ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 18/12/2021 10:15
APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
HIROMASA IKEDA
VICE-PRESIDENTE DA SGI
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de Dr. Daisaku Ikeda comprimentando Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI
O volume 30, da Nova Revolução Humana, o último do romance, publicado em dois livros, consiste em seis capítulos: “Grande Montanha”, “Aguardando o Tempo”, “Levantando Voo”, “Sino do Alvorecer”, “Brado da Vitória” e “Juramento Seigan”.
Tendo como cenário 1979, o capítulo “Grande Montanha” fornece uma ideia sobre o espírito de Shin’ichi ao se empenhar para promover o avanço do kosen-rufu diante da primeira problemática do clero. Descreve também como inscreve, nos dias 3 e 5 de maio [logo após a sua renúncia à presidência da Soka Gakkai], quatro peças de caligrafia: “Grande Montanha, “Grande Cerejeira”, “Luta Conjunta” e “Justiça”.
Essas peças de caligrafia só foram divulgadas publicamente muitos anos depois. “Justiça” foi a primeira a ser revelada para os membros da Soka Gakkai em outubro de 2004, 25 anos depois de ter sido inscrita, e “Luta Conjunta” foi exibida em abril de 2009, cinco anos mais tarde.
“Grande Montanha” e “Grande Cerejeira” foram apresentadas na Reunião Nacional de Líderes de junho de 2010. Essa atividade se tornou um importante marco para os discípulos do presidente Ikeda, pois ele optou deliberadamente por não comparecer ao evento.1 Em vez disso, solicitou que esses dois trabalhos de caligrafia fossem compartilhados com os membros, pela primeira vez, e enviou uma mensagem dizendo: “Chegou a hora de dar os toques finais em meu trabalho e deixar tudo para vocês”.
Embaixo dos ideogramas representando “Grande Montanha”, Shin’ichi registrou uma dedicatória:
Meus amigos, oro para que
a sua fé
permaneça inabalável diante de quaisquer tempestades.
De fato, na peça pulsa o espírito da Soka Gakkai de “permanecer inabalável por mais violentas que sejam as tempestades”. Além disso, uma inscrição sob os ideogramas simbolizando “Grande Cerejeira” diz: “Orando para que os benefícios dos meus amigos desabrochem com toda a exuberância” (p. 103). Como retrata o capítulo “Grande Montanha”, Shin’ichi busca encorajar os membros com a convicção de que “Independentemente da árdua provação à qual seja exposto, a lei de ‘causa e efeito’ do budismo é rigorosa e absoluta. Avancem tendo no coração a ‘Grande Cerejeira’ Soka” (p. 103-104).
No mesmo capítulo, ele afirma:
O verdadeiro momento decisivo do discípulo não é quando ele está lutando dia a dia sob orientação do mestre. Podemos dizer que isso é um período de treinamento. O momento decisivo, da vitória ou derrota, é quando o mestre deixar de liderar pessoalmente. (…) Devem se levantar vigorosamente em meu lugar! Todos devem se tornar “Shin’ichi”! (p. 75-76)
Chegou a hora de se levantar com a consciência de que “Eu sou Shin’ichi Yamamoto”. Com fé inabalável como uma grande montanha, este é o momento de cada um de nós fazer florir plenamente essa grande cerejeira — simbolizando a vitória do kosen-rufu.
Budismo é vitória
O capítulo “Aguardando o Tempo” foi serializado no Seikyo Shimbun de março a junho de 2017. Durante esse período, o presidente Ikeda estava visitando várias sedes regionais da Soka Gakkai em Tóquio, como meio de incentivar os membros.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de Dr. Daisaku Ikeda. Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Abarcando os meses que se seguiram à sua renúncia como terceiro presidente, em abril de 1979, o capítulo em si ilustra os esforços de Shin’ichi para visitar e encorajar os membros em Tóquio. Descreve também uma cena no decorrer da Reunião Nacional de Líderes de novembro daquele ano, no Auditório Memorial de Tóquio, na qual, pela primeira vez desde a sua renúncia, ele rege o coro dos participantes entoando uma canção da Soka Gakkai. Enquanto regia, seu coração clamava aos membros de Tóquio, e, de fato, de todos os lugares, que se levantassem e entrassem em ação.
