ROTANEWS176 E POR GUIA DO CARRO 25/03/2023 01h48 Por Sergio Quintanilha
GM anuncia o fim da produção do Chevrolet Camaro da sexta geração e terá uma edição final para colecionadores, mas a história não acabou.
Reprodução/Foto-RN176 Mensagem de despedida do Chevrolet Camaro chocou os fãs Foto: GM / Guia do Carro
Uma notícia desta semana chocou os fãs dos muscles cars americanos: o Chevrolet Camaro vai sair de linha. A GM anunciou que a sexta geração terminará na linha 2024 e que haverá uma edição final para colecionadores. Mas a história não é bem assim.
“Este não é o capítulo final da placa de identificação”, disse a GM num comunicado. Tudo indica, portanto, que apenas o Camaro a combustão está saindo de linha; e isso é de fato chocante. Mas haverá um Chevrolet Camaro elétrico, 100% impulsionado por um motor movido a bateria na moderna plataforma UItium.
Enquanto a Stellantis, a Toyota e a Volkswagen buscam diferentes alternativas para o futuro de seus carros, a GM já decidiu que a Chevrolet será 100% elétrica a partir de 2035, inclusive no Brasil. Mas a montadora americana tem pressa em remodelar seus mitos.
Portanto, o Camaro sairá de linha em janeiro de 2024, encerrando a produção na fábrica de Lansing Grand River, em Michigan, mas outro carro esportivo entrará em seu lugar e com o mesmo nome.
Reprodução/Foto-RN176 Chevrolet Camaro 2024 terá uma edição para colecionadoresFoto: GM / Guia do Carro
Disponível nas versões coupé e conversível, o Chevrolet Camaro da sexta geração é considerado o melhor em termos dinâmicos. O Magnetic Ride Control tornou-se disponível no Camaro SS na sexta geração e os pacotes 1LE focados na pista proliferaram em todos os níveis da linha pela primeira vez.
Uma das versões do Camaro, a ZL1 1LE de 650 cavalos, produziu o tempo mais rápido para qualquer Camaro no Milford Road Course, pista de testes da GM em Michigan. “Embora não estejamos anunciando um sucessor imediato hoje, fique tranquilo, este não é o fim da história do Camaro”, disse Scott Bell, vice-presidente global da Chevrolet.
O muscle car terá ainda a Collector’s Edition no Camaro RS e SS 2024 e em um número limitado de veículos equipados com ZL1 disponíveis apenas na América do Norte. Esta série terá referências ao Camaro da primeira geração do Camaro na década de 1960.