ROTANEWS176 E POR SOCIENTÍFICA 06/02/2021 15:50
O que aconteceria se você não percebesse que sua comida está mofada e a comesse?
Reprodução/Foto-RN176 Reprodução/iStock
Toda comida tem prazo de validade e deve ser armazenada corretamente. Se essas condições não forem seguidas, provavelmente o produto irá, como consequência, mofar. O que aconteceria se você não percebesse que sua comida está mofada e a comesse?
Os mofos são diferentes. Muitos deles são usados por humanos na produção. Por exemplo, a cepa Aspergillus niger é usada para sintetizar ácido cítrico a partir de carboidratos. Penicillium chrysogenum é usado para produzir a penicilina. Alguns membros do mesmo gênero — Penicillium roqueforti e P. camemberti – são usados para criar queijos azuis e brancos.
A maior parte da comida mofada não é comestível. É impossível distinguir um fungo “bom” de qualquer outro a olho nu, portanto, se você notar uma comida mofada, a melhor opção é jogá-la fora com cuidado. O perigo desses microrganismos reside principalmente no fato de que, quando crescem no substrato, muitos deles liberam toxinas.
Por exemplo, Aspergillus fumigatus e Aspergillus flavus, que infectam nozes, sementes e grãos, podem liberar aflatoxinas, que são substâncias mortais para humanos — não são apenas tóxicas, mas também podem causar câncer de fígado. A quantidade desses compostos depende do tempo que o fungo passou na superfície do substrato, mas mesmo em pequenas doses, as micotoxinas podem causar doenças graves.
A toxina T-2, que é produzida por fungos do gênero Fusarium, pode causar agranulocitose tóxica em humanos — uma diminuição na contagem de leucócitos, que torna o corpo suscetível a infecções bacterianas e fúngicas.
Outro perigo do desenvolvimento de fungos nos alimentos são seus esporos. O bolor se multiplica espalhando seus esporos pelo ar. Uma vez nos pulmões de uma pessoa, essas células podem provocar distúrbios do sistema respiratório, por exemplo, um ataque de asma. Em alguns casos, condições mais graves podem ocorrer, como candidíase pulmonar, uma infecção causada por fungos do gênero Candida . Apesar de o prognóstico dessas doenças ser favorável, elas podem causar muitos transtornos e complicações.
Se você não se sentir bem ou tiver outros sintomas desagradáveis, deve consultar o seu médico o mais rápido possível. O atraso pode agravar a doença e até levar à morte.