ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 21/11/2020 11:08
INCENTIVO DO LIDER
Cresci nos jardins da Gakkai e esse desenvolvimento se tornou um dos meus maiores tesouros da vida. Por falar em “tesouros”, neste mês comemoramos dez anos da Convenção do Brasil Monarca do Mundo, realizada em Manaus, em que celebramos os cinquenta anos do kosen-rufu em terras brasileiras.
Reprodução/Foto-RN176 Vasos de plantas de ilustração Editora Brasil Seikyo – BSGI
Há dez anos, atuava como coordenadora da Divisão dos Estudantes Esperança da BSGI e pertenci à comissão de apresentação para a atividade. Como todos os jovens, passava por várias angústias, mas os incentivos e o desejo em vencer todas as questões superavam o medo e cada vez mais renovava meu objetivo. Hoje, ao relembrar tudo o que objetivei naquela época, sinto-me feliz por receber esse treinamento do meu mestre na juventude. Para vocês terem uma ideia, eu trabalhava em uma empresa, mas desejava alçar novos voos. Foi em meio à atuação na comissão que recebi uma proposta de emprego e, após a atividade em Manaus, em poucos dias iniciei na minha área de formação. Nessa empresa, conquistei várias vitórias e também aprendi muito.
Como o presidente Ikeda menciona na mensagem para a convenção: “A coragem pulsa na sinceridade. A coragem vibra na paixão. A coragem brilha na dedicação. Por favor, peço-lhes que sejam, para sempre, pessoas de coragem que desbravam uma vida de vitórias por meio da espada da convicção e da sinceridade. (Brasil Seikyo, ed. 2.062, 4 dez. 2010)
Se aproveitarmos as oportunidades na organização com objetivo claro, sincero e na órbita do Mestre não tem como sermos derrotados. A prática do budismo nos proporciona elevar a condição de vida e vencer ilimitadamente. Quebrar o nosso eu da dúvida, do rancor e buscar o desenvolvimento, conforme orienta o Ikeda sensei: “Meu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, sempre dizia: ‘A revolução humana significa progredir ininterruptamente e desenvolver uma vida feliz. Significa tornar-se feliz e ajudar os outros a serem felizes também’” (Brasil Seikyo, ed. 2.160, 1º jan. 2013).
Retornando para São Paulo, recordo-me também de que recebemos de Hiromasa Ikeda [vice-presidente da SGI], uma placa com o Juramento da Divisão dos Estudantes do Japão e um CD contendo assinaturas de mais de 328 mil estudantes. Ele nos comunicou que sensei havia solicitado que placas com esse juramento fossem guardadas nos cinco continentes, para que o mundo acompanhasse o desenvolvimento da DE até 2030, e o Brasil era o único lugar da América Latina a receber essa consideração. E também solicitou que a DE fosse o modelo para o mundo inteiro.
Quanta consideração do presidente Ikeda por nós, discípulos que assumimos o ideal da paz, da cultura e do respeito por todos. Tornar-se uma pessoa valorosa começa com o sentimento de não desperdiçar nenhuma oportunidade no caminho que decidiu trilhar em sua vida.
Como sensei nos direciona na mensagem para a 46ª Reunião Nacional de Líderes, “A década entre o 90º e o 100º aniversário de fundação da Soka Gakkai é o período decisivo, de vitória ou derrota, para se concretizar finalmente a transformação do destino da humanidade (…) (Brasil Seikyo, ed. 2.530, 5 set. 2020); e na mensagem comemorativa dos sessenta anos da BSGI, “Solicito aos senhores do Brasil que, por favor, registrem um avanço exemplar para o mundo inteiro ainda mais com alegria, harmonia e vivacidade” (Brasil Seikyo, ed. 2.535, 10 out. 2020).
Mais que nunca, com renovada esperança, determinação de que eu sou a pessoa capaz de criar o ambiente favorável, vamos juntos, todos os dias, vencer a nós mesmos, em primeiro lugar.
Assim como uma semente precisa de solo fértil, adubo e cuidados para se tornar uma grande árvore, nós, discípulos Ikeda, estamos nesse jardim Soka e agora no momento ideal para a vida se desenvolver, ainda mais, rumo a um grandioso voo.
Sejamos vitoriosos todos os dias. A vitória dos próximos dez anos começa neste exato instante. Que tal regarmos nosso solo de comprovações agora? Que sejamos pessoas capazes de regar nossa vida para a vitória total.
Lilian Noda Maemura
Vice-coordenadora da Divisão dos Jovens da BSGI