A edição que mostra esse episódio foi publicada em 26 de abril de 2017. Naquele dia, o presidente Ikeda fez a sua 66ª visita ao Auditório Memorial Toda. Lá, no salão adornado com retratos dos dois primeiros presidentes da Soka Gakkai, orou pela vitória, felicidade, saúde e segurança de todos os membros.
No capítulo “Aguardando o Tempo”, também verificamos o seguinte: “Budismo é vitória. Por isso mesmo, nossa missão e nosso destino é alcançar infalivelmente a vitória na luta pelo kosen-rufu, não importando quantos obstáculos encontremos ao longo do caminho” (p. 150).
Em vista disso, empenhemo-nos em estender a mão aos amigos que estão passando por dificuldades e vamos dar o máximo de nós para lhes oferecer incentivo e apoio.
Rumo ao nosso centenário
A data de 6 de junho de 2021 assinalou o 40º aniversário do Dia de Mestre e Discípulo da Europa. Membros de mais de trinta países do continente reuniram-se para o “Encontro do Juramento Seigan da Europa”, realizado nessa ocasião. A voz deles entoando Ode à Alegria, de Beethoven, como parte das celebrações2 propagaram ondas de esperança para membros do Japão e do mundo.
O capítulo “Sino do Alvorecer” narra de maneira minuciosa a origem do Dia de Mestre e Discípulo da Europa. Em 6 de junho de 1981 — aniversário de nascimento do presidente fundador, Tsunesaburo Makiguchi —, os membros da Soka Gakkai se reúnem para um curso de aprimoramento no Centro de Treinamento Europeu, em Trets, França. Shin’ichi participa e sugere: “Gostaria de propor que façamos dessa significativa data o Dia da Europa, tornando-o comemorativo e um marco em que anualmente possam juntos prometer um novo avanço. O que os senhores acham?” (p. 359).
No decorrer de 1981, Shin’ichi realiza várias viagens para fora do Japão com o intuito de se encontrar com os membros e incentivá-los. De janeiro a março, percorre as Américas do Norte e Central, e de maio a julho, visita a União Soviética (URSS) e a Europa, e viaja mais uma vez para a América do Norte.
No capítulo “Levantando Voo”, iniciou-se o ano de 1981. Era o período decisivo (p. 281) para a Gakkai lançar sua contraofensiva em relação às forças que tentavam impedir o avanço do kosen-rufu. Lemos que Shin’ichi decide “se lançar ao mundo junto com os companheiros e assumir verdadeiramente a liderança do movimento pelo kosen-rufu” (p. 282).
Em maio, ele visita a Casa de Tolstói, em Moscou, e a Casa de Goethe, em Frankfurt. Refletindo sobre o fato de esses dois gigantes da literatura terem dedicado a vida à tarefa de escrever, Shin’ichi percebe quão jovem ainda é aos 53 anos e diz a si mesmo: “A verdadeira batalha da vida é a partir de agora” (p. 317). Ele intensifica sua decisão de continuar agindo e prosseguir escrevendo até o último momento de vida.
Após a sua renúncia como terceiro presidente da Soka Gakkai em abril de 1979, havia poucas reportagens sobre as atividades de Shin’ichi no Seikyo Shimbun. Isso porque indivíduos traiçoeiros e interesseiros e um grupo de reverendos da Nichiren Shoshu estavam em conluio conspirando às escondidas para impedir que proferisse orientações nas reuniões e que o jornal organizacional publicasse suas palavras.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de pessoas para entrar para apresentação – Editora Brasil Seikyo – BSGI
No entanto, no dia 30 de abril de 1980, a edição do Seikyo Shimbun estampa um artigo sobre a visita de Shin’ichi a Nagasaki na primeira página. Então, a partir de julho daquele ano, começam a ser serializados seus ensaios “Meus Inesquecíveis Companheiros de Fé”, e em agosto, é retomada a publicação da Nova Revolução Humana, após quase dois anos de suspensão, com episódios do volume 11.
No outono daquele ano, fotos de Shin’ichi participando de uma série de eventos comemorando o 20º aniversário do movimento pelo kosen-rufu nos Estados Unidos são veiculados no Seikyo Shimbun. Suas atividades como presidente da SGI durante a suas viagens de orientação de 1981 ao exterior também são mostradas, proporcionando enorme incentivo aos membros do Japão.
Podemos encontrar uma forma de prosseguir na luta e de contribuir para o kosen-rufu, não importando que tipo de restrições limite nossas ações. É a batalha da sabedoria e da coragem.
Shin’ichi persevera com esse espírito, determinado a animar o coração de seus companheiros.
No dia 18 de novembro de 1980, em uma reunião celebrando o 50º aniversário de fundação da Soka Gakkai, ele brada com a convicção do rugido de um leão: “Vamos, a partir de hoje, com o espírito renovado, iniciar um novo grande avanço objetivando o centenário de fundação da Soka Gakkai em prol da paz, cultura e do kosen-rufu do mundo!”.
Como discípulos do presidente Ikeda, sigamos nos aprimorando com sabedoria e coragem, e asseguremos a vitória neste primeiro decisivo ano da década crucial rumo ao nosso centenário.
Principais trechos
“Mestre é aquele que abre o caminho para o discípulo. E verdadeiro discípulo é aquele que expande e estende amplamente o caminho aberto pelo mestre.” (Grande Montanha, p. 65)
“Independentemente do que acontecesse, continuaria realizando diligentemente as tarefas que estabeleceu para si, dia após dia, sem se desviar da órbita do kosen-rufu — é avançando tal qual o sol em seu curso imutável que existe a glória da vida e também a vitória do kosen-rufu.” (Aguardando o Tempo, p. 111)
“Avançar com a determinação de nos unirmos e trabalharmos juntos pelo bem do kosen-rufu, não importando o que aconteça, seguirmos adiante com a fé embasada no espírito de ‘diferentes em corpo, unos em mente’ — essa é a regra imutável de ouro da Soka Gakkai.” (Aguardando o Tempo, p. 156)
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de Dr. Daisaku Ikeda tocando piano. Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI
“Ao se empenhar de corpo e alma, pode-se oferecer um incentivo que realmente toca e inspira fortemente o coração dos companheiros.” (Levantando Voo, p. 255)
“Nosso movimento budista se inicia a partir do foco em cada pessoa que faz parte da sociedade.” (Sino do Alvorecer, p. 313)
Resumo do conteúdo
Grande Montanha
No dia 24 de abril de 1979, Shin’ichi renuncia à presidência da Soka Gakkai. Após a Reunião Nacional de Líderes de 3 de maio, ele inscreve “Grande Montanha”, “Grande Cerejeira” e “Luta Conjunta” em caligrafia, e, subsequentemente, “Justiça”, no dia 5 de maio.
Aguardando o tempo
Shin’ichi devota-se a oferecer orientações pessoais e prepara o terreno para o futuro. Em 1980, membros das ilhas Shikoku e Amami vão até Kanagawa para se encontrar com o mestre.
Levantando Voo
No dia 21 de abril, Shin’ichi visita a China pela quinta vez. Ao voltar para o Japão, dirige-se a Nagasaki, retornando à linha de frente para assumir a liderança do kosen-rufu. Em 1981, viaja para as Américas do Norte e Central e para a União Soviética.
Sino do Alvorecer — Parte 1
Shin’ichi participa de várias atividades na Europa. Ele visita a Bulgária e se empenha em treinar a Divisão dos Jovens em todo o continente.
Notas:
- Até então, ele costumava participar dessas reuniões mensais e oferecer orientações aos membros.
- Leia no site da Editora Brasil Seikyo, https://www.brasilseikyo.com.br/home/bs-digital/edicao/2591/artigo/999560075