ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 27/11/2021 08:14
ENCONTRO COM O MESTRE
Mensagem do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, para a 5a Reunião de Líderes da Soka Gakkai
Reprodução/Foto-RN176 Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Abram imponentemente as asas da compaixão e da sabedoria.
Que todas da primeira turma da Divisão das Mulheres se tornem felizes, sem exceção!
Alcem voo ao grande céu da glória expandindo seu coração.
Neste ano [2021] de muitas dificuldades, a família Soka de todo o mundo veio lutando intensamente em prol da propagação da Lei Mística, exatamente de acordo com a passagem “considere tanto o sofrimento quanto a alegria como fatos da vida”.1 Assim, adornamos vitoriosamente “o Dia da Fundação da Soka Gakkai e o dia do falecimento na prisão” de Tsunesaburo Makiguchi, com a união de “diferentes em corpo, unos em mente”.
Sinceros parabéns! Muitíssimo obrigado!
O buda Nichiren Daishonin afirmou: “E o sábio que se empenha em propagar os cinco ideogramas da Lei Mística,2 por mais humilde que seja sua posição, deverá ser venerado como uma manifestação do bodisatva Práticas Superiores, ou talvez, como emissário d’Aquele que Assim Chega Shakyamuni”.3 Quão extraordinário é cada membro da Soka Gakkai! Quão imensas são sua virtude e boa sorte! Em especial, presto respeitosa reverência à nobre luta dos preciosos veteranos, a começar pelos membros dos Grupos Taho (Muitos Tesouros), Hoju (Preciosa Longevidade) e Kimpo (Brocado Valioso), que não medem árduos esforços.
No dia de hoje, com gratidão e louvor a todos os companheiros, gostaria de compartilhar três caligrafias4 que inscrevi.
A primeira caligrafia, comemorando a publicação da nova edição de Nichiren Daishonin Gosho Zenshu (Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin),5 é Kyogaku Zaiho (Tesouro do Estudo do Budismo).
Relembrando o ano de 1952, no prefácio da edição de Gosho Zenshu da Soka Gakkai, obra concluída na auspiciosa ocasião do 700º ano de estabelecimento do Budismo de Nichiren Daishonin,6 Toda sensei registrou: “Prometo envidar os melhores esforços para as futuras revisões”. O fato de concretizar a publicação desta nova edição neste outono [japonês] do 800º ano de nascimento do buda Nichiren Daishonin,7 herdando esse juramento do venerado mestre, junto com dedicados discípulos, os excelentes talentos do “azul mais azul que o anil”, é um nobre ato de saldar as dívidas de gratidão.
O estudo do budismo é, na verdade, o tesouro para nossa vida como membros da Soka Gakkai, como também o tesouro insubstituível para toda a humanidade.
O fato de continuar com o estudo do budismo em cada país e em cada localidade, sem afrouxar, mesmo em meio à pandemia do coronavírus, com muita criatividade e originalidade, denota um sublime espírito de procura.
Hoje, os escritos sagrados repletos de esperança, que indicam o caminho para a civilização global, não param de ser procurados. Este é exatamente o momento para construir de maneira ampla a grande rede de solidariedade dos cidadãos do mundo, hasteando a filosofia universal do respeito à vida chamada estudo do budismo.
* * *
A próxima caligrafia é Eiko Tenshi no Sora (Glorioso Céu dos Missionários Celestiais), comemorando o alçar voo da nossa Divisão Feminina de Jovens como a orgulhosa primeira turma da Divisão das Mulheres.8
Com certeza, a nova partida da Divisão das Mulheres simultaneamente à publicação da nova edição do Gosho no dia de hoje, data de fundação da Soka Gakkai, está sendo observada pelo venerado mestre com sorriso no rosto, o qual desejou às jovens Kayo que se levantassem com o estudo do budismo.
Ao mesmo tempo, Toda sensei desejou ardentemente que as amadas filhas Soka se tornassem felizes, sem exceção.
Nos escritos de Nichiren Daishonin consta: “Por isso eu digo que [neste sutra (Sutra do Lótus)] a iluminação das mulheres é apresentada como exemplo [para a iluminação de todos os seres vivos]”.9
Peço a vocês, mulheres Soka, que continuem recitando daimoku, aconteça o que acontecer, e, sem exceção, abram o bailar da “maior das alegrias”,10 de forma prazerosa, harmoniosa e despreocupada, como as “missionárias celestiais da felicidade” e as “mulheres celestiais da paz”. Desejo que, prezando os amigos e familiares, e com um coração amplo, criem novas amigas emergidas da terra, convidando todas para o glorioso céu de insuperável honra.
