Compreender o tempo

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  07/08/2021 08:59

CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA

Capítulo “Grande Montanha”, volume 30

PARTE 41

Diante das explicações de Kiyoshi Jujo, os membros da reunião de coordenadores de província compreenderam os motivos que levaram Shin’ichi Yamamoto a renunciar à presidência, mas não conseguiam organizar os sentimentos dentro do coração.

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Jujo prosseguiu:

— Na ocasião, sensei não apenas deixou a presidência da Soka Gakkai, como também apresentou ao clero sua renúncia ao posto de representante-geral dos adeptos da Nichiren Shoshu, assumindo a total responsabilidade pelos problemas ocorridos com o clero. É inevitável que, ao falar que sensei deixará de ser o presidente, sejamos tomados antes de tudo pela tristeza. Todavia, acredito que o importante é acatarmos firmemente essa resolução e esse coração de sensei e darmos uma radiante partida em direção ao futuro. Embora não tenhamos forças, não seria o caminho do discípulo unirmos nossa energia e construirmos uma Soka Gakkai em que possamos dizer: “Sensei, por favor, fique tranquilo”. Os próximos passos, após a comunicação da renúncia de sensei ao cargo da presidência, será a realização de um conselho executivo à tarde e, após ele acatar a decisão e obter a anuência, está prevista uma coletiva de imprensa em que será feito o anúncio oficial.

Kiyoshi Jujo encerrou suas palavras. Não houve aplausos. A maioria das mulheres estava com seus olhos vermelhos e inchados. Havia também seniores que olhavam para o teto com o olhar vazio. E os líderes da Divisão dos Jovens fixavam o olhar repleto de ira em algum ponto cerrando os lábios com força.

Nesse instante, Shin’ichi surgiu no local da reunião.

Sensei!

Todos elevaram a voz de uma só vez.

Caminhando calma e tranquilamente, ele disse em voz alta:

— É o drama da vida! Não é divertido? O kosen-rufu é uma batalha tempestuosa!

Após recitar três vezes daimoku junto com todos e se sentar à mesa à frente, Shin’ichi direcionou o olhar para o rosto dos participantes. Todos aguardavam suas palavras em silêncio absoluto:

— É exatamente como já foi dito. Não há nada com o que se preocuparem. Continuarei a luta da posição que eu estiver. Não existe um fim na batalha pelo kosen-rufu. Afinal, sou discípulo do presidente Josei Toda!

Ele era um leão que se levantava bravamente contra os ventos fortes. O orgulho de mestre e discípulo Soka arde e brilha como coragem.

PARTE 42

Shin’ichi Yamamoto começou a falar em tom vigoroso:

— De agora em diante, criem uma nova Soka Gakkai unindo forças em torno do novo presidente. Estarei zelando por tudo. Não há nada do que se entristecerem. Afinal, é um majestoso zarpar.

Uma voz irrompeu em meio ao salão:

Sensei! Por favor, não renuncie!

Podia-se ouvir o soluçar dos membros e, gradativamente, foi se tornando cada vez mais alto. Houve quem chorasse copiosamente.

Um sênior se levantou e perguntou:

— O que será do senhor de agora em diante?

Shin’ichi respondeu:

— Continuarei a ser eu mesmo. Não mudarei em nada. Apenas lutarei como um ser humano que vive a missão dos emergidos da terra, não importando em que posição esteja. Porque sou discípulo do presidente Josei Toda, que devotou a vida ao kosen-rufu.

Um jovem líder perguntou como se quisesse confirmar seu desejo:

— Mesmo que deixe de ser presidente, o senhor continuará sendo nosso mestre, não é?

— Já não lhes ensinei todos os princípios fundamentais até agora? Um jovem não pode ser sentimentalista com algo assim. Deve tomar a iniciativa e incentivar a todos: “Chegou a nova era. Vamos nos esforçar a partir de agora!”. Não tema!

Mãos se ergueram de uma pessoa após a outra querendo fazer perguntas.

— O senhor poderá participar das reuniões de coordenadores de província?

Shin’ichi respondeu à pergunta do sênior:

— Prossigam lutando em torno do novo presidente. Não devem ficar dependendo de mim para sempre. Vim me empenhando com todas as minhas forças para orientar e desenvolver a todos até agora. Ensinei e transmiti tudo a vocês. Não existe escola que não tenha formatura.

— O senhor percorrerá as províncias para realizar orientações? Por favor, venha à nossa província sem falta — disse uma integrante da Divisão Feminina com os olhos cheios de lágrimas.

— Obrigado. Mas já percorri cada província por diversas vezes até agora. De hoje em diante, quero viajar mais pelo mundo em prol da paz. Existem países que não se sabe quando entrarão em guerra. Quero fazer tudo o que estiver ao meu alcance.

Eram palavras transbordantes de espírito de luta pela paz.

O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.