Compaixão e esforço incansáveis

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO  27/05/2022 15:31

REDAÇÃO EDITORIAL DO JBS

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do JBS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Ela acorda todos os dias às 5 horas da madrugada, recita gongyo e começa a cozinhar. Junto com o marido, mantém um serviço de entrega de refeições embaladas e logo cedo prepara os kits a ser distribuídos.

Esse não é seu único compromisso nas primeiras horas do dia. Depois de tomar café, apronta e manda seus três filhos para a escola.

Até a metade do dia, ela empacota as refeições e cuida de outros afazeres. Almoça depressa e sai para as atividades da Soka Gakkai. Volta para a loja até as 15 horas para lavar as embalagens que retornaram, limpar a cozinha e preparar o jantar. Antes das 19 horas, já sai correndo para ir ao encontro dos companheiros da organização mais uma vez.

Todos os dias dessa integrante da Divisão Feminina são muito atarefados, mas nada diminui sua determinação de auxiliar as pessoas ao seu redor a conquistar a felicidade.

Ikeda sensei, ao contar a história de Tomi Nishimine, explica que essa dedicação aos outros, em meio às questões do cotidiano, é própria dos membros da Soka Gakkai:

Ao despertarem para sua missão em relação ao kosen-rufu, os membros da Soka Gakkai dedicam-se de forma abnegada à felicidade do próximo, a despeito de sua vida extremamente ocupada e de desafios, como doenças e dificuldades financeiras. Essa é a força e a nobreza da Soka Gakkai.

Não se trata de atividades de caridade de uma classe rica com tempo de sobra que vive no luxo ocioso. Partem da iniciativa de pessoas simples que, com base na empatia e no incentivo, trabalham para ajudar outras a serem realmente felizes.1

Reprodução/Foto-RN176 Foto de  ilustração: Kenichiro Uchida

A rotina de Tomi pouco antes dos anos 1980, no Japão, pode ter certa semelhança com a nossa vida hoje, dividida entre família, trabalho, estudo, somados aos desafios pessoais. Isso é comum. O que a sustentou e se tornou seu segredo, como ela afirma, para atrair benefícios é recitar daimoku e apresentar o budismo para as pessoas. Quando assumiu como líder da Divisão Feminina de distrito, adotou as palavras “Compaixão e Esforço Incansáveis” como lema, e quando se encontrava com uma companheira, ela a encorajava dizendo: “Aconteça o que acontecer, continue orando diante do Gohonzon. Faça de cada atividade da Soka Gakkai uma oportunidade para vencer seus problemas e preocupações pessoais, empenhe-se ao máximo e alcance uma vitória”.

Leia, nesta edição, Especial sobre os 71 anos da Divisão Feminina, que serão comemorados no mês de junho. Aprendendo com a “compaixão e esforço incansáveis” das mulheres Soka, em meio à nossa rotina, vamos decidir vencer enquanto incentivamos o próximo a fazer o mesmo.
Ótima leitura!

Nota:

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana, v. 26. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2021. p. 301.