ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 11/06/2022 15:21 NOTÍCIAS / REDAÇÃO
Distrito Caraguatatuba avança em ambiente criativo e de muita união
Reprodução/Foto-RN176 Encontros das lideranças de jovens do distrito para planejar atividades, registrados antes da pandemia da Covid-19 – Foto: Colaboração local
A arte de driblar desafios com inovação e alegria tem sido a estratégia dos bons resultados obtidos no Distrito Caraguatatuba, com os jovens à frente do movimento. Essa organização de base está localizada no município paulista de mesmo nome, distante 178 km da capital.
São três comunidades que formam o distrito: Estrela de Caraguá, com quatro blocos; Raios de Sol, com dois; e Praia Mar com três blocos. Antes da pandemia, as famílias se reuniam em atividades ao ar livre, para passeios e em outras aventuras que a região oferece, com lindas praias e rodeada de natureza. Em especial, nos encontros de jovens e de estudantes, as atividades presenciais eram bem intensas, afirma Maísa Duarte, vice-responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ) de distrito e responsável pela comunidade. Junto com seus pares na liderança, exercitou a escuta ativa com membros e convidados, ação em busca de novas ideias que reuniu: Nicolas Faria, responsável pela Divisão dos Estudantes (DE) de distrito e pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ) de bloco; Laura Zamorano, responsável pela DFJ de bloco; Felipe Duarte, responsável pela DMJ da RM; e Daiana Koyama, responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ) da RM, que integram também o distrito.
Veio a ideia de fazer uso de aplicativos e sites, com jogos adaptados por eles, que trazem conteúdo relacionado com as datas comemorativas do mês, utilizando principalmente dicas da RDez. Estes constituem a matéria-prima para várias interações, envolvendo participantes de todas as idades, como jogo de memória, stop, caça-palavras, adivinhação, entre outras. “Deu muito certo! A cada encontro surgia uma nova ideia, dinâmicas para outras atividades da base. A alegria tem sido contagiante”, ressalta Maisa.
Reprodução/Foto-RN176 Seguindo os protocolos de segurança, a retomada da entrega do JBS – Foto: Colaboração local
Para o líder do distrito, Paulo André Cunha Ribeiro, o engajamento dos jovens criou um ambiente alegre e descontraído, mais união entre os líderes e formas de interação enriquecedoras. Eles são envolvidos nas matérias, programações e estratégias. Os pais são estimulados a gravar vídeos de incentivos e o sentimento de família Soka se solidifica. As reuniões de palestra são realizadas um mês pelo distrito e outro por comunidade ou bloco, para que todos se conheçam melhor. Temas de interesse social, como saúde, trabalho e finanças, trazidos nas palestras, foram se mesclando com a leitura da Nova Revolução Humana (NRH) mensal, com pesquisa e apresentação por comunidade. “Encontramos sempre os direcionamentos corretos e atuais”, reforça Paulo. “Em breve, com as atividades presenciais retornando, vamos avançar com base em todo o aprendizado desse período. Há espaço para o híbrido.” Visitas pós-pandemia em curso, tomando cuidado e seguindo os protocolos direcionados pela BSGI, os Mensageiros da Esperança do Distrito Caraguatatuba já em sua missão especial de levar a carta do Mestre para os membros.
Reprodução/Foto-RN176 Uso de jogos e dinâmicas nas atividades do distrito – Foto: Colaboração local
Todos da região estão também em momento especial, vislumbrando a inauguração da sede regional da RM Litoral Norte, local que atenderá às quatro cidades do litoral norte-paulista: Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba. Atentos às perspectivas revigorantes, os integrantes do Distrito Caraguatatuba já estão no futuro. Em recente atividade on-line, a dinâmica deles foi criar uma cápsula do tempo, na qual cada um guarda uma notícia do dia ou da atualidade, uma carta com algumas informações, um objeto pessoal, fotos, RDez etc. Depois, utilizaram como sugestão o aplicativo de um site que agenda em qual ano você quer receber sua carta. O ano é significativo: imagine você em 2030 recebendo um e-mail enviado pelo seu eu do passado? Foi esse o desafio. Durante a pandemia, os jovens da RM se uniram em uma interação de fortalecimento de base a base.
“Com o firme juramento de jamais deixar de lutar pelo kosen-rufu, nós, jovens da localidade, vamos avançar sem medir esforços, procurando meios de contribuir para a nossa sociedade e para o mundo”, finaliza Maisa, representando seus companheiros do Distrito Caraguatatuba, em nome de um futuro grandioso para a humanidade. Um renovado caminho se abre para os próximos oito e decisivos anos.
No topo: Encontros das lideranças de jovens do distrito para planejar atividades, registrados antes da pandemia da Covid-19
Fotos: Colaboração local