ROTANEWS176 E POR AEROIN 28/02/2021 13:40 Por Carlos Ferreira
Reprodução/Foto-RN176 Imagem: Rafael Luiz Canossa / CC BY-SA 2.0. via Wikimedia
A Air China exigiu na quarta-feira (24) um pedido formal de desculpas público do jornal britânico The Guardian. A empresa disse que seus advogados enviaram uma carta ao jornal, apontando que o uso de uma foto de um avião de carga da Air China em uma matéria causou um impacto negativo à imagem da empresa e muitos comentários inverídicos sobre o governo chinês.
O Global Times comenta que, no artigo, o jornal britânico fala sobre o caso das peças de motor que caíram de um avião de carga Boeing 747 da Longtail Aviation na Holanda, resultando em uma pessoa ferida e muitos danos materiais. O The Guardian usou a foto de um avião de carga da Air China no lugar, o que causou revolta.
O The Guardian posteriormente mudou a imagem, mas não emitiu um pedido de desculpas. A embaixada chinesa no Reino Unido disse que notou a mudança, mas acrescentou que o The Guardian ainda não se desculpou. No artigo original, o jornal apenas deixou uma nota no final: “A imagem neste artigo foi alterada em 23 de fevereiro de 2021”.
A embaixada pediu que o jornal descartasse o preconceito e relatasse as coisas de maneira objetiva, justa e equilibrada. O porta-voz chinês observou que tal desinformação não é incomum na mídia ocidental, o que denuncia seu desrespeito pela ética jornalística e seu preconceito arraigado contra a China.