COMO A SRAM VAI REVOLUCIONAR O MTB E O CICLISMO COM SEU NOVO GRUPO AXS

COMPORTAMENTO

Os grupos eletrônicos da SRAM, para MTB e estrada, são “intercomunicáveis”, e chegaram para revolucionar

ROTANEWS176 E POR BICYCLING BRASIL 12/02/2019 03:16

Reprodução/Foto-RN176

Na última semana, a marca norte-americana de componentes Sram apresentou seus novos sistemas de transmissão (Eagle AXS, para MTB, e Red AXS, para estrada), que marcam uma evolução em quase todas as categorias do ciclismo: mountain bike cross-country, estrada, gravel, ciclocross e contrarrelógio.

Mountain bike cross-country: Sram Eagle AXS (XX1 e X01)

Reprodução/Foto-RN176 Sram AXS XX1

Mais do que simplesmente ser um novo grupo de peças, o Sram Eagle AXS (nos modelos XX1 e X01) é um sistema que “conversa” com outros componentes, inclusive da linha de estrada (Tap AXS).

A versão XX1 tem peças de carbono e titânio. A tecnologia de sua versão mecânica se manteve. No entanto, o grupo indicado para MTB cross-country, além do acionamento eletrônico, que elimina fios e permite um cockpit extremamente clean, tem acabamento “arco-íris” nas peças corrente e cassete.

Reprodução/Foto-RN176 Sram AXS X01

Já Sram X01 é indicado para MTB enduro, em que a bike e a engrenagem sofrem mais. Ele é mais robusto do que seu irmão XX1, com peças em alumínio.

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Mas há algumas sacadas interessantes. Uma tecnologia que desengata o mecanismo interno em caso de acidente promete preservar a vida útil do câmbio e da gancheira. O sistema é inteligente, e volta a funcionar normalmente depois que o ciclista volta a pedalar.

O passador de marchas é o mesmo da linha SRAM, com acionamento no polegar e no indicador, sendo que o acionamento no indicador pode ser feito com o dedo fechado – uma característica pensada nas corridas.

O aplicativo foi o que a SRAM entregou de mais inovador neste grupo para MTB. Com ele, os grupos podem ser montados facilmente, sem o uso de nenhum programa. Basta apertar os parafusos e ligar o sistema para sair pedalando.

Mesmo assim, o app permite customizar as necessidades do ciclista, e além de possibilitar o cross-over com os componentes de estrada, controla o seatpost retrátil (RockShox Reverb).

SRAM Red ETap AXS

Reprodução/Foto-RN176

Já na versão de estrada, o novo grupo eletrônico da Sram chega com a ideia  de uma maior amplitude de marchas nas trocas no cassete, além das 12 velocidades (substituindo as 11 do modelo anterior). A alteração no conceito se deu também em matéria de amplitude, um conceito que Sram batizou de X-Range — com trocas suaves.

São três opções de cassetes.

Veja no gráfico a seguir as combinações que prometem deixar as trocas de marchas bem mais eficientes.

Reprodução/Foto-RN176

Além disso, ele pode ser montado em uma única coroa, para uso em contrarrelógio ou ciclocross, por exemplo.

O novo grupo de estrada também conta com a tecnologia Orbit, um sistema hidráulico que promete suavizar e estabilizar ainda mais as trocas de marchas (em grupos mecânicos).

Ao contrário dos antigos eTap, que têm reputação de trocas lentas, o novo grupo eTap AXS está muito mais rápido. As duas coroas formam uma única peça, e caso você tenha algum problema em uma delas, ambas devem ser substituídas.

Além de proporcionar mais precisão, suavidade e rapidez, a Sram permitiu a intercomunicação entre seus componentes de estradas e MTB. Assim, o novo sistema AXS vai revolucionar a forma de customizar bicicletas. Canotes, trocadores e peças da engrenagem agora podem fluir facilmente entre modelos de estrada e MTB, ainda com a vantagem de um facílimo processo de instalação.

Assista o vídeo da marca SRAM, mountain bike cross-country, estrada, gravel, ciclocross e contrarrelógio e deixe o seu cometário sobre a evolução do mecanismo!