Como vai você?

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 27/06/2020 10:13

INCENTIVO DO LIDER

Desde março, devido às questões da pandemia do Covid-19, estamos passando por situações nunca antes vista e, por consequência, tendo experiências realmente inovadoras. Estamos nos familiarizando com as tecnologias de forma acelerada, pois essa é a única maneira de darmos apoio aos companheiros com segurança, bem como fazermos contatos com amigos e parentes. Podemos afirmar que estamos fazendo visitas sem nos encontrarmos, e nos reunindo sem estarmos juntos. Parecem colocações contraditórias e divergentes, mas, em nosso lar, damos continuidade às atividades e avançamos.

O uso das ferramentas de comunicação e de relacionamento não é assim uma novidade, porque no meio empresarial já se utiliza há algum tempo. Entretanto, na sociedade em geral e, mais especificamente, na organização, estão sendo descobertos dispositivos maravilhosos e que estão encantando as pessoas. Em alguns casos, há resistência ao novo, mas muitos estão se desafiando, apesar de isso lhes exigir um grande esforço para se atualizar e se inserir nesse mundo digital.

O presidente Ikeda fez o seguinte encorajamento aos membros: “A verdadeira felicidade não se define pela posição social e nem pelo ambiente, mas pelo próprio coração. Aconteça o que acontecer, esforce-se do seu jeito naquilo que esteja agora ao seu alcance” (BS, ed. 2.508, 21 mar. 2020, p. 2).

Imbuídos desse espírito e com o objetivo de transformar veneno em remédio, nós nos adequamos e reiniciamos o movimento Humanismo em Ação dentro da Coordenadoria Leste Paulista (CLP). E com o uso dos aplicativos disponíveis, empreendemos um movimento intenso de visitas e de atividades virtuais, indo ao encontro dos líderes da base e nos esforçando para apoiá-los. As experiências são as mais diversas e não faltam emoção e calor humano nos diálogos virtuais — muitas vezes assessorados pelos filhos ou netos, os quais sempre nos auxiliam nos ajustes e acertos nos celulares, para permitir o diálogo.

Recebemos relatos de que, em um único fim de semana, foi possível para uma líder da DF realizar catorze visitas virtuais com qualidade e alegria. É lógico que não teve o café com bolo, mas não faltaram o diálogo caloroso e animado e a decisão renovada para vencer as adversidades. Nesses encontros virtuais, ouvimos vários relatos de vitórias e o compartilhamento de experiências que têm motivado tanto os visitados como os visitantes.

Para finalizar essa oportunidade de dialogar com vocês, compartilho outro incentivo de Ikeda sensei:

Por mais que persista o inverno das provações e dos sofrimentos, haveremos de suportá-lo vigorosa e orgulhosamente e fazer as flores desabrocharem. Meu desejo é o de registrar essa grandiosa filosofia da esperança à sociedade, ao mundo e ao futuro: “Aqueles que creem no Sutra do Lótus parecem viver no inverno, mas o inverno nunca falha em se tornar primavera” (CEND, v. I, p. 560). De fato, os companheiros que vieram comprovando essa frase com o espírito indomável e de jamais ser derrotado são a “cerejeira da luz da felicidade” da montanha Soka. (Brasil Seikyo, ed. 2.508, 21 mar. 2020, p. 4)

Estamos desafiando as circunstâncias e não nos abatendo com as notícias negativas, pois a vitória é uma certeza.

Cuidem-se!

José Benício Pereira

Coordenador de coordenadoria