Como incorporar mais ovos na sua dieta

ROTANEWS176 E POR RUNNER’S 27/09/2019 10:35                                                                                              Por Kim Pearson

Reprodução/Foto-RN176 Foto: Shutterstock

Como comer ovo o suficiente para atingir a quantidade de proteína recomendada por dia? Eis uma boa questão. Ovos são uma opção fantástica para corredores. Eles são uma proteína completa (contêm todos os nove aminoácidos essenciais), sendo que um ovo grande aporta 7g de proteína e também uma ampla variedade de outros nutrientes. Isso significa que eles não são apenas uma forma perfeita de começar o dia, mas também uma ótima opção pós-treino para turbinar a recuperação muscular.

Costumavam haver controvérsias ao redor da gema, devido ao seu colesterol, mas agora sabemos que é absolutamente seguro comê-las e que elas também estão repletas de coisas boas. Por exemplo, a gema é uma das fontes mais ricas em colina, um nutriente fundamental para um funcionamento neurológico eficiente e para reduzir a inflamação. Confira a seguir algumas excelentes formas de como comer ovo antes e depois dos treinos.

Um novo estudo quer que você pare de comer ovos; saiba o motivo

Como comer ovo no café da manhã

Começar o dia com ovos pode parecer clichê, mas oferece muitos benefícios em comparação a cafés da manhã baseados em carboidratos. As proteínas e gorduras ajudam a manter seus níveis de energia para que você não sofra com quedas na taxa de açúcar no sangue mais tarde.

Experimente: Shakshuka

Reprodução/Foto-RN176 Foto: Shutterstock

Este prato do norte da África é ótimo no café da manhã ou brunch para antes ou depois de correr. Pique 1 cebola-roxa em pedaços pequenos e refogue-a com azeite de oliva em fogo médio. Acrescente um pouco de tomate pelado em pedaços e 1 pitada de páprica defumada. Quando o molho tiver reduzido um pouco, faça dois buracos onde escalfar seus ovos. Se necessário, cubra a área com um pouco de azeite de oliva antes de quebrá-los. Finalize colocando-os na grelha por alguns minutos para cozinhar a parte de cima.

Energético faz mal para o coração, sugere novo estudo

Como comer ovo no almoço

Se você costuma encaixar uma corrida no seu horário de almoço, ovos são uma ótima opção para ajudar na recuperação muscular e te dar energia para a tarde. Eles também são fáceis de serem preparados na noite anterior.

Experimente: Muffincups de ovo

Reprodução/Foto-RN176 Foto: Shutterstock

Eles são como porções individuais de frittata e podem ser feitos com qualquer sobra de vegetais e ervas que você tenha à mão. Bata de 8 a 10 ovos em uma tigela e tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente salmão defumado e bimi (previamente cozido no vapor e cortado), tomates secos e azeitonas, vegetais grelhados (como abobrinha, pimentão e cebola- roxa) ou tomate picado, cominho e folhas de coentro fresco.

Despeje a mistura em uma assadeira de muffin, enchendo cada um dos copinhos com aproximadamente dois terços de sua capacidade. Asse no forno a 200oC (180oC em fornos com ventilação) até estarem cozidos por dentro, ou por cerca de 15 minutos.

4 receitas de ovos mexidos para variar o cardápio

Como comer ovo no jantar

Se você estiver esfomeado depois de uma corrida noturna, pode ser tentador optar por um jantar baseado em carboidratos, como uma massa. Mas ovos rendem uma refeição pós-corrida recompensadora. Seja uma frittata ou ovos mexidos com cavala defumada, há muitas opções fáceis de fazer.

Experimente: Salada niçoise de salmão 

Reprodução/Foto-RN176 Foto: Shutterstock

Você precisará de duas panelas com água fervendo – uma para os ovos e outra para as batatas e as vagens. Ferva 3 batatas pequenas durante 10 minutos. Depois de 5 minutos, acrescente 1 punhado de vagens cortadas no meio. Remova ambos da panela e deixe esfriar. Na segunda panela, cozinhe 2 ovos até ficarem macios, durante 6 minutos, depois transfira-os imediatamente a um recipiente com água fria para que parem de cozinhar. Quando as batatas e as vagens estiverem frias, misture-as com azeitonas pretas (tipo kalamata) e folhas (alface-baby funciona bem) para fazer sua salada. Finalize com um molho de sabor marcante feito com azeite de oliva, mostarda e suco de limão, rico em vitamina C.

* Kim Pearson é uma nutricionista qualificada, com mais de dez anos de experiência. Ela ama correr e massas, em proporções equivalentes. kim-pearson.com@kimmypearson