Cidadania em prol da nação

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO  07/04/2018 22:36

Em breve o pais vivenciará o furor de um ano eleitoral. Mesmo em meio às intempéries sociais e à descrença política que muitos cidadãos possam sentir diante das enxurradas de notícias, sejam elas de natureza ideológica ou de caráter elucidativo, é de suma importância se conscientizar politicamente e entender que nossa ação enquanto cidadão e vigilante das boas práticas de um governante pode cooperar para o bom funcionamento de uma cidade, um estado ou mesmo de toda a nação.

O segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, dizia: “Atualmente, nossa atuação pelo kossen-rufu está se estendendo para vários campos da sociedade. É um empreendimento de grande dimensão que envolve a política, a economia, a cultura e a educação” (BS. Ed. 1,839,15 abr. 2006). A política deve estar embasada em sólidos princípios e filosofia para o seu bom funcionamento. Do contrário, irá se arrastar conforme as circunstância e interesses e, com isso, provocar intranquilidade à população.

Em 1964, motivado pelo objetivo de restaurar o governo em prol das pessoas, o líder da SGI. Dr. Daisaku, fundou a Federação Política Komei (precursora do atual partido Novo Komeito), no Japão.

O capítulo “Leão”, do volume 5 da Nova Revolução Humana, esclarece o objetivo da Soka Gakkai em instituir um partido político.

“Tanto a política como a religião visam ao bem-estar social e à felicidade da população, contudo, a religião pode ser comparada ao solo, e a política, às árvores e plantas que crescem em sua superfície. Embora o objetivo seja comum, a forma como se empenhar e alcançar sua realização é diferente.

Qualquer que seja o tema, a religião o analisa a partir do da natureza absoluta de sua doutrina enquanto a política baseia-se na relatividade da questão em pauta. Por essas razões, Shin’ichi (pseudônimo do presidente Ikeda na obra) chegou à conclusão de que era necessário separar, no âmbito da organização, as atividades religiosas das políticas, e pensou na criação de um partido que se encarregaria de promover com autonomia própria as atividades políticas e a Soka Gakkai passaria simplesmente a oferecer-lhe apoio”. (NRH. V. 5,p. 206-207)

                Felicidade das pessoas

“O objetivo da Gakkai é a felicidade das pessoas. Para isso, é preciso a prosperidade social e a paz do mundo. Então, torna-se indispensáveis a ampliação do nosso movimento cultural, abrangendo também a política, a economia, a educação e outras atividades pela paz. O corpo principal que cria o alicerce para a construção de uma sociedade melhor e desenvolve o ser humano, isto é, o protagonista desse movimento cultural, não é outro sendo a Soka Gakkai, que atua como instituição religiosa. Os valiosos seres humanos que se desenvolveram na Soka Gakkai

Reprodução/Foto-RN176

Tanto a política como a religião visam ao bem-estar social e à felicidade da população”

irão atuar em diversas área da sociedade. Será preciso ciar instituições ou órgãos específicos, e não apenas no campo da política, mas também nas áreas da música, das artes e das ciências, na esfera da educação e do estudo da paz”. (Ibidem,p.208)

            Conquistar a confiança

Shin’ichi prosseguiu:

“ – Uma coisa eu quero deixar bem claro. A fundação dessa instituição não será jamais para apoiar e servir à Soka Gakkai Espero que os senhores não confundam esse ponto. Meu pensamento não é tão mesquinho. Pretendo criar uma instituição política que tenha como base o espírito de benevolência, cujo propósito será de trabalhar em prol da felicidade da população prestando-lhe abnegada assistência. Uma vez se esforcem para conseguir autonomia financeira e principalmente o apoio e a credibilidade da população. A Soka Gakkai como corpo principal irá prestar seu apoio às campanhas de eleição. Contudo, os planos e projetos políticos deverão ser elaborados e definidos entre seus componentes. No futuro, espero que não necessitem do apoio da organização para eleger seus candidatos, o que deverá ocorrer pelo mérito de sua atuação e pela confiança conquistada junto aos eleitores”. (Ibidem,p.209)

               Despertar a consciência

No Brasil, as atividades da BSGI como instituição religiosa têm por objetivo cultivar a fé de seus integrantes com o propósito de capacitá-los a desenvolver a consciência como cidadão. Tudo nasce, cresce e se desenvolve a partir de um profundo embasamento filosófico, incluindo a política. Esse também é o papel da organização – oferecer um preparo básico aos seus integrantes como futuro da nação.