Como está seu tempo?

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  13/11/2021 10:08

INCENTIVO DO LÍDER

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Manifesto o desejo de que todos estejam desfrutando cada dia com alegria e esperança, que continuem a cuidar da saúde, a tomar as medidas necessárias para se proteger e a zelar também pelas pessoas ao redor.

O mês de novembro prenuncia o fim do ano e ainda nos leva a pensar nos objetivos e anseios do novo ano. Será que já está na hora de darmos um tempo nos objetivos que lançamos para este ano e listarmos os de 2022?

Em recente visita para uma integrante da Divisão dos Jovens (DJ), o “tempo” norteou nosso diálogo, pois falamos exatamente da sensação de que, por vezes, nos sentimos ligados ao passado e não conseguimos avançar em nosso dia a dia e, ao mesmo tempo, o dinamismo da época faz com que sejamos sempre levados a pensar “com a cabeça no amanhã”. Essa conversa nos fez revisitar um trecho do livro Sabedoria, no qual consta:

Para nós, todos os dias em nossa vida são o “tempo sem início”. Somos capazes de fazer o nosso ser transbordar pura energia vital do tempo sem início. Todos os dias damos uma nova partida com base no ponto primordial da vida.

Por isso, o momento presente é o mais importante. Não devemos ficar presos ao passado. Não há necessidade disso. Canalizar toda nossa energia no momento presente, com grande esperança pelo futuro — esta é a marca de uma pessoa sábia na maneira de viver.¹

Dessa forma, refletimos quanto é importante viver “neste momento” (niji), pois ele abarca tanto o passado como o futuro. O filósofo alemão Goethe escreveu: “Um único momento é decisivo. Determina a existência do homem e estabelece o seu destino”.²

Pensando de forma prática, niji nos coloca em movimento, nos leva à ação — é o levantar-se só do discípulo. Assim como o sol nasce todas as manhãs, mesmo nos dias nublados, nós também podemos nos levantar e seguir nos movendo rumo à verdadeira felicidade.

Manifestar nossa determinação com o olhar no futuro é pensar no que ainda podemos ser, no que queremos realizar e como fazê-lo. Não é preciso esperar um momento ideal para agir ou, por exemplo, aguardar o fim do ano para renovar a decisão de avançar e vencer.

O tempo é agora! Vamos fazer acontecer, e o tempo para isso já chegou!

Um caloroso abraço a todos os companheiros e a seus familiares!

Nathalia Bezerra

Coordenadora da Divisão dos Jovens de coordenadoria

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Sabedoria. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2020. p. 112 (Sabedoria para Criar Felicidade e a Paz, v. 3)
  2. Brasil Seikyo, ed. 1.783, 12 fev. 2005, p. A4.

Leia mais

A seção Conheça o budismo desta edição aborda o conceito de Niji (“Neste momento”).