AVIAÇÃO COMERCIAL
Com lançamento previsto para 2026, jato C929 poderá transportar até 300 passageiros AIEWAY
ROTANEWS176 E AIRWAY 04/11/2016 00:00 THIAGO VINHOLES
Reprodução/Foto-RN176 O “jatão” chinês deve voar somente em 2021, prevê a fabricante (COMAC)
A COMAC, fabricante chinesa de aeronaves comerciais, divulgou nessa quinta-feira (3) informações sobre o jato C919, modelo que será que desenvolvido em parceria com a UAC, da Rússia. O anúncio foi realizado no último dia do Zhuhai Air Show, o maior evento de aviação da China, na província de Guangdong – esse evento também é conhecido como Airshow China.
O C919 será um jato da categoria widebody (fuselagem larga) com capacidade para transportar de 250 a 300 passageiros e alcance de 12.000 km. Esse porte e desempenho colocam a aeronave da COMAC da disputa com modelos tradicionais do segmento, como o Airbus A330 e o Boeing 777.
Segundo o fabricante chinês, o primeiro voo do C929 está programado para 2023 e a produção seriada deve ser iniciada em 2025, com estreia comercial no ano seguinte. Até o momento, o governo russo já investiu US$ 13 bilhões no projeto, quantia que ainda pode ser ampliada para até US$ 20 bilhões. Como informou a COMAC, a aeronave será fabricada em Xangai, na China.
“Um avião comercial de grande porte é a personificação de uma nação industrial e tecnológica, bem como seu poder abrangente”, diz o site da COMAC, a respeito do C929.
Asas da China
A COMAC é uma empresa recente, com apenas 20 anos, mas já está causando certo furor. A fabricante foi responsável por desenvolver o primeiro avião comercial da China, o jato regional ARJ-21 “Xiangfeng”, em operação desde novembro de 2015.
Outro projeto da fabricante chinesa é o C919, jato narrowbody (fuselagem estreita), com porte semelhante ao da dupla Airbus A320 e Boeing 737. A aeronave foi apresentada no final de 2015 e o primeiro voo está programado para o próximo ano. A COMAC já recebeu mais de 500 encomendas pela aeronave, prevista para chegar ao mercado a partir de 2019.