ROTANEWS176 12/04/2025 17:40 Por Thomas Tironi
Van combina design da perua vendida pela marca alemã com traseira de modelo americano.
Reprodução/Foto-RN176 Skyworth Summer© Motor1.com Brasil
A indústria automotiva chinesa evoluiu muito em design e tecnologia, mas nem sempre escapa das comparações com modelos famosos do passado. É o caso da Skyworth Summer, uma van recém-registrada que mistura o visual da icônica Kombi da Volkswagen com elementos de vans americanas, como a Chevrolet Astro. Para completar a receita inusitada, o modelo conta com motorização híbrida plug-in e porte significativamente maior que o da perua original alemã.
Reprodução/Foto-RN176 Skyworth Summer
Chamada de Summer, a curiosa van que mais parece uma cópia saída de jogos como o Grand Theft Auto apareceu em registro oficial no MIIT, uma agência do governo da chinês que regula a indústria de comunicações e tecnologia da informação do país e é responsável pelo vazamento de vários futuros lançamentos do país que passam pelo processo de registro de patente.
Reprodução/Foto-RN176 Kombi 1950, primeiro ano de produção (1) Foto de: Motor1 Brasil
Apesar do visual lembrar bastante a perua alemã na parte dianteira, as classificações do órgão chinês mostram que as duas são bem diferentes em tamanho e proporções. No caso da Summer, seu comprimento total ultrapassa os 5,29 metros de comprimento, enquanto o entre-eixos possui 3,25 metros. São dimensões bem maiores que a Kombi original, que possuía 4,50 metros e 2,40 metros de entre-eixos. O peso também é bem maior, com 2275 toneladas.
Isso se deve principalmente ao uso de baterias, já que o modelo possui conjunto motriz do tipo híbrido plug-in. Segundo o MIIT, a van terá dois motores, um de 70 kW (95 cv) e outro de 60 kW (80 cv). Combinados, esses motores gerariam 138 cv.
Reprodução/Foto-RN176 Skyworth Summer Foto de: Motor1 Brasil
Além da proporção geral ser bem maior que a Kombi, a traseira também é diferente, mas ainda dentro do conceito retrô. A ”inspiração” parece ter vindo de modelos americanos, como a Chevrolet Astro e o Ford Econoline. Seu sistema de abertura é duplo, como acontece em uma Fiat Dobló, as portas vão até o para-choque, já que não há motor traseiro a ar como na Kombi original e o estepe fica alocado na parte externa.
Homenagem ou plágio?
Reprodução/Foto-RN176 Ora Ballet Cat – Fiusca eletrico – China (4) – externa
A Volkswagen não costuma gostar muito de ”homenagens” como essa versão da Kombi. Há alguns anos, a GWM pediu o registro do desenho industrial de dois carros elétricos retrô no Brasil, os Ora Punk Cat e Ballet Cat. Porém, após obter o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Volkswagen entrou com um processo, afirmando que são cópias do Fusca e conseguiu uma liminar contra o registro e a possibilidade de venda no país.
No pedido, a empresa afirmou que os dois carros são “uma cópia escancarada do icônico Fusca, como se não houvesse leis em nosso País que salvaguardassem os esforços alheios e vedassem a concorrência desleal e parasitária e a associação indevida”.
Ora Ballet Cat
Reprodução/Foto-RN176 Ora Ballet Cat – Fiusca eletrico – China (1) – traseira© Motor1.com Brasil
A última decisão do caso, em 4 de março do ano passado, tinha dado parecer favorável a marca chinesa. A decisão foi a favor dos argumentos da GWM que não existe concorrência desleal pois o Fusca não é produzido no Brasil desde 1996. Mesmo o sucessor, que chegou como New Beetle e depois foi rebatizado como Fusca, encerrou as vendas em 2020, mesmo ano em que a produção foi encerrada.
FONTE: MOTOR1.COM