ROTANEWS176 E IG 15/05/2015 17:51
Estados Unidos
Dzhokhar Tsarnaev, de 21 anos, será morto por injeção letal; atentado com bombas em 2013 deixou 3 mortos e 260 feridos
Reprodução/Foto-RN176 AP Foto de arquivo mostra Dzhokhar Tsarnaev, que foi capturado pela polícia cinco dias após ataques
O autor do atentado terrorista que deixou três pessoas mortas na Maratona de Boston, em 2013, foi condenado à morte pela Justiça Federal dos EUA, nesta sexta-feira (15), em Massachusetts. A condenação de Dzhokhar Tsarnaev, de 21 anos, veio após mais de 14 horas de deliberação do júri.
Na tarde de 15 de abril de 2013, duas bombas foram detonadas na Rua Boylston, perto da Praça Copley, durante a maratona, a terceira maior dos EUA, que atrai anualmente dezenas de milhares de pessoas. Dias depois, a investigação chegou ao nome de dois suspeitos, irmãos muçulmanos nascidos na Chechênia, que viviam em território norte-americano havia dez anos na ocasião do ataque.
O primeiro suspeito, Tamerlan Tsarnaev, foi morto em ação da polícia, em 19 de abril, em um subúrbio de Boston. No dia seguinte, seu irmão, Dzhokhar, que estudava na Universidade Dartmouth de Massachusetts, foi preso pelos agentes. O jovem confessou a autoria dos ataques e foi considerado culpado por eles no mês passado. No total, foram 30 acusações federais contra o chechênio, 17 delas com possibilidade de condenação por pena de morte.
Reprodução/Foto-RN176 Foto no momento do atentado na forma de grande distância
Reprodução/Foto-RN176 Momento que ocorre as explosões das bombas, na Rua Boylston na trade de 15/04/2013
Frieza de assassino
Promotores federais comemoraram o veredito do júri. Afinal, foi a primeira vez desde os ataques de 11 de setembro que conseguiram a condenação à morte de um suspeito em um caso de terrorismo.
O condenado, no entanto, não reagiu ao ouvir a sentença. Quando o juiz ditava seu destino, Tsarnaev permaneceu impassível, sem demonstrar qualquer emoção. Ele aguardará a injeção letal em um corredor da morte federal localizado em uma prisão em Terre Haute, no estado de Indiana.
Foram três dias de deliberações do júri, somando 14 horas no total, até se chegar à decisão. Como já havia sido considerado culpado, o terrorista confesso apenas teve decidido se iria cumprir a pena em prisão perpétua ou se seria condenado à morte.
A defesa de Tsarnaev alegava que seu cliente teve uma participação menor no ataque, que teria sido planejado por seu irmão mais velho, Tamerlan. Entretanto, os promotores apresentaram o condenado com igual responsabilidade na ação.
Reprodução/Foto-RN176 AP As três vítimas do ataque em Boston: Martin Richard, Krystle Campbell e Lingzi Lu
“O governo americano está matando civis inocentes. Saiba que vocês estão lutando contra homens que olham para uma arma e veem o paraíso. Como vocês poderão competir com isso?”, escreveu Tsarnaev nas paredes do barco onde foi capturado, no que ficou conhecido como o “manifesto do barco”, em 2013. “Nós, muçulmanos, somos um só corpo. Você machuca um, e acaba machucando a todos.”
Além do manifesto, a promotoria justificou a interpretação sobre o crime afirmando que Tsarnaev foi tão sem coração que colocou uma das bombas detonadas atrás de uma criança, matando Martin Richard, um menino de apenas 8 anos.
As outras vítimas foram Krystle Campbell, de 29 anos, e a estudante universitária Lingzi Lu.