* * *
Por fim, no descortinar do novo “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico”, compartilho a caligrafia Eichi Kofu no Tsubasa (Asas da Sabedoria do Kosen-rufu).
Os fenômenos do grandioso universo não param um instante sequer e estão em constante transformação. A lei fundamental que possibilita mudar tudo isso para melhor é a Lei Mística. O grande budismo da revolução humana faz manifestar essa força em si próprio e nos outros para criar uma sociedade cada vez melhor, rompendo a inércia e a apatia no coração “dia após dia, mês após mês”,11 e impulsionando um esplêndido progresso dinâmico da vida.
Daishonin escreveu para a admirável monja leiga Sennichi, a qual perseverava com uma fé resoluta sem se importar com as críticas, imbuída do espírito de “Deixe que os outros digam o que quiserem”,12 protegendo os companheiros e criando os sucessores. Em uma carta, Daishonin lhe escreveu: “Este sutra [Sutra do Lótus] é superior a todos os demais. É como o rei leão, monarca de todas as criaturas que pisam este solo, e como a águia, a rainha de todas as criaturas que voam pelo céu”.13
No próximo ano, completam-se setenta anos da Campanha de Fevereiro14 que impulsionou o progresso dinâmico da expansão do kosen-rufu, por meio da qual queria saldar minhas dívidas de gratidão com o meu mestre. Lançando o rugido do leão da unicidade de mestre e discípulo, de justiça e coragem para o mundo conturbado, e abrindo amplamente as asas da compaixão e da sabedoria a encorajar os amigos que sofrem, vamos impulsionar o progresso dinâmico, de forma imponente com o orgulho do monarca!
* * *
Há setenta anos, meu venerado mestre registrou um poema waka dedicado a mim no exemplar de Gosho Zenshu, obra finalizada com a força de mestre e discípulo. Na conclusão desta mensagem, ofereço estes versos confiados a mim aos amados jovens de unicidade e a todos os preciosos companheiros que se levantam com coração juvenil:
Transbordante força
que move as montanhas.
Com o corpo jovem,
esforce-se e lute
pelo caminho da Lei Mística.
Que a Soka Gakkai avance vitoriosamente! Pelo bem do Japão! Pelo bem do mundo! Pelo bem do futuro!
Reprodução/Foto-RN176
Notas:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. Editora Brasil Seikyo: São Paulo, v. I, p. 713, 2014.
- Myoho-renge-kyo é composto de cinco ideogramas chineses, e Nam-myoho-renge-kyo, de sete (nam, ou namu é formado por dois ideogramas). Frequentemente Daishonin utiliza Myoho-renge-kyo e Nam-myoho-renge-kyo de forma indistinta em seus escritos.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. Editora Brasil Seikyo: São Paulo, v. II, p. 142, 2017.
- As caligrafias foram apresentadas na reunião.
- A nova edição foi lançada em 18 de novembro de 2021.
- De acordo com a contagem tradicional japonesa, Nichiren Daishonin estabeleceu seus ensinamentos no vigésimo oitavo dia do quarto mês de 1253.
- De acordo com a contagem tradicional japonesa, Nichiren Daishonin nasceu no décimo sexto dia do segundo mês de 1222.
- Em abril de 2021, foi anunciada a nova partida da Divisão das Mulheres (Josei-bu) unificando a Divisão Feminina e a Divisão Feminina de Jovens. Como primeiro passo, em 3 de maio, no Japão, a Divisão Feminina (Fujin-bu) recebeu a nova denominação Divisão das Mulheres (Josei-bu). Na segunda etapa, em 18 de novembro, a Divisão Feminina de Jovens foi oficialmente integrada à nova Divisão das Mulheres. Essa alteração se aplica somente à organização no Japão.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. Editora Brasil Seikyo: São Paulo, v. II, p. 195, 2017.
- The Record of the Orally Transmitted Teachings[Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tóquio: Soka Gakkai, p. 212.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. Editora Brasil Seikyo: São Paulo, v. II, p. 263, 2017.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. Editora Brasil Seikyo: São Paulo, v. I, p. 654, 2014.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. Editora Brasil Seikyo: São Paulo, v. II, p. 195, 2017.
- Campanha de Fevereiro: Em fevereiro de 1952, o presidente Ikeda, nomeado consultor do Distrito Kamata, em Tóquio, desenvolveu uma dinâmica campanha de propagação. Junto com os membros de Kamata, ele rompeu o recorde anterior de cerca de cem novas famílias convertidas por mês, alcançando 201 novas conversões.