ROTANEWS176 E POR CLIMATEMPO 07/07/2019 11:14
Frio bateu novo recorde na madrugada do domingo, 7. Tarde de hoje pode ser também a mais fria do ano.
A Grande São Paulo amanheceu muito gelada neste domingo, 7 de julho, e literalmente congelada em alguns locais. Com temperatura abaixo dos 5°C, voltou a gear, pelo segundo dia consecutivo, mas desta vez, a formação de gelo foi observada dentro da cidade de São Paulo.
SAIBA MAIS
Frio bate recorde em São Paulo e volta a gear
Final de semana gelado e de sol em SP
Chuva se espalha sobre SP nesta quinta e temperatura cai
Região Sudeste tem grande mudança no tempo até o fim da semana
Temperatura abaixo de 0°C no Rio Grande do Sul
A foto mostra a geada nos gramados da Universidade de São Paulo (USP), no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade de São Paulo.
Reprodução/Foto-RN176 Climatempo Foto de Diego Arruda, São Paulo (SP) – geada na USP em 7/7/19
Novo recorde de frio
A madrugada de 7 de julho foi agora a mais fria de 2019 e muito provavelmente vai sustentar este titulo até o fim do ano.
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 6,5°C de temperatura no Mirante de Santana, na zona norte da capital, na medição por modo convencional. Este é o novo recorde oficial de menor temperatura na cidade São Paulo em 2019. Foi também a menor temperatura É a menor temperatura registrada em 3 anos, desde 2016, quando a mínima chegou a 3,5°C no dia 13/06/2016, também com formação de geada na capital.
O recorde de frio para 2019 foi batido pelo segundo dia consecutivo. Ontem, 6, a temperatura mínima foi de 7,4°C.
Na zona sul da cidade de São Paulo, em medição automática, o INMET registrou 4,8°C, na região do SESC. A estação meteorológica da USP, na região do Zoológico registrou 3,2°C.
Estações meteorológicas operadas pelo CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura registram frio ainda mais intenso. Na estação de Engenheiro Marcilac, a temperatura chegou a -0,1°C e na Capela do Socorro a 0,5°C.
Tarde muito fria
São Paulo hoje tem um dia com nebulosidade, diferente de ontem quando o sol brilhou o dia todo. O sol aparece hoje também, mas em algumas horas, o céu fica quase todo nublado. Esta grande quantidade de nuvens vai impedir a entrada do sol, dificultando a elevação da temperatura.
Mesmo com a presença do sol, a sensação de frio será muito grande o dia todo. É possível que a cidade de São Paulo tenha hoje um novo duplo recorde e registre a tarde mais fria de 2019. O recorde atual de menor temperatura máxima é de 14,6°C registrados ontem, 6 de julho
Quando frio diminui?
A tendência é de diminuição do frio a partir desta segunda-feira, 8 de julho. Ainda vai fazer bastante frio, mas não tanto como neste fim de semana gelado.
A acentuada queda da temperatura que São Paulo vem experimentando nos últimos dias é provocada por uma massa de ar frio de origem polar muito forte que está passando sobre o Brasil.
Nesta segunda-feira, o centro desta massa de ar, que é a região de frio mais intenso, vai para o mar e começa a se afastar do Brasil, permitindo a elevação natural da temperatura no decorrer da semana.