologias apontadas por ele é o motor de fan aberto, que será testado coincidentemente em um A380 pela Airbus.
A Emirates, no entanto, parece sozinha em seu apelo para um novo Super Jumbo após a aposentadoria precoce do A380 e o fim da produção do Boeing 747 neste ano.
Reprodução/Foto-RN176 Concepção artística do A380 equipado com um motor de rotor aberto (Airbus)
Com seu hub gigante em Dubai, onde 70% dos passageiros fazem conexões, a companhia aérea do Oriente Médio é uma rara cliente do A380.
Suas concorrentes hoje buscam fragmentar o tráfego aéreo de forma a oferecer mais voos diretos para destinos com menor demanda e onde jatos como o 787, o A330 e mesmo o A321XLR parecem fazer mais sentido.