ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 11/11/2022 10:40 MATÉRIA GRUPO CORAÇÃO DO REI LEÃO DA BSGI
Por Grupo Coração do Rei Leão
O desafio de interagirmos com os jovens e os estudantes
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: GETTY IMAGES
Comunicar-se é expressar-se por meio de palavras, gestos, atos, enviar comunicação escrita, entrar em entendimento.1 Será que estamos nos comunicando com a juventude Soka? Como poderíamos conseguir isso?
Basicamente, a comunicação é estabelecida quando enviamos uma mensagem e recebemos outra em resposta. Contudo, isso só acontece se o conteúdo for entendido. Este é o nosso desafio: encontrar o meio e a forma de estabelecer um diálogo com os jovens e os estudantes.
Entender as diferenças de gerações pode nos ajudar
A juventude Soka, hoje, é composta por jovens da geração Y, nascidos de 1981 a 1999, junto com a internet, os quais são conectados e mais individualistas; os da geração Z, nascidos a partir de 2000, chamados “nativos digitais”, desconhecem o mundo sem computadores; e os da geração Alpha, nascidos a partir de 2010.
Esses jovens, de diferentes épocas, têm formas distintas de escolher e realizar o trabalho, de falar, inclusive as gírias, e de pensar. O que nos leva a concluir que precisamos diversificar nossa maneira de nos comunicar.2
Recordando o princípio da “cerejeira, ameixeira, pessegueiro e damasqueiro”,3 vamos considerar cada indivíduo como único, respeitando-o da forma como ele é, e sintonizar nosso coração ao dele. Assim como o presidente Ikeda nos mostra no poema a seguir:
Por que se inicia
uma conversa?
É para tornar feliz
a pessoa diante
de seus olhos.4
Seria este o desafio de nos conectar com a juventude Soka? Fazê-la feliz!?
Maria Inês Mateus, pós-graduada em psicologia social e das organizações, no artigo Comunicar com Jovens, ressalta a importância de um retorno imediato, considerando que os jovens valorizam feedbacks rápidos. Diz ainda que a mensagem tem de ser clara, com frases curtas e palavras simples, mantendo o olhar durante a comunicação.5
Em uma explanação,6 Ikeda sensei conta uma história do capítulo 27, “Os Feitos Iniciais do Rei Adorno Magnífico”, do Sutra do Lótus.
Resumindo, o rei e sua esposa, a rainha Virtude Pura, tinham dois filhos, os jovens príncipes Acervo Puro e Visão Pura. Os príncipes abraçaram os ensinamentos do Buda e resolveram falar com os pais sobre o Sutra do Lótus. Ao conversarem com a mãe, ela achou pouco provável que o pai desejasse ouvir os ensinamentos do Buda, mas os incentivou a persuadi-lo desempenhando vários tipos de proezas sobrenaturais. Os príncipes realizaram muitas façanhas prodigiosas, como andar e reclinar em pleno ar e produzir água e fogo com o corpo. Observando essas “proezas sobrenaturais”, o rei Adorno Magnífico exultou e solicitou aos filhos que o levassem ao mestre deles, o Buda.7
O presidente Ikeda conclui que, hoje, demonstrar provas da nossa revolução humana individual equivale à exibição das “proezas sobrenaturais” dos dois príncipes. Refletindo sobre essa história, vemos que os filhos estabeleceram a comunicação por meio de ações.
Como pais, avós, responsáveis ou líderes da juventude Soka, precisamos nos comunicar com eles de forma integral, além de palavras, faladas ou escritas, pessoalmente ou via web. Nosso exemplo, nossa revolução humana e nossas “proezas sobrenaturais” são o que tocam e movem os corações.
Um caloroso abraço!
Grupo Coração do Rei Leão da BSGI
Notas:
- https://www.sinonimos.com.br/
- Cf. RDez, ed. 192, dez. 2017, p. 16.
- Nichiren Daishonin menciona a importância da individualidade no Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente: “Sem mudarem nada na sua entidade individual, tal como as características próprias da cerejeira, do damasqueiro, do pessegueiro e da ameixeira, abre-se o aspecto do buda eternamente dotado com os três corpos” (The Record of the Orally Transmitted Teachings[Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 200).
- Brasil Seikyo, ed. 2.599, 12 fev. 2022, p. 3.
- https://www.faroldomonte.com/comunicar-com-jovens/
- Terceira Civilização, ed. 650, out. 2022, p. 50.
- Cf. Lotus Sutra and its Opening and Closing Sutras [Sutra do Lótus e seus Capítulos de Abertura e Conclusão]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, cap. 27, p. 354-355.
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