ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 10/03/2023 14:18 ESPECIAL DA REDAÇÃO DO JBS
A nobreza do coração em incentivar o próximo e em despertar o potencial ao concretizar o shakubuku.
Reprodução/Foto-RN176 Desenhos de bustos de pessoas de ilustração da matéria
A pergunta do título pode ser (para alguns) um tanto difícil de ser respondida. Já para outros, nem tanto. O importante, no final, é estarmos dispostos a revolucionar e redirecionar nossa vida para um dos objetivos fundamentais como praticantes budistas: a revolução humana.
Praticamos o Budismo Nichiren, ensinamento que nos habilita a manifestar a esperança, a coragem, a decisão e, acima de tudo, a vencer em qualquer ponto da nossa vida. O presidente Ikeda, em seus incentivos, faz despertar esses pontos para que possamos triunfar.
Em um ensaio, Ikeda sensei conta como venceu seus sofrimentos:
No percurso de uma longa vida, há épocas agradáveis como o sol da primavera. Há também épocas em que temos de lutar contra a rigorosidade e o frio do inverno. Lutar contra as dificuldades — talvez isso seja a noite de inverno em nossa vida. Eu passei por esses problemas quando jovem. Também sempre desejei receber tudo isso na juventude em vez de na velhice. Hoje, agradeço de todo o coração por ter vivido todos esses sofrimentos. Por essa razão, agora posso preocupar-me com as dificuldades dos meus semelhantes. Jamais devemos recuar diante das dificuldades. É nessas horas que devemos suportar a rigorosidade a qualquer custo e exercitarmos a nós próprios. Qualquer que seja a situação ou seu passado, a estrela que visa construir seu futuro está dentro de vocês. Venham tempestades! Avancem ondas furiosas! Não faz mal, basta vocês estarem decididos a irradiar o brilho de sua prática da fé. Neste mundo, com certeza, existem pessoas com maiores sofrimentos que os nossos. Quero dizer a essas pessoas do fundo do coração: “Não desanime! Tenham uma forte e saudável prática da fé!” Isso não se restringe apenas às doenças. Qualquer que seja o sofrimento, sempre há chances para resolvê-lo. O importante é avançar com esperança, sempre.1
Vencer com esperança
Uma das características da nossa organização é o calor humano. Esse incentivo com um sorriso no rosto, uma palavra incentivadora, consegue mudar o rumo da vida de quem está sofrendo, por exemplo. Propagamos o budismo da esperança, isto é, promover uma filosofia humanística, cujo intuito é construir um mundo de paz e harmonia entre as pessoas. O propósito das atividades da SGI é o incentivo por meio do diálogo.
Ao falar sobre a postura de Nichiren Daishonin, Ikeda sensei afirma:
Uma pessoa poderia expor um ótimo ensinamento enquanto permanece em um lugar confortável e seguro, mas isso não é budismo. Um buda vive entre as pessoas, aflige-se e sofre junto com elas, e compartilha seus risos e suas esperanças. Essa era a postura de Daishonin.2
Tudo começa com uma nova atitude. Em nossas reuniões, por exemplo, temos o momento oportuno para relatar nossos desafios e vitórias, ouvir incentivos e recitar daimoku juntos para ultrapassar determinada questão que nos impede de crescer. As atividades da organização e a apresentação do Budismo Nichiren para todos fazem com que propaguemos, de fato, o kosen-rufu.
Quando prezamos uma pessoa, criamos um ambiente favorável para a vitória. Mas que ambiente é este? É o ambiente da Soka Gakkai regado de calor humano, assim como sensei frisa: “Nossa vida diária é cheia de oportunidades para desenvolvermos a nós próprios e aos que estão ao nosso redor. Cada uma das interações com os outros — o diálogo, o intercâmbio e a participação — é uma chance inestimável para a criação de valor”.4
Sou feliz e farei outra pessoa feliz
O termo shakubuku significa “submeter à refutação”. Shaku vem da palavra hashaku, que se refere a “refutar” (os ensinamentos heréticos ou as visões errôneas sobre a vida), e buku deriva da palavra kuppuku (puku pronuncia-se também buku) e quer dizer “submeter” (ao verdadeiro ensinamento ou à verdade sobre a vida). Shakubuku é, portanto, um ato de benevolência; é o ato de refutar o mal e de submeter a pessoa ao bem.
O presidente Ikeda nos direciona sobre a importância de propagarmos o budismo:
É um grande erro supor que shakubuku significa forçar alguém a assumir a fé. Fazer shakubuku é essencialmente falar a verdade. Uma vez que o Sutra do Lótus fala a verdade, é chamado “Sutra do Shakubuku”. Agora, nos Últimos Dias da Lei, todos os nossos esforços para falar às pessoas sobre o Nam-myoho-renge-kyo — a essência do Sutra do Lótus — e propagá-lo, constituem-se no shakubuku. Ao limpar a casa, por exemplo, tanto faz se uma pessoa a limpa vigorosamente ou num ritmo mais calmo, contanto que o objetivo principal de limpar seja concretizado. Shakubuku não significa sair para uma luta. Shakubuku tem de ser um ato de completa benevolência”.5
A partir da nossa sincera ação, mesmo que uma única ação, caminhamos rumo à felicidade absoluta e à transformação total em todos os campos da nossa vida. Experimentemos, cada vez mais, a alegria da prática da fé. Sejamos o sol que ilumina tudo e a todos e que possamos sempre responder à pergunta “Como você está?” da forma mais pura e convicta: “Eu estou ótimo!”.
Trechos de incentivos3 do presidente Ikeda para auxiliar na concretização do shakubuku
A base fundamental da propagação budista é a oração. Gostaria de confirmar alguns pontos importantes da prática do shakubuku, que é o ato de falar sobre o budismo com os amigos a fim de plantar as sementes da felicidade.
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Mesmo quem já realizou vários shakubuku ao longo de muitos anos, necessita de coragem para dialogar sobre o budismo e criar novas amizades. Ainda que o ouvinte não compreenda o budismo imediatamente, devemos transmitir com convicção a filosofia da esperança. A voz que promove o shakubuku equivale à voz que executa o supremo trabalho do buda!
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O melhor caminho para tocar o coração das pessoas é desejar sinceramente a felicidade delas. Falar diretamente e com o coração aberto possui uma grande força para produzir resultados.
Incentivos de Ikeda sensei para aquecer (ainda mais) nosso coração
Sozinho, o ser humano é fraco, pois seu coração é volúvel. É uma tendência da natureza humana esquecer decisões e juramentos com o tempo. É exatamente por isso que os companheiros e a Gakkai são tão importantes. Todos devem se unir, ter consideração um pelo outro e seguir incentivando-se decidindo no coração: “Não vou deixar ninguém de fora” e “Não ficarei de fora”.6
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O esforço para considerar o sofrimento da outra pessoa como se fosse o nosso e o daimoku para que juntos superemos esse sofrimento criam um laço de vida a vida. Por meio desse laço, uma pessoa toca o coração de outra.7
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Em primeiro lugar, comece com uma oração sincera. A seguir, continue com uma ação concreta para que essas orações se tornem realidade. Se assim fizer, sua prática budista será um brilhante exemplo de “a fé se manifesta na vida diária” e “a fé conduz diretamente à felicidade”.8
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 1.559, 10 jun. 2000, p. C1.
- Terceira Civilização, ed. 541, set. 2013, p. 16.
- Idem, ed. 2.180, 18 maio 2013, p. A4.
- Brasil Seikyo, ed. 1.374, 13 jul. 1996, p. 3.
- Idem, ed. 1.412, 3 maio 1997.
- Idem, ed. 2.271, 11 abr. 2015, p. B4.
- Idem, ed. 1.391, 13 nov. 1996, p. 3.
- Idem, ed. 1.561, 24 jun. 2000, p. A3.
Ilustração: GETTY IMAGES