Como um raio

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  06/02/2021 17:19

EDITORIAL

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

A Soka Gakkai Internacional (SGI) completou 46 anos de fundação (saiba mais no Brasil Seikyo, ed. 2.546, 16 jan. 2021, p. 6-7). Sua trajetória, sempre orientada pela história da própria Soka Gakkai, foi de franco avanço e triunfo graças a ações rápidas. O buda Nichiren Daishonin sempre agia com rapidez e assim também Makiguchi sensei e Toda sensei. O próprio presidente Ikeda quando jovem, diante de uma solicitação do seu mestre, descreve que era “rápido como um raio” e partia para ação.

Os raios são uma bela representação de agilidade. Sua luminosidade chega quase instantaneamente à visão de quem o observa. Benjamin Franklin, cientista norte-americano, que completaria 315 anos no mês passado, foi quem descobriu que os raios possuem eletricidade e inventou, dentre outras coisas, o para-raios. Talvez por sua capacidade inventiva e por ter estudado a velocidade dos raios, disse a famosa frase “nunca deixe para amanhã o que pode fazer hoje”.

Ikeda sensei afirma:

Os líderes dos anos pioneiros de nosso movimento estavam prontos para ir a qualquer lugar pelo kosen-rufu. Eles respondiam com a rapidez de um raio. Nunca hesitavam nem ficavam calculando. Não tinham nem um traço de interesse. Ardia em seu coração o puro espírito de dedicar-se ao mestre. Sua determinação era tão nobre e vasta quanto o próprio universo. Eles não se confinavam ao pequeno Japão, mas tinham a ousadia de cruzar os mares, indo até o outro lado do mundo.1

Esta edição apresenta matéria especial sobre esse movimento de propagação do budismo promovido pela SGI, anunciando a chegada de fevereiro, conhecido como “mês do shakubuku”.

Desejamos que a leitura das próximas páginas seja como um raio luminoso de esperança que o leve a decidir entrar em ação pelo kosen-rufu hoje.

Ótima leitura!

Nota:

  1. Brasil Seikyo, ed. 1.850, 8 jul. 2006, p. A3.