Companheirismo inabalável

ROTANEWS176 29/03/2025 08:20                                                                                                                            NOTÍCIA DA BASE DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Fortalecer os “valores humanos” de Taguatinga

 

Reprodução/Foto-RN176 Reuniões com os membros do Distrito Centro-Sul. Foto: Colaboração local

Rodeada pela beleza e perfume dos ipês-roxos e amarelos, do pau-brasil e da paineira, está a região de Taguatinga, sede do Distrito Centro Sul, CRE Oeste, em Brasília. Essas são algumas das 150 espécies botânicas da vegetação local. A área foi criada para abrigar os trabalhadores migrantes de diferentes estados durante a construção da capital federal, refletindo na diversidade dos membros e em seu coração acolhedor e companheiro.

Humanismo em destaque

Esse espírito atencioso e hospitaleiro está presente nos cuidados aos detalhes no planejamento dos objetivos da competição humanística Liga Monarca; na promoção das reuniões de palestra; apoio constante dos líderes nas visitas e das ações para convidar amigos a conhecerem a prática budista.

Esse movimento de companheirismo nas duas comunidades, Centro e Taguá Sul, proporciona um ambiente com diálogos sinceros e motivadores, onde é reforçada a importância do estudo do budismo para o fortalecimento pessoal e a contribuição do Kofu como expressão de gratidão. O objetivo fundamental é criar um ambiente rico pela diversidade de pessoas que fortalecem os laços de amizade baseados no respeito.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: Colaboração local

Mulheres Soka são o sol

Movidas pelo genuíno desejo de cada dia ser “Mais um Dia Feliz”, a Divisão Feminina do distrito realiza uma grandiosa luta para contagiar todas as rainhas da felicidade, assim como o sol que abraça a todos. Para transformarem suas circunstâncias sem mudar quem são, as líderes da divisão, Maria Rosilene, responsável pelo distrito, e Régine Maria, vice-responsável pelo distrito, seguem a orientação de que “cultivando cada vez mais o tesouro do coração, expandiremos os incentivos, diálogos e avanço em prol do kosen-rufu e, partindo do princípio de ‘diferentes em corpo, unos em mente’ sem deixar nenhuma rainha para trás”.

Juventude protagonista

Como protagonistas, a Juventude Soka brasiliense desenvolve reuniões dinâmicas e acolhedoras para despertar o potencial de cada jovem a transformar a realidade como discípulo Ikeda na sociedade, respeitando suas características e construindo uma rede de apoio e incentivos.

Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria – Foto: Colaboração local

Todos os meses, os líderes utilizam a Nova Revolução Humana para refazerem os passos de Ikeda sensei em sua jornada de expandir o kosen-rufu, a fim de estreitar a relação de mestre e discípulo e abordar assuntos da sociedade. A cada reunião eles alçam voo e “visitam” um país onde Shin’ichi Yamamoto esteve, construindo diálogos a respeito de seus encontros com membros e personalidades mundiais e observando o contexto da época.

Além disso, a divisão também realiza atividades em locais públicos, como o Encontro da Juventude Soka no Parque Ecológico de Águas Claras, com diálogos repletos de conversas sobre as expectativas de cada membro para o futuro. Para além da parte teórica, o objetivo foi expandir os ideais humanistas Soka e oferecer a oportunidade de encorajar uma única pessoa. Foi o que aconteceu com o jovem Samuel.

Reprodução/Foto-RN176 Encontro da Juventude Soka da Área Taguatinga – Foto: Colaboração local

Companheirismo Soka

Após um acontecimento pessoal, Samuel Lima estava em estado de desistência, com os piores pensamentos em sua mente. Nesse momento, uma amizade antiga o abraçou com a frase “Você não está sozinho, jamais vou desistir de você”.

A amiga, Letícia, o convidou para sua primeira atividade do budismo, onde ele encontrou um grupo de pessoas alegres e afetuosas, que o inspiraram a perceber a realidade por meio da prática.

Então, a cada gongyo e daimoku recitados, Samuel sentia-se mais forte para seguir adiante e, quando surgia alguma dúvida, lembrava-se de que não estava sozinho: “Com a prática da fé, percebo que a felicidade não está em algo distante ou inalcançável, mas na forma como escolhemos viver o presente. O budismo me ensinou que a verdadeira revolução começa dentro de nós, e à medida que fui mudando por dentro, o mundo ao meu redor começou a mudar também”.

Com o coração renovado, no último encontro da Juventude Soka, Samuel decidiu se tornar membro e, no significativo Dia 16 de Março, recebeu o Gohonzon, tornando-se o mais novo membro da comunidade Taguá Sul.

Reprodução/Foto-RN176 Samuel Lima recebe o Gohonzon em 16 de março – Foto: Colaboração local

Jovens, o futuro é de vocês

Imbuídos pelo desejo de assumir os ideais do Mestre sem abandonar os companheiros, os jovens da localidade, em 16 de Março último, renovaram a decisão de vencer barreiras e expandir os laços de humanismo na sociedade, como diz Amanda Luz, responsável pela Juventude Soka do Distrito Centro Sul: “Nossa decisão é abraçar mais jovens por meio de diálogos e da cultura humanística, possibilitando que cada um possa transformar sua realidade”.